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Entenda a influência do frete durante a Black Friday

O e-commerce brasileiro surpreendeu-se com o resultado do Dia das Crianças neste ano. De acordo com o e-Bit, empresa especializada em pesquisas no e-commerce nacional, houve um crescimento nominal de 17% em relação à 2013. No total, a data movimentou R$ 1,34 bilhão. Entre 28 de setembro e 11 de outubro foram realizados quase 4 milhões de pedidos pela internet, com um tíquete médio de R$ 338, valor um pouco inferior em relação ao ano passado (R$ 394). Engana-se quem pensa que os brinquedos foram os itens mais comercializados. Até porque o Dia das Crianças firmou-se com um ‘aquecimento’ para outra importante data para gestores de lojas virtuais: o Black Friday, última sexta-feira de novembro que apresenta descontos de até 75% em inúmeras lojas nacionais e internacionais.

Além de limpar estoques, o e-commerce pretende potencializar as vendas durante a “sexta-feira negra” e fazer com que o ritmo de crescimento do setor supere a média nacional de 30%. Para esta quinta edição da data, que acontece em 28 de novembro, é esperado um faturamento de R$ 1,2 bilhão, conforme apurou o e-Bit, crescendo 56% em relação ao último ano. De acordo com pesquisa da Opinion Box, 40% dos entrevistados deve gastar um valor superior a R$ 500 em compras, com destaque para os eletrônicos, que devem dominar o cenário.

Muitos consumidores online aproveitam a ocasião para garantir o presente de Natal para toda a família. No entanto, infelizmente, não é certo que os produtos vendidos no Black Friday cheguem em menos de um mês à casa dos compradores. Foi o que aconteceu no ano passado: inúmeras lojas anunciavam prazos bastante atrativos na entrega, mas devido ao alto número de pedidos ocasionado pelos preços ainda mais atrativos, não deram conta de gestionar o frete. O resultado foi um atraso expressivo na entrega dos produtos, que muitas vezes apresentavam frete grátis, o que complicava ainda mais a situação do lojista.

Em razão do grande número de ofertas e da recorrente competitividade entre as lojas participantes das super promoções, a modalidade de entrega gratuita torna-se comum no período. No entanto, oferecer frete grátis em todos os produtos e em todas as situações nem sempre é a melhor opção e pode gerar prejuízos aos lojistas. É imprescindível que haja uma análise detalhada das condições da loja – estoque, transportadoras, margem de lucro etc – antes de definir as campanhas de frete.

Com o apoio de tecnologia, como um gateway de fretes, é possível esmiuçar as opções com maior facilidade, definir políticas de entrega transparente e ter acesso a relatórios de performance – fundamentais para evoluir a cada feirão de descontos na web.

Outro problema recorrente em datas como o Black Friday diz respeito à instabilidade dos sistemas dos estabelecimentos online. Em 2013, grandes lojistas apresentavam problemas no momento de calcular o frete dos produtos que os internautas colocavam nos carrinhos devido ao alto número de visitantes.

Nessas situações, mesmo que o desconto seja muito tentador, o visitante irá procurar outra loja em que possa finalizar a compra. Portanto, é fundamental o investimento em um sistema robusto que dê base aos acessos e, principalmente, às cotações de frete.

Durante a Black Friday, os preços baixos são os fatores de maior destaque, mas boas condições de entrega – estáveis, com valores aceitáveis ou gratuitos, além de prazos razoáveis – também garantem o sucesso e a reputação da data. É missão do lojista preparar-se para essas ocasiões com antecedência para, então, observar os resultados das vendas.