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Cinco erros que você deve evitar ao abrir um e-commerce

O comércio eletrônico está se tornando um enorme negócio global. Basta olhar para os números nos Estados Unidos: $304.1 bilhões de dólares com expectativa de alcançar $432.2 bilhões, de acordo com a Statista. Em 2015, espera-se que a China ultrapasse o mercado de marketplaces norte-americano. De acordo com a Forbes, 72% da geração de “millennials” – ou os jovens adultos – fazem buscas e compram produtos online antes de irem à loja física (outlet).

A primeira impressão é a que fica. Se o seu site possui um layout “clean” e é de difícil navegação, isso pode ser fator fundamental para que você perca vendas. Esta pode ser uma das maiores frustrações para os empreendedores de e-commerce. Para alcançar rentabilidade nessa indústria bilionária aqui vão cinco dicas que devem ser o seu foco para obter sucesso:

1. Escolha a plataforma correta para hospedar seu site: não economize

Escolher a plataforma de hospedagem correta é essencial para todo o processo de criação de um site de e-commerce. Existem muitas formas de hospedar seu site de forma gratuita, mas é melhor averiguar bastantes antes de usá-los. Existe muitos problemas em relação às hospedagens gratuitas, assim como falhas de funcionalidade e falta de profissionalismo.

Existem muitas questões-chave que você precisa perguntar à empresa antes de selecionar sua plataforma de hospedagem. Essas perguntas variam desde se a empresa presta suporte 24 horas por dia, se possui flexibilidade de atendimento em várias línguas e se informam seus clientes quando um problema de manutenção ocorre.

A pesquisa completa é deve ser prioridade para escolher um bom servidor, que será responsável pelas taxas de abandono ou pela retenção do cliente.

2. Tecnologia: não faça previsões

Não cometa o erro de pensar que as demandas do seu site/ negócio serão facilmente resolvidas por qualquer plataforma. Há uma vasta variedade de soluções de tecnologia, como OsCommerce, Magento, Zen Cart, Big Commerce e Shopify. Dependendo das suas necessidades e demandas nem todas elas serão adequadas à você. Enquanto algumas plataformas de e-commerce oferecem uma boa integração, outras podem oferecer funções mais comuns através de módulos que exigem menos desenvolvimento de tecnologia. Pesquisa muitas plataformas antes de contratar uma empresa de designer ou desenvolvimento. Peça informações à quem já usou os serviços da empresa para saber como foi a experiência – isso vai ajudá-lo a diminuir erros e cortar custos.

3. Estratégia de marketing e negócios: não esqueça de vendê-los

Se você teve o trabalho de criar um e-commerce você precisa saber como vendê-lo. Infelizmente muitas pessoas acreditam que apenas ter um site funcionando com o nome correto do domínio e servidor é suficiente. A chave para o sucesso de um website de comércio eletrônico está justamente na capacidade de mostrar seu potencial. Nesse sentido é preciso dar um passo para trás e construir tanto um plano de negócios e estratégia de marketing.

Um bom plano de negócios deve cobrir todos os pontos principais sobre o que o negócio é, a que segmento (nicho) pertence e qual solução você irá oferecer ao seu público-alvo. Um bom planejamento de marketing deve ter um sistema de análise de métricas confiável. Ter presença nas redes sociais certas e conhecer a diferença entre SEO e PPC é fundamental.

Colocar os planejamentos de marketing e negócios envolve muito tempo e esforço, mas seguir essa estratégia ajuda o site a crescer e atrair usuários.

4. Design e layout: verifique o que é melhor para o seu negócio e não o que atende às suas preferências pessoais 

Guarde sua visão sobre o que você acredita ser visualmente atraente e foque naquilo que é melhor para quem está usando o seu site. Uma loja virtual tem um layout simples e o design friendly é um aspecto importante para o sucesso do e-commerce.

Evite escolher cores baseadas no seu gosto pessoal bem como aquelas que são opacas ou abstratas. Escolha fontes apropriadas e imagens que se relacionem com o produto ou serviço que você está oferecendo. Nada afasta mais as pessoas que um site bagunçado ou de difícil navegação. Certifique-se que seu site é fácil de navegar, isso será crucial para reter seus clientes.

5. Conteúdo: menos é mais

Não sobrecarregue seus clientes com conteúdo. Muitas vezes as pessoas cometem erros ao escrever descrições muito curtas ao invés de um simples parágrafo ou dois para descrever os produtos e serviços que a empresa oferece. Sim, as ferramentas de busca como o Google captam o conteúdo que agrega valor a fim de direcionar o tráfego para o seu site, mas por outro lado seus consumidores não vão ler conteúdos extensos. A média de tempo gasto em leitura é de quinze segundos, de acordo com um artigo recente da Time. Se você sente a necessidade de oferecer mais detalhes na descrição do produto/serviço, mostre um blog com essas informações. Seu usuário terá a opção de explorar mais o produto/serviço e continuar conectado à sua marca.

Um sistema impecável pode custar caro ao seu bolso, é por isso que cada varejista precisa decidir por si mesmo quais serão as prioridades a partir do ponto de vista do custo. É essencial encontrar provedores de solução competentes que alcançarão suas expectativas em um prazo de tempo razoável. Lembre-se de fazer orçamentos adequados e foque naquilo que trará o máximo valor aos seus consumidores.

Artigo traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.internetretailer.com/commentary/2014/10/12/five-mistakes-avoid-when-building-e-commerce-site