Abrir um e-commerce tem muitas vantagens, entre elas a facilidade de ultrapassar as fronteiras físicas e conquistar uma parcela maior de público do que uma loja física poderia. No entanto a possibilidade de trabalhar o comércio virtual com o físico também tem uma boa perspectiva de mercado, principalmente para os pequenos empreendedores.
A Internet permite que o pequeno empresário expanda seu raio de alcance, mas sem perder a essência da regionalidade. Este tipo de negócio abrange os mais diversos segmentos, inclusive o de alimentos e bebidas perecíveis – que não tem um espaço muito grande no e-commerce global, já que iriam contra as medidas de higiene e segurança. Por exemplo, alimentos frescos não podem sair de uma loja no Rio Grande do Sul, por meio dos Correios, rumo a um cliente no Pará. Já se a loja e o cliente estiverem na mesma cidade, mesmo que em regiões diferentes, isso é possível.
A ideia do e-commerce regional segue a mesma linha do delivery, mas ao invés do pedido ser feito por telefone, ele é feito pela internet. A comodidade para o cliente, o tempo de entrega e a oportunidade de fidelizar a clientela são algumas das vantagens dessa forma de comércio virtual.
Imagine, por exemplo, uma mercearia/mercado de bairro. Em geral, as pessoas recorrem a estes estabelecimentos quando precisam de um ou outro produto específico ou para fazer a chamada “feira”. No entanto, às vezes, devido ao trabalho e a uma rotina desgastante não há tempo suficiente para isso. Pense o quão cômodo e prático seria para o cliente se ele pudesse fazer sua compra pela internet e simplesmente retirar os produtos na loja ou então utilizar o serviço de entregas e receber em casa? Quantos dos concorrentes dessa mercearia ofereceriam o mesmo serviço? Nesse caso está aí um fator decisivo na escolha do consumidor.
Outro exemplo que pode dar certo é no segmento de calçados. Ao invés de enfrentar trânsito e se deslocar até a loja o cliente pode escolher as peças e compra-las usando a plataforma online. Mais tarde, no mesmo dia ou no dia seguinte ele recebe sua encomenda. A entrega fica mais fácil e a troca também, caso seja necessária.
Assim, unir o físico ao virtual expande ainda mais a possibilidade do boca a boca. O cliente que é bem atendido e gosta do serviço da empresa volta a comprar. Além disso, se a prática for um diferencial é muito provável que ele comente com a família, com os amigos e conhecidos e essas pessoas fiquem curiosas para experimentar o produto ou serviço oferecidos.