Logo E-Commerce Brasil

Fortalecimento de marca através de mídias pagas: quais as melhores estratégias

Por: Bruna Marques

Analista de performance pleno na wap.store

Analista de performance pleno na wap.store, graduada em publicidade e propaganda, especialista em produtos Google ADS e Meta Ads com foco em performance para <nowrap>e-commerce</nowrap>s. Atua diariamente baseada em dados, KPIs e estratégias a fim de melhorar as performances das campanhas.

Com o aumento exponencial nos últimos anos do mercado digital, muitas empresas se viram na necessidade de ingressar nesse modelo. Em meio a tantas opções, torna-se necessário criarmos estratégias para sermos vistos e reconhecidos em meio a essa chuva de informações.

Um bom branding, fundamental para a confiança no mercado digital, pode ser alcançado com as famosas mídias pagas.

Quando falamos do mercado digital, uma palavra se torna imprescindível para que as pessoas considerem comprar os nossos produtos: a confiança. Parece óbvio, mas as pessoas precisam confiar na sua marca para efetuarem sua primeira compra, deixarem seus dados bancários e terem a certeza de que receberão os seus produtos em suas casas. Por isso, é essencial construirmos um bom branding.

Para alcançarmos esse objetivo, existem algumas ferramentas que podem nos ajudar, e hoje falaremos de uma que te permite ter vantagens, como segmentação do público, controle do investimento e resultados a curto prazo – as famosas mídias pagas.

A grande importância das mídias pagas

As mídias pagas são impulsionadoras de marcas e podem se tornar grandes aliadas da sua empresa, já que com elas você atinge o público de forma segmentada, alcançado pessoas mais propensas a se interessarem pelo que você está ofertando.

Além disso, você tem o controle total de como e quanto vai investir para alcançar os objetivos traçados em suas campanhas de branding, e também mensurar todos os resultados que você atingiu com suas estratégias.

Outra vantagem é o tempo que você levará para atingir esses objetivos, uma vez que entendemos que no mundo virtual tudo acontece de forma mais rápida e dinâmica. Assim, é essencial ter como aliada uma mídia que possa impulsionar a sua marca na mesma velocidade em que tudo está acontecendo.

Dicas essenciais

Mas você pode estar se perguntando quais são as melhores estratégias para que você consiga trabalhar o seu branding no momento certo e da maneira certa para atingir o seu público. Para isso, tenho duas dicas que podem te ajudar a definir o melhor caminho a ser tomado.

Crie uma persona ideal

Como falamos acima, uma das vantagens das mídias pagas é a assertividade do público que podemos alcançar. Para isso, é essencial que você entenda as pessoas que deseja impactar com os seus anúncios. E como podemos fazer isso da melhor forma? Criando uma persona.

Personificar o cliente ideal da sua empresa ajudará você a tomar as melhores decisões na hora de criar as suas campanhas e entender quais são as necessidades que essa pessoa possui para que ela se identifique com aquilo que a sua empresa entrega.

Entenda a jornada de compra para impactar no momento certo

Após criarmos essa persona ideal, fica mais fácil entender em qual parte da jornada de compra essa pessoa está, e dessa forma criar campanhas que sejam específicas para ela. Existem dois momentos importantes da jornada de compra em que podemos impactar uma pessoa: as etapas de reconhecimento e consideração.

Etapa de reconhecimento

Na etapa de reconhecimento, como o próprio nome diz, você deve impactar as pessoas com comunicações que as façam conhecer a sua marca, mostrando relevância no seu segmento e criando nelas o desejo, para que em um segundo momento elas considerem uma compra.

Para essa etapa, podemos usar estratégias com foco maior no topo do funil com as campanhas de descoberta e YouTube do Google Ads, além das campanhas de reconhecimento do Meta Ads, que irão impactar as pessoas em diferentes momentos e mostrarão sua empresa para o maior número de pessoas possível dentro das configurações definidas nas campanhas.

Etapa de consideração

Outro momento da jornada de compra muito eficaz para captar pessoas é o momento de consideração, em que o usuário identifica uma dor, e sua empresa aparece como uma solução para esse problema, fazendo com que ele considere usar os serviços/produtos ofertados pela sua empresa.

Esse é um momento no qual o branding deve ser trabalhado de uma forma clara e demonstrar para as pessoas o que diferencia sua empresa das demais, e o porquê ela é a melhor escolha para aquela dor.

Para esse tipo de estratégia, podemos usar campanhas de rede de display e pesquisa do Google Ads, além de campanhas de vendas e tráfego do Meta Ads, que levarão as pessoas para o site da sua empresa, no qual elas poderão conhecer todas as suas soluções.

Um branding bem estruturado abre uma vantagem competitiva para o seu negócio em relação aos concorrentes e faz com que as pessoas conheçam o que de melhor sua empresa tem para oferecer. Assim, elas passam a considerar adquirir o que você está ofertando no momento em que descobrirem essa necessidade.

Usando as mídias pagas, conseguimos fazer isso de forma mais rápida, impactando as pessoas certas e controlando como e quanto queremos investir para chegar a esses resultados.

É importante lembrar que as estratégias de branding devem continuar mesmo após você já ter atingido seus objetivos primários. Afinal de contas, como diria o ditado popular, quem não é visto não é lembrado. Portanto, precisamos estar sempre alimentando o topo do funil com novos usuários para que em um segundo momento tenhamos um fundo do funil aquecido e pronto para novas conversões.