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Drop off dos PUDOs colabora com a logística reversa do e-commerce

Por: Bruno Tortorello

Com mais de 21 anos de experiência na área de logística e distribuição, Bruno Tortorello é um dos executivos mais destacados do setor. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração pela FGV e MBA em Gestão Internacional pela FIA, Tortorello foi presidente da Total Express e, anteriormente, liderou áreas comerciais e operacionais do braço logístico do Grupo Abril. Chegou na Jadlog com a missão de alavancar as vendas e os negócios por meio das operações do e-commerce e do fortalecimento do negócio B2B de pequenas encomendas, contribuindo para que a transportadora alcançasse o faturamento de R$ 1 bilhão em 2020.

Os PUDOs, ou pontos pick up e drop off, são parte das entregas OOH (Out Of Home, ou fora de casa) e alternativas importantes ao delivery. A expectativa é de que em menos de cinco anos eles respondam por cerca de 20% dos recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem atualmente observada em mercados considerados mais maduros, como o da Europa e o dos Estados Unidos.

PUDOs e logística reversa

Com o crescimento acumulado do e-commerce e dos marketplaces nos últimos anos, essa colaboração dos PUDOs na logística reversa vem ganhando cada vez mais relevância, sendo realizada, inclusive, no formato labelless, ou seja, sem a utilização de etiquetas impressas, com o intuito de tornar o processo o mais simples possível.

A interação entre os consumidores que precisam devolver ou trocar seus produtos com a transportadora ocorre de forma virtual, de modo que o cliente recebe um link no seu dispositivo móvel para acessar um QR code. Munido do código, só precisa apresentar a encomenda no PUDO para que ela siga ao seu destino.

O segmento de moda é um dos que mais se beneficiam da logística reversa via drop off, já que o volume das trocas e devoluções de roupas e de calçados são proporcionalmente maiores em relação a outros segmentos. Contudo, uma reversa eficiente é necessária para todos os players, pois uma operação de qualidade e bem realizada influencia positivamente na experiência do comércio eletrônico, fortalecendo a confiança do consumidor e fidelizando a sua relação com o embarcador.

Pesquisas divulgadas já demonstraram que problemas com trocas e devoluções afugentam o consumidor das compras online, por isso é essencial que os varejistas ofereçam soluções rápidas para essas demandas. O drop off dos PUDOs vem se ajustando cada vez mais às expectativas do consumidor, e essa boa resposta leva à diminuição das reclamações e dos transtornos com as trocas e devoluções.

O avanço dos PUDOs bo Brasil

No Brasil, os PUDOs vêm avançando, e se baseiam em uma rede de pontos comerciais físicos (cafeterias, lojas de conveniência e filiais de grandes redes, entre outros) de parceiros das transportadoras e dos operadores logísticos. Estes atuam com tecnologias de comunicação embarcadas em horários estendidos e em diferentes endereços das cidades brasileiras, tornando o processo ainda mais eficiente.

Dessa forma, o e-shopper pode escolher um dos estabelecimentos parceiros para retirar ou levar sua encomenda, percorrendo curtas distâncias, próximos de sua casa ou do local de trabalho, com segurança e praticidade. Os PUDOs também são uma opção aos vendedores dos marketplaces, que podem depositar os produtos a serem enviados aos compradores.

Vantagem econômica e sustentabilidade

Além de proporcionar conveniência à experiência do embarcador, do consumidor e do seller, os PUDOs oferecem uma vantagem econômica à cadeia do comércio eletrônico, pois o frete é cerca de 20% mais barato em relação ao delivery. Esse menor custo da solução logística ajuda a viabilizar a logística reversa e a prática do frete grátis no transporte das encomendas.

Também são mais sustentáveis, pois reduzem a circulação de veículos de última milha nas ruas das cidades e, consequentemente, a emissão de CO2 na atmosfera. Na operação dos PUDOs, em uma única viagem, várias encomendas de diversos destinatários são deixadas em um único ponto parceiro, e há uma quantidade menor de insucessos e de mais de uma tentativa de entregas e de devoluções.

Levando-se em conta que a logística reversa é uma das maiores dores de embarcadores e marketplaces, por toda a sua complexidade e pela falta de prestadores aptos a atuar nacionalmente, o drop off dos PUDOs surge como um importante agregador de serviços logísticos. Por meio de tecnologia embarcada, oferece facilidade e conveniência, descomplicando as tratativas de trocas e devoluções do e-commerce.