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Estatísticas do varejo: identificando oportunidades e desafios no cenário atual

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

O setor varejista, especialmente no campo do e-commerce, sempre esteve em constante evolução, e o cenário atual não é exceção. À medida que as preferências do consumidor mudam e a tecnologia continua a avançar, é fundamental para os gestores e decisores do e-commerce estarem atentos às estatísticas do setor para identificar oportunidades de crescimento e reconhecer as lacunas que precisam ser superadas.

Neste artigo, iremos analisar algumas estatísticas recentes do varejo, com base na pesquisa da SAP Retail para discutir um pouco do panorama atual e as possíveis estratégias para o futuro do varejo online.

Crescimento sólido e experiência do cliente são destaques positivos

As estatísticas mostram que o comércio eletrônico continua experimentando um crescimento sólido em diversas regiões globais. Muito por conta da conveniência das compras online, da expansão das opções de pagamento e das melhorias na logística, que têm sido alguns dos principais impulsionadores desse crescimento.

Outro ponto importante, que se mostrou como uma tendência positiva, são as empresas que priorizam a experiência do cliente e que estão colhendo os frutos. A personalização de ofertas, o atendimento ágil ao cliente e os processos de checkout simplificados levaram a um aumento significativo nas taxas de conversão e na fidelidade do cliente.

Além desses pontos, o varejo tem sido palco de inovações tecnológicas constantes, e as estatísticas refletem essa tendência. Empresas que abraçam tecnologias disruptivas, como realidade aumentada, inteligência artificial e automação, estão obtendo vantagens competitivas ao otimizar a eficiência operacional e proporcionar experiências mais envolventes para os clientes.

Tendo em vista esses pontos, é vital estar atualizado com as tendências tecnológicas e considerar como essas inovações podem ser aplicadas para impulsionar o crescimento do negócio.

Retenção de clientes e omnicanalidade são os principais desafios

Embora o e-commerce atraia um número crescente de consumidores, a retenção de clientes ainda é um desafio significativo. Isso porque a concorrência acirrada e a facilidade de mudar para outras opções de compra tornaram a fidelização do cliente um ponto crítico para os decisores do e-commerce.

Nesse caso, investir em programas de fidelidade, atendimento ao cliente excepcional e estratégias de marketing direcionadas podem ser abordagens eficazes para driblar essa questão.

Outra questão foi que, embora o contato remoto tenha conquistado espaço, os consumidores de e-commerce valorizam, cada vez mais, as experiências omnichannel, nas quais podem alternar entre canais físicos e digitais de forma fluida. Portanto, as empresas que oferecem essa integração tendem a apresentar melhores resultados, o que aponta que buscar soluções que garantam uma experiência consistente e conectada em todos os canais de vendas é uma das chaves para superar esse desafio.

A crescente dependência do comércio eletrônico também trouxe consigo riscos relacionados à segurança cibernética. As estatísticas indicam um aumento nos ataques cibernéticos direcionados a varejistas, o que coloca a proteção de dados dos clientes como uma prioridade máxima. Logo, é essencial investir em medidas de segurança robustas para salvaguardar informações confidenciais e manter a confiança do consumidor.

Dados, sustentabilidade e outras lacunas e oportunidades para o e-commerce

Embora as empresas tenham cada vez mais fontes de coleta de dados no ambiente digital, a análise avançada dessas informações ainda representa uma lacuna em muitas delas. Isso porque grande parte das empresas ainda possui uma grande dificuldade em transformar os dados em insights, de fato, valiosos para entender sobre o comportamento do cliente, padrões de compra e eficácia das estratégias de marketing.

Há também uma crescente importância que os consumidores atribuem à sustentabilidade e à responsabilidade social das empresas. Por isso, integrar práticas sustentáveis em operações e envolver-se em causas sociais podem ser diferenciais importantes para atrair e reter clientes preocupados com essas questões.

Estatísticas do varejo online: qual é o cenário

Entender tanto as tendências que movimentam positivamente quanto os desafios que deixam os gestores do e-commerce mais alertas é fundamental para captar insights importantes sobre o cenário atual, suas oportunidades e obstáculos. O crescimento contínuo do comércio eletrônico, o foco na experiência do cliente e a adoção de tecnologias inovadoras são pontos positivos a serem celebrados.

Além dessas percepções, a pesquisa da SAP Retail apontou que 72% dos varejistas entrevistados afirmaram que desejam oferecer variedade de preços e promoções consistentes em todos os pontos de contato com o cliente, entendendo que há uma necessidade de superar as barreiras do omnichannel.

Mais da metade dos entrevistados afirmou, também, que pretende melhorar a relação de colaboração com seus fornecedores para oferecer fontes de abastecimento mais flexíveis e sustentáveis, cobrindo, assim, a questão da sustentabilidade e responsabilidade social.

Por outro lado, se transformar os dados em insights realmente valiosos é uma lacuna, a pesquisa mostra que esse cenário não tem tão boas perspectivas de mudar no curto prazo. Isso porque mais de 40% dos entrevistados não confiam em sua capacidade de conhecer seus clientes com o nível necessário de detalhe. E apenas um terço deles afirmou ter investido, de alguma forma, em conhecer as necessidades e preferências do consumidor.

Diante dessas percepções, cabe aos gestores, decisores e empresários do e-commerce adotar uma mentalidade de inovação e centrar as estratégias no cliente. Somente assim estarão bem posicionados para enfrentar os desafios atuais e futuros, alcançando o crescimento sustentável e a excelência operacional.