Conhecer os seus clientes/ assinantes como eles se comportam é a chave para o envio de conteúdo relevante através de mensagens personalizadas, que levam a uma maior participação e melhor capacidade de entrega de seus e-mails. Estudos têm demonstrado que as mensagens segmentadas trazem mais retorno, com aberturas 30% e CTR 50% maiores.
Mensagens relevantes diminuem a dispersão e aumentam o engajamento. Com uma segmentação mais eficiente e planejada, você pode maximizar o ROI de suas campanhas.
Aqui estão algumas dicas sobre como segmentar sua lista de e-mail:
Compradores recentes: Uma boa oportunidade para enviar e-mails dinâmicos, oferecendo outros produtos relacionados com a compra.
Visitantes Recentes: Monitorar quando eles compram e levar sua mensagem quando sua marca está fresca em sua memória aumenta a conversão.
Compradores frequentes: Estes são os seus clientes que requerem atenção especial. São defensores de sua marca. Oferecer promoções, brindes e mostrar agradecimento são parte da estratégia para mante-los fidelizados e parte recorrente do fluxo de receita.
Novos assinantes: Mensagens automáticas de boas-vindas e obrigado estabelecem um relacionamento inicial de engajamento com os clientes. Essa é uma tática que contribui para a retenção do cliente.
Advogados da marca: Motivar os usuários que estão felizes com a sua marca é importante para levá-los a dar referências nas redes sociais.
Demografia: Segmentar o público por idade, sexo e composição familiar é outra boa maneira de se conectar com seus clientes e aumentar as oportunidades de conversão.
Geografia: Muito útil para ofertas de localização específica.
Comportamental: Monitorar as taxas de abertura, cliques, encaminhamentos, zonas quentes e outros critérios das campanhas de email marketing, pode oferecer informações importantes sobre o comportamento de compra e maximizar o engajamento e conversão.
Categorias de produto: Saber quais os tipos de produtos seus clientes gostam de comprar trazem insights adicionais e contribui para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Clientes antigos: Por último, mas não menos importante, deixar essas pessoas saberem que são apreciadas para que elas continuem a ser ativamente engajadas com suas mensagens.
Planejar uma boa estratégia de segmentação é fundamental para atingir o seu público com conteúdo relevante, aumentar a conversão e manter boa reputação com todos os grandes provedores de e-mail.