Logo E-Commerce Brasil

E-commerce: a crise e a oportunidade

Por: Rodrigo Ramos

Coordenador de Marketing Digital do E-Commerce Brasil. Publicitário. 8 anos de experiência em marketing digital, e-commerce, omnichannel e web analytics. Além de interesse em temas, como: empreendedorismo e startups. Responsável pelo projeto de reestruturação de um e-commerce (lojamerc.com.br), que obteve 300% de crescimento em apenas 1 ano. Além disso, escreve para os sites: E-Commerce Brasil, Mundo do Marketing e Digitalks.

A crise é um assunto que já tornou-se no mínimo cansativo. Diversos estudiosos levantam bandeiras positivas afirmando ser o melhor momento de oportunidade, enquanto alguns com pouco ou nenhum preparo, ou por falta de capital de giro, fecham as portas. Como o E-Commerce pode lidar com isso?

A resposta é mais simples do que parece, pois o mercado continua aquecido, ainda mais do que se poderia imaginar. Uma questão que temos que ter em mente é que esse período de crise será vencido, em um ano, talvez mais, talvez menos.

O grande segredo para manter-se na ativa é realizar um estudo amplo e analisando tudo o que for possível.

Esse momento apesar de promissor, tende a desacelerar o crescimento de mercado, em resumo, pode ser difícil crescer, mas manter-se na ativa já pode ser considerada uma vitória.

Não devemos cessar os investimentos, mas fazer uma análise de como podemos aproveitá-los da melhor forma, se você, por exemplo, trabalha com uma margem de lucro imensa para algum produto ou categoria específica enxugue um pouco, de forma saudável. Isso fará com que a sua loja tenha mais visibilidade, pois enquanto alguns sobem absurdamente os preços para manterem os seus lucros no mesmo nível e forçarem um crescimento inviável, você estará indo pelo caminho inverso, mostrando que quer atender a demanda daquele consumidor.

É o momento de apostar em suas redes sociais, fazer um trabalho mais segmentado. E quando essa fase passar, você conseguirá resultados positivos quanto à posicionamento de marca, frente a outros concorrentes que seguirão a multidão e provavelmente irão naufragar.

É nesse momento que Vendedores e Gerentes de vendas se diferenciam dos Gerentes de Relacionamento. Faça um cliente e não uma venda.