A Black Friday é um dos eventos comerciais mais esperados do ano, devido a sua alta capacidade de aumentar as vendas das lojas, fazendo com que elas alcancem seus objetivos com maior velocidade. Dessa forma, é uma oportunidade incrível para garantir o esvaziamento do estoque do seu empreendimento.
Mas o que podemos esperar da Black Friday 2021? Diante do cenário econômico relativamente incerto, fazer essa pergunta é fundamental para que possamos preparar melhor nosso negócio para esse grande evento.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas expectativas do mercado diante da Black Friday 2021. Confira!
Expectativa de crescimento
Como sabemos, o ano passado vivemos um momento crítico com relação à pandemia da Covid-19. Diante desse cenário, muitas pessoas foram obrigadas a se isolarem em suas respectivas casas, passando por essa situação por um longo período.
Evitando sair de casa para proteger seus familiares e outras pessoas, muitos dos consumidores passaram a comprar produtos, e até mesmo serviços, pela internet. Tanto isso é verdade que o e-commerce, de uma forma geral, teve um grande crescimento, de quase 100% na comparação com 2019.
Não foi diferente na Black Friday de 2020, especificamente. Ano passado, as vendas na Black Friday cresceram 25%, faturando R$ 4,02 bilhões. Vale acrescentar que desde 2010, a Black Friday tem sido um evento comercial que só tem crescido. Em 2017, 2018 e 2019, por exemplo, cresceram, respectivamente, 10%, 23% e 24%. Juntos, esses anos faturaram quase 8 bilhões.
Para 2021, a expectativa é que a Black Friday cresça, pelo menos, 14,7% em relação ao ano anterior. Tudo indica que as pessoas, de uma maneira geral, manterão sua preferência por comprar online, até mesmo pelo motivo de que muitas delas ainda não se sentem seguras para realizar suas compras fisicamente.
Uso do Pix e aumento do faturamento
Outra expectativa esperada para a Black Friday 2021 é o fato de que tudo indica que haverá um aumento do faturamento das vendas por conta da liberação do Pix. O Pix se coloca, hoje, como mais uma forma de pagamento disponibilizado para os consumidores, bem como para as empresas.
Usando o Pix para pagar pela compra de produtos ou serviços, a sua empresa não precisa pagar taxas e é justamente isso que garantirá a ela um aumento do seu faturamento.
Nesse contexto, cabe dizer que as formas de pagamentos atuais cobram uma taxa por cada transação, cujo valor pode variar a depender do tipo de acordo comercial feito.
Colocando o Pix em sua loja online como forma de pagamento, é possível tanto faturar mais, quanto possibilitar mais uma forma de pagamento ao cliente, o que, por consequência, pode melhorar sua experiência de compra.
Intenção de compra de 71% Black Friday 2021
Uma pesquisa desenvolvida pela Méliuz revelou que 71% dos entrevistados afirmaram ter intenção de comprar na Black Friday 2021. Ou melhor, irão às compras nesta data importante. Além disso, revelaram também que darão preferência a itens de desejo pessoal.
Diante disso, é importante que as lojas desenvolvam boas estratégias na Black Friday, de maneira a atrair a atenção dos consumidores.
Nesse contexto, cabe dizer que os consumidores, de uma forma geral, estão cada vez mais exigentes, observando não apenas a qualidade do produto, como também outros elementos que são capazes de influenciar sua decisão de compra. Prazo de entrega, credibilidade da marca e facilidade no pagamento são alguns desses elementos.
Uso do cashback
Para quem ainda não sabe, o que é muito improvável, dada a popularidade deste programa, cashback é uma palavra que vem do inglês e significa, em português, dinheiro de volta. É uma estratégia adotada por diversos países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Canadá, para estimular a compra de produtos ou serviços.
Funciona basicamente do seguinte modo: na compra de um produto X, o consumidor poderá ter de volta 10% do valor investido. Assim, caso o produto X seja R$ 3 mil, o consumidor terá de volta em sua conta bancária o valor de R$ 300,00.
Então, para a Black Friday 2021 tudo indica que o sistema de cashback será adotado como uma estratégia para chamar a atenção dos consumidores. No caso, além deste evento garantir descontos incríveis, que podem chegar a mais de 70%, o cashback virá como um atrativo a mais.
Nesse sentido, vale destacar que, de acordo com uma matéria produzida pela Infomoney, na Black Friday 2020, algumas empresas ofereceram cashback de até 70%, o que aponta que neste ano não será diferente.
Tecnologia deve liderar as vendas
Segundo uma matéria produzida pelo portal de notícias Meio & Mensagem, entre as diversas categorias de produtos a expectativa é que a de eletrônicos lidere as vendas. A pesquisa destacou que 66,67% afirmaram que pretendem comprar na Black Friday 2021 produtos de tecnologia, como celular e eletrônicos, de uma forma ampla.
Na sequência, em relação à intenção de compra, 47,58% dos respondentes afirmaram ter a intenção de comprar roupas e acessórios de moda; 40,46% afirmaram ter a intenção de comprar calçados; 25,93%, produtos de casa, como tapete, almofada, lençóis etc.; e, por fim, 23,36%, cosméticos.
Diante do exposto, dá para se ter noção acerca das expectativas formuladas para a Black Friday 2021. De uma maneira geral, o que podemos perceber é que a data virá com toda, possibilitando o aumento das vendas de muitas empresas. No entanto, para isso, é importante que elas se preparem.
Investir em marketing digital é, por exemplo, uma forma estratégica de garantir o alcance de sua marca, bem como de seus produtos e serviços. Essa é apenas uma estratégia entre tantas que seu negócio pode adotar para conseguir alcançar seus objetivos no evento mais esperado do ano.
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