
Conheça algumas formas de se manter uma gestão de estoque saudável, lucrativa e que dê subsídios para o crescimento do seu empreendimento.
No entanto, percebo que a maioria das operações não dão a ele a atenção necessária, uma vez que os avisos de “avise-me quando chegar” são bastante frequentes e, na mesma medida, galpões lotados de produtos sem giro são uma realidade. E, para que essa situação seja amenizada, é necessário que o gestor/dono do e-commerce esteja disposto a realizar o esforço de conhecer a fundo seu estoque e gerenciá-lo de maneira eficaz, contando com as ferramentas corretas. Portanto, vamos conhecer algumas das principais formas de se manter uma gestão de estoque saudável, lucrativa e que dê subsídios para o crescimento do seu empreendimento.Curva ABC
A Curva ABC é um dos métodos mais conhecidos e simples para se realizar o controle eficaz de um estoque, auxiliando a entender aquilo que é mais importante dentro de um conjunto de produtos. Ela é baseada no Princípio de Pareto, ou seja, a proporção 80/20 onde 80% das vendas são originadas de apenas 20% do estoque. O acompanhamento dessa estratégia é bastante simples e pode ser feito com o auxílio de quem planilha, utilizando o estoque atual de produtos, o histórico de demanda dos últimos meses e o volume total vendido a partir dos dados anteriores. Com todas essas informações reunidas, será possível entender quais são os produtos que correspondem a Curva A, B ou C, onde:- Curva A: estão os produtos de maior importância que representam cerca 20% do volume total de produtos e aproximadamente 80% do faturamento do seu e-commerce;
- Curva B: encontram-se os produtos de média importância, 30% dos produtos estão nessa curva e são responsáveis por aproximadamente 15% do faturamento;
- Curva C: nessa curva estão os produtos de menor importância, e que correspondem a 50% dos produtos e apenas 5% do faturamento.
- Anúncios de produtos;
- Melhorias em descrições e SEO;
- Análises de precificação;
- Análises de lucratividade.
Análise individual de SKU
Conhecer muito bem cada SKU é essencial para que uma política de ressuprimento seja estabelecida de maneira adequada. Ao analisar cada produto individualmente, é possível mapear sua rotatividade, sazonalidade, estoque de segurança e cobertura média, por exemplo. Tendo como base um e-commerce de moda, onde existem diversos produtos e cada um deles tem uma grade de variação, entender a demanda e a venda de cada um dos tamanhos fará bastante diferença na reposição. Imagine a situação onde determinada camiseta tem maior venda no tamanho PP, mas sempre que há uma reposição de estoque é solicitada a mesma quantidade para os tamanhos PP, P e M. Eventualmente, será gerada uma situação onde o tamanho PP acaba rapidamente e o P e M podem ter maior quantidade em estoque com menor giro. Dessa forma, entender exatamente a demanda de cada unidade facilita o estabelecimento do estoque de segurança e lançamento de uma ordem de serviço de reposição ou fabricação, mantendo os produtos sempre repostos e prontos para venda, sem excessos.Estoque mínimo necessário
No tópico acima, citamos algumas vezes o estoque de segurança, que também é conhecido com estoque mínimo necessário. Trata-se de um cálculo realizado cruzando dados como o tempo de fabricação e reposição com o consumo médio diário. Dessa forma, é possível saber o momento exato de realizar um novo pedido, antes que todos os itens tenham acabado e as vendas sejam impossibilitadas. Para os e-commerces de varejo, onde a reposição de estoque é realizada por meio de um fornecedor, o conhecimento do intervalo entre a solicitação do pedido e a chegada ao armazém é imprescindível, uma vez que esse tempo definirá a quantidade mínima de produtos para se ter em prateleira. No entanto, nos negócios que são fabricantes, a atenção deve se desdobrar nos insumos necessários e tempo de reposição destes também, já que seria contraproducente disparar uma ordem de fabricação e não ter matéria-prima para tal. Para mensurar o estoque de segurança, é impossível fugir da análise individual dos itens e da utilização de um ERP, uma vez que todas as etapas de uma gestão de estoque estão diretamente interligadas, e será por meio do sistema que os dados para análise serão encontrados.Reposição de estoque em marketplaces
Em gestão, nenhuma parte do e-commerce será analisada sozinha, afinal, isso é impossível. E, quando falamos da reposição de estoque em marketplaces, é fundamental que a estratégia ultrapasse o ato de apenas integrar os produtos no ERP ou hub e subir para esses canais. O primeiro passo para estabelecer a sua política interna de reposição nesses canais de venda é calcular a margem de contribuição que cada integração traz à sua operação. Em relação à revisão, a margem de contribuição é um dos indicadores financeiros de maior importância para a saúde financeira da sua operação. Esse KPI é responsável por informar quanto, de fato, sobra de dinheiro para sua operação após realizar a dedução de custos fixos e variáveis da receita bruta. Portanto, compreender a margem de cada marketplace é uma das formas de entender qual deles é o mais rentável para sua operação. Afinal, a sua precificação, expressamente, deve variar para conforme o canal de vendas. Outro ponto importante é realizar um comparativo de giro de estoque. Imagine que você venda na Via e na Magalu, e o mesmo produto costuma ter maior giro na Magalu, mas sua margem de contribuição é menor quando comparado à Via. Nesse caso, o sensato e rentável é inserir, inicialmente, o seu item na Via, assegurando uma margem maior e trazendo lucratividade e, quando esse estoque começar a estagnar, distribuir para a Magalu, já que nesse marketplace onde o lucro poderá ser menor. Inserir esse aspecto na sua gestão impede que os produtos tenham um giro muito rápido, mas sem obter a lucratividade desejada.Benefícios da gestão de estoque para o e-commerce
Dentre os principais benefícios da gestão de estoque para uma operação, a economia de dinheiro é uma das principais, o que permite que o capital que seria investido em produtos que poderiam ficar parados possa ser direcionado para novas estratégias de crescimento e alavancagem da operação. Bons exemplos de redirecionamento são:- iniciar campanhas de tráfego para atração de público frio, com segmentações ainda não testadas;
- investir em embalagens que ofereçam uma experiência maior de unboxing e impactem na fidelização;
- possibilidade de investir em autoridade por meio de influenciadores;
- aumentar seu fundo caixa para lançamentos futuros;