Escolhendo um domínio para o e-commerce

por Henrique Vieira Segunda-feira, 04 de maio de 2015

Manter um e-commerce é um grande desafio. Neste segmento, os obstáculos precisam ser ultrapassados um por um, para que os resultados aconteçam.

O primeiro momento nasce de uma ideia e de um espírito empreendedor. “Puxa, se na minha cidade faltam lojas virtuais de patinetes, acho que devo abrir um e-commerce especializado em patinetes!” Empreender demanda coragem, investir demanda responsabilidade, vontade de aprender e dedicação.

Após criar o e-commerce, o empreendedor precisa escolher a plataforma para sua loja. Montar o site. Organizar o formato das negociações. Tudo isso é baseado em uma escolha criteriosa, demandando tempo, paciência e dinheiro.

Mas, uma escolha que, às vezes, é negligenciada e que deveria ter uma atenção especial é o Registro de domínio. O nome da loja não precisa ser, necessariamente, o mesmo nome utilizado na URL para acessar a página.

A escolha do nome do domínio precisa ser criteriosa.

O domínio é o endereço. Devemos pensar assim: se eu tenho que decorar dois endereços das casas de dois amigos, um mora na Rua Itú e outro na Rua Isaac Karabichevski, qual eu vou lembrar com maior facilidade? E se eu tiver que mandar uma carta, qual eu escreverei com maior facilidade?

Assim deve ocorrer com o domínio. Se o endereço físico não é tão fácil de escolher o nome da rua, na internet isso pode ocorrer. O tempo que um cliente leva para aprender um nome fácil, é menor do que o tempo pra aprender um nome complicado.

Domínio pode ajudar no ranqueamento do Google.

O domínio do site é um fator que influencia no raqueamento no Google, por exemplo. Além de fatores ligados à página em si (como número de links e servidor), o tempo de registro do domínio, as palavras-chave que são registradas no próprio domínio e a extensão do site (.com ou .br, por exemplo) são utilizadas no cálculo do algorítmo misterioso do Google e são parte do gerenciamento e escolha do domínio do site.

Autoridade do domínio em SEO é uma espécie de “termômetro”, que mede o qual o alcance de um domínio. Isso ajuda o trabalho de SEO, visando melhorar os resultados de um determinado site em motores de busca na internet, como o Google. A autoridade do domínio não possui uma fórmula universal, e é calculada por empresas especialistas no assunto e que prestam consultoria em SEO.

Basicamente, a idade do domínio, o número de links associados, as palavras-chaves, número de acessos diretos e a representatividade no mercado do segmento em questão, são alguns critérios envolvidos no peso de um domínio.

Um SEO que busca o crescimento de um site de e-commerce deve estar atento a estes indicadores, podendo melhorar a divulgação da marca da loja virtual, aumentar o número de acessos e sedimentar o comércio de forma que o cliente sempre o lembre no momento da compra como a mais óbvia opção de mercado.

Algumas dicas para a escolha do nome de domínio:

O nome precisa ser fácil. De preferência curto e simples. Se o nome da empresa possui muitas consoantes, é derivada de uma sigla grande ou de um sobrenome estrangeiro, prefira um nome para a página que reflita o negócio e seja fácil de lembrar e de soletrar. Se o negócio dos patinetes é de família, e a família se chama Schaëffer, um domínio patinetesschaeffer.com seria um péssimo negócio.

O melhor seria escolher algo como lojadepatinetes.com, ou meupatinete.com, e por aí vai. Tente fugir de nomes que tenham x com som de s ou z, encontros consonantais que são responsáveis por erros clássicos na língua portuguesas, etc. Tudo para que o cliente tenha a maior facilidade para digitar e não errar seu endereço.

Deve-se evitar utilizar hifens e números. Os hifens são facilmente confundidos com under-line. E os números podem ser confundidos na hora da transferência oral da informação. Se houver um anúncio no rádio, por exemplo, o usuário pode ficar na dúvida se escreve o número como algarismo ou por extenso. Isso pode implicar em erros, desviando o cliente do site correto, podendo cair em outro local, ou simplesmente obtendo uma página inválida.

Certifique-se de que o nome esteja disponível. Que nenhum produto ou empresa utiliza algo parecido. Além de evitar imbróglios jurídicos, evita a associação da marca do e-commerce com outras empresas ou produtos. Uma pesquisa cuidadosa é válida e pode evitar dores de cabeça. Isso é possível encontrar no Registro BR, como em serviços de hospedagem, como na Hostgator, por exemplo.

Prefira utilizar as palavras-chaves no domínio. Isso ajuda a melhorar o ranqueamento nos motores de busca. No caso da loja de patinetes, isso se resolve colocando no domínio que é uma loja de patinetes. Assim a Patinetes Shaëffer teria um domínio como lojadepatinetes.com.

Prefira extensões consagradas. Os sufixos .com, .net, .com.br ou .org são os mais utilizados. Prefira estes, pois as pessoas costumam lembrar melhor. Há uma ideia de que .net deve ser mais utilizado para coisas relativas à própria internet, e o .org para ongs e outras associações de caráter não lucrativos e/ou não governamental. Existem outras extensões, mas prefira utilizá-las somente se tiver certeza de que o cliente vai achar natural o uso dela para seu tipo de negócio.

Regionalize sua empresa se a clientela for local. Se trata de uma loja de bugigangas que só comercializa na cidade sede, pode utilizar o nome da cidade no domínio, como bugigangassãopaulo.com.

Se seu e-commerce crescer, tente comprar domínios associados. Isso quer dizer, compre domínios com nomes semelhantes ao seu, ou com os erros de grafias mais comuns. Isso evita que aproveitadores se associem a seu sucesso e que os usuários sejam direcionados para sua página mesmo quando cometerem alguns erros.

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