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Dispositivos móveis mostram quem manda

Está cada vez mais nítido que os dispositivos móveis tomarão conta do mercado tecnológico nos próximos anos. Prova disso é que, segundo estudo realizado pela eMarketer e publicado semana passada, a propaganda digital crescerá 75% via mobile, em 2014. Esse resultado representa uma reviravolta no mercado publicitário virtual, já que o valor investido em marketing na plataforma desktop atingirá seu ápice ano que vem, porém sofrerá uma queda. O contrário do que acontecerá com os tablets e smartphones, que só aumentará em número de propagandas.

Em apenas quatro anos, a publicidade mobile chegará bem perto do desktop. Serão investidos 14% em propaganda digital este ano, cerca de US$ 34,3 bilhões. Desse valor, US$ 7,65 bilhões só no marketing dos dispositivos móveis dos EUA. Enquanto isso, o investimento na plataforma desktop será de apenas 6%. De acordo com a pesquisa, até 2017, publicidade em celulares e tablets triplicará, indo para US$ 27,98 bilhões no mercado americano. No caso do desktop, o acréscimo será de apenas 2,5 bilhões a mais que do mobile, chegando a US$ 32,5 bilhões.

A conclusão desse estudo não é difícil de entender. Já faz algum tempo que o computador desktop vem perdendo espaço para os dispositivos móveis, como os tablets e smartphones. De acordo com pesquisa realizada pela IDC, as vendas de PC’s diminuirão 5% entre 2012 e 2017. Nesse mesmo período, a comercialização de tablets crescerá 174,5% e a de smartphones, 110%.

A propaganda nas redes sociais também contribui para esses resultados, visto que a publicidade móvel no Facebook também tem tudo para triplicar em 2013, chegando a US$ 1,14 bilhão. Comparando com o ano passado, haverá um acréscimo de 30% na receita publicitária da rede social em 2015, alcançando US$ 1,93 bilhão.

Se as expectativas se confirmarem, é possível que, em 2018, a publicidade em aparelhos móveis superará à do desktop, marcando uma virada no mercado publicitário digital. Serão 23 anos depois de ser lançada a internet nos EUA e 11 após ser apresentado o primeiro iPhone por Steve Jobs. Não é difícil encontrar, já em 2013, casos como esse. O microblog de Jack Dorsey, o Twiiter, lucra mais com propagandas móveis do que por desktop. Em 2015, a receita mobile deve atingir US$ 627 milhões, aproximadamente dois terços do faturamento.