Jinesh Varia, indiano, evangelista de tecnologia da Amazon, esteve no país para o encerramento do Fórum E-Commerce Brasil, e conversou conosco sobre as vantagens do cloud computing para e-commerce.
Nessa entrevista, Varia explica como as novas tecnologias podem colaborar com o comércio eletrônico, tomando como exemplo a experiência da própria Amazon.Com.
- 1. Alguns empreendedores, no início de seus projetos, utilizam canais alternativos de e-commerce e, somente quando registram um volume maior de vendas, pensam em uma estrutura própria. Você indica esse caminho?
Não. Não é preciso começar grande. Atualmente, com as ofertas de cloud computing, é possível começar bem pequeno e ir crescendo na medida da necessidade. Se pegarmos o exemplo da Amazon, veremos que nem sempre a empresa foi o que é hoje. Foram várias transformações, de um website para uma plataforma de websites, de consumidor de tecnologia para provedor. Saímos de website para webservices e aprendemos como fazer para ter um escalonamento efetivo.
- 2. Escalabilidade é, com certeza, uma preocupação, assim como crescer, de uma forma geral. Logo depois do começo, já é necessário pensar nas mudanças que virão. É possível, de alguma forma, que a preocupação em si não seja um entrave para o próprio crescimento?
Pensar em crescer é fundamental. Tudo em um e-commerce deve ser planejado de forma escalável, desde a arquitetura até todos os outros detalhes “mínimos”. No entanto, obter e manter a escalabilidade não é fácil, é realmente difícil.
Vamos pensar em como é feito todo o trabalho, seja de um site de e-commerce ou de uma web app. Primeiro, o desenvolvimento. Depois os testes, e depois a operacionalização. É isso que fazemos para tornar a aplicação disponível online. No entanto, muitas vezes nos esquecemos de algo que está no meio disso, que é algo muito grande e que torna o crescimento mais difícil. É o que eu chamo de peso-extra desnecessário.
Esse peso extra são todas as partes do processo, como custos de hardware e de software, de manutenção, de gerenciamento de largura de banda, de disponibilidade e tantas outras que são, sim, necessárias, mas que não trazem nenhum diferencial para o seu negócio. São aqueles pontos com que absolutamente todo negócio precisa se preocupar se quiser continuar crescendo.
Em uma pesquisa, a Amazon.com percebeu que 30% do esforço empregado em um site de e-commerce estava na parte do diferencial. E, obviamente, 70% do trabalho ficava no tal peso-extra desnecessário, aquelas coisas que você tem que fazer para se manter e para crescer. Mas, veja só, as empresas gastam mais tempo “reinventando a roda”, fazendo aquilo que todas fazem – e que, novamente, é necessário para crescer, mas não traz nenhum diferencial – do que trabalhando naquilo que as tornará diferentes das outras!
O ideal é que esse número seja invertido. É preciso gastar tempo no que torna o seu e-commerce diferenciado, naquilo que você faz de melhor. Essa é uma das grandes lições que a Amazon.com pode, hoje, ensinar: pensar naquilo que o torna único, não no que todos já fazem.
Não é algo fácil. Assim como crescer. Porém, quando você utiliza cloud, isso tudo se torna mais simples, porque você tem a possibilidade de escalabilidade infinita. O processo todo é facilitado e você não precisa pensar em como reinventar a roda.
- 3. Ter uma plataforma customizada ajuda nessa questão de proporcionar maior escalabilidade ao processo?
Sim. Eu realmente acredito que, para ter um negócio altamente escalável, que seja mais eficiente e ágil, é necessário ter uma plataforma própria, customizada.
É necessário focar na plataforma, focar naquilo que torna a vida do seu desenvolvedor mais fácil. A plataforma é o fundamento para tudo. Em uma perspectiva mais aprofundada, é ela que vai basear a construção de toda a sua loja e que vai prover abstração para o que está abaixo dela, incluindo arquitetura, aquelas coisas com as quais você não precisa se preocupar.
Uma plataforma precisa se servir automaticamente. Você pode criar uma experiência melhor para os seus desenvolvedores, e para os seus clientes, ao criar um serviço com escalabilidade. E o mais interessante é que cloud pode te ajudar também com isso. É preciso entender que a nuvem é uma plataforma para plataformas, essa é a principal chave para a construção de um e-commerce.
Por exemplo, na Amazon Web Service nós temos um “Buffet” de ofertas de serviços. Independentemente do tamanho ou da necessidade do e-commerce, a nossa infraestrutura consegue acompanhar a todos, com disponibilidades diferenciadas. Se você for pensar isso no modelo tradicional, se torna quase que inviável…
- 4. Em sua palestra no Fórum E-Commerce Brasil 2010, você citou a necessidade de automatizar tudo. Pode explicar isso melhor?
Essa é uma grande lição… processos de negócios, logísticas, desenvolvimento, tudo deve ser automatizado em um e-commerce. Se você está tendo que pensar duas vezes em um processo, é porque precisa automatizá-lo.
E não subestime o poder da automatização! Você consegue realizar suas tarefas de forma muito mais rápida, tirando vantagem do seu servidor, obviamente sem perder tempo. Automatizar é uma grande necessidade, e os empreendedores precisam estar atentos a isso.
- 5. Se você pudesse eleger uma vantagem de cloud para e-commerce, qual seria?
A possibilidade de se ter um sistema muito elástico e, ainda assim, economizar. A elasticidade automatizada dos sistemas em cloud permite que você utilize apenas o que precisa. E o melhor: você usa apenas enquanto precisar. Você não usa e, como conseqüência, não gasta além do que você precisa, nunca. Porque é possível aumentar ou diminuir o tamanho da sua demanda de acordo com as suas necessidades.
- 6. Como é a questão da segurança em cloud, e como isso se aplica ao e-commerce?
Devemos criar um e-commerce, claro, tendo segurança em mente. Mas, de alguma forma, cloud tem redefinido o conceito de segurança, pois automatiza algumas partes, faz o gerenciamento disso.
Por exemplo, a segurança física, em cloud, é gratuita. Em termos de networking, é muito simples de ser implantada e automatizada. E na parte de applications fica sob sua responsabilidade, é preciso construir isso com seus desenvolvedores, especialmente em Infraestrutura Como Serviço (IaaS).
No geral, o pensamento é que segurança é muito importante. Claro que é, mas é preciso, antes, entender o que isso significa, em cada parte do processo, e desenvolver uma estratégia que explane o motivo de se ter applications altamente seguras, quais portas você não precisa etc.
- 7. Quais são as características que você acredita serem primordiais para um e-commerce de sucesso?
Acredito que a geração de conteúdo pelo próprio usuário é uma tendência muito forte, que oferece opiniões/recomendações e reviews; conectado a isso estão as redes sociais, que precisam ser integradas ao e-commerce de maneira eficiente e criativa. O acesso precisa, já, ser oferecido em diversas plataformas, já que o número de acessos via mobile tem crescido muito, tanto em smartphones como em outros gadgets, como tablets, que estão chegando com muita força; é preciso que o usuário seja capaz de acessar a sua loja de qualquer dispositivo que ele queira. Sem falar nas diversas formas de pagamento, cada vez com opções melhores, mais seguras e criativas. E o melhor: tudo isso pode ser cloud powered!