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Dicas matadoras de link building para e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De todos os websites, as lojas de e-commerce têm comprovadamente a maior dificuldade em atrair links. O site típico de vendas fica devendo conteúdo de qualidade, e como resultado gera poucos links naturais. Para piorar as coisas, pedidos de links são normalmente ignorados devido à natureza puramente comercia de uma e-loja. Link building para e-commerce precisa de paciência e criatividade. Abaixo temos 25 dicas que achei úteis ao construir links para vendedores online.

7 táticas para criar conteúdo que mereça links

O motivo pelo qual os vendedores online têm tanta dificuldade em atrair links é que eles se esforçam muito pouco para criar conteúdo que valha a pena para eles. Se você tem um blog, você entende isso muito bem. Seu blog recebe links naturalmente em resposta à postagem de conteúdo valioso. Blogueiros raramente saem por aí implorando para webmasters linkarem para eles. Os links vêm naturalmente. Tendo isso em mente, deixe-me mostrar a vocês algumas ideias para criar um conteúdo realmente merecedor de links.

#1 – Crie uma página de código de cupom: Esta dica pode significar ouro. As pessoas naturalmente compartilham e linkam para promoções, especialmente quando elas acham que encontraram algo exclusivo. Considere criar uma página que mostra todos os seus cupons e promoções atuais. (outro benefício dessa estratégia é que os clientes encontrarão essa página nos primeiros resultados da busca quando procurarem por [sua marca] + cupom, em vez de cupons não aprovados em sites de tipo de promoções).

#2 – Páginas de revisão exclusivas: Se você for como a maioria dos comerciantes online, provavelmente tem revisões dos consumidores nas páginas dos seus produtos. Normalmente essas revisões estão localizadas abaixo da dobra da página, ou de uma guia. Não tem nada de errado com isso, mas não é o melhor para o target do tráfego de busca. E se você criasse uma página exclusiva de listas de revisão, que contivesse todas as revisões dos consumires para um determinado produto, e um link de volta para a página do produto? Uma página como essa é muito linkável, uma vez que ela contém apenas conteúdo imparcial gerado pelo consumidor, o que é algo que as pessoas normalmente estão procurando.

#3 – Conteúdo exclusivo na página do produto: Todo comerciante sonha com deep links apontando para as páginas de detalhes de seus produtos. Infelizmente, isso dificilmente acontece sem algumas táticas criativas. E se você oferecesse um conteúdo exclusivo relacionado aos seus produtos que somente estarão disponíveis nas páginas dos seus produtos? Algumas ideias podem ser e-livros, guias de como fazer, vídeos demo, ou manuais do usuário, No C28, oferecemos papéis de parede para PCs e celulares de graça baseados na arte de nossas camisetas. Deixamos esse conteúdo disponível para download diretamente na página do produto.

#4 – Concursos e brindes: Organizar uma concurso ou dar brindes são maneiras garantidas de gerar links. No entanto, muitas marcas erram com essa estratégia. Ao invés de criar uma página temporária do concurso que somente vive por um curto período de tempo, considere inserir a entrada do concurso em uma das páginas-chave já existentes, como páginas de produtos ou na sua homepage. Dessa maneira, os links irão se beneficiar diretamente das suas páginas de “dinheiro” sem ter que passar através de páginas de landing pages de concursos antigos.

#5 – Páginas linkáveis de listas de desejos & registros de presentes: Enquanto a maioria de sites de e-commerce oferece um tipo de página de lisya de desejos, muitos não fazem a página estática e compartilhável. Ao deixar sua página de lista de desejos compartilhável, e exibindo o link que o consumidor pode compartilhar de forma destacada, você irá encorajar os consumidores a compartilhar essas páginas nas suas redes sociais pessoais ou blogs.

#6 – Compare páginas: Muitos comerciantes avançados oferecem um recurso de comparação que permite que você analise os produtos lado a lado facilmente. No entanto, nem todos os sites permitem que essas páginas sejam indexadas ou tenham links para elas. Mas, se você pensar sobre isso, os consumidores muitas vezes começam sua comparação no Google, em vez de no site do vendedor. E se o seu site dinamicamente criasse páginas de “listas de comparação” para os seus principais produtos, focando nas buscas por “produto A vs. produto B”? Tais páginas são claramente linkáveis porque elas são imparciais, e apresentam um conteúdo altamente procurado.

#7 – Guias de presentes sazonais: As possibilidades aqui são infinitas. Você pode criar listas de guias de presentes para seus principais produtos para Natal, aniversários, Dia dos Namorados, e por aí vai. Aqui vai uma dica: não tente reinventar a roda ao criar uma página nova para cada ano. Reutilize a mesma URL e apenas mude o título (p.e. Top Gifts para o Natal de 2011).

13 dicas de aquisição de links

Criar um conteúdo merecedor de links só te levará até aqui. Eventualmente você terá que ser mais ofensivo. Abaixo seguem algumas ideias para ir além e adquirir links para sua e-loja.

#8 – Aborde blogueiros para revisões: Blogueiros adoram ser reconhecidos como autoridades em seu nicho, e estão sempre procurando por novos conteúdos para escrever sobre eles. Por esse motivo, eu descobri que abordar blogueiros com uma oferta de produto grátis em trocar de uma revisão é a maneira mais fácil de gerar links para um site de e-commerce. Aqui está a chave, não atire um e-mail genérico pedindo por um link com um texto âncora “bla, bla, bla” em troca de uma revisão. Isso apenas grita SPAM. Em vez disso, aborde os blogueiros com sites que de fato gerem tráfego e peça por uma revisão sem mencionar nada sobre os links. Uma vez que você concorde, você pode deixar uma dica para um link para uma página específica ou um certo texto âncora.

#9 – Páginas “encontre uma loja” para fornecedores: Tire um momento para visitar os websites dos fornecedores dos seus produtos. Você está listado ali? Se não estiver, sugira de uma maneira amistosa que eles arrumem isso antes que você pague a próxima fatura.

#10 – Páginas de depoimentos dos fornecedores de tecnologia: Quantos fornecedores de tecnologia o seu site tem? Qual plataforma de e-commerce você usa? E o analytics e o live chat? Contate seus vendedores e ofereça escrever um testemunho em troca de um link em sua página de depoimentos.

#11 – Press releases: Press releases ainda podem funcionar se forem usados propriamente. Enquanto os links gerados a partir de sites como PRWeb não são tão valiosos como eles costumavam ser, o “auê” criado por notícias valiosas lançadas genuinamente pode criar sua própria gravidade de links oriundos de outras fontes valiosas.

#12 – Selo de Qualidade & widgets de prêmios: As pessoas adoram ser reconhecidas. Na C28, criamos credenciais exclusivas para nosso Street Team e permitimos que os membros colocassem seus widget nos seus sites. Cada credencial continha um pequeno gráfico reconhecendo sua contribuição para a comunidade e um backlink estratégico para uma página-chave. Se você não tiver uma comunidade online, ainda pode fazer os widgets funcionarem. Considere criar alguns para aqueles que fazem a revisão dos seus principais produtos ou clientes VIP.

#13 – Comentários de blog: Posso sentir você se contorcer ao ler isso. Se você tem seu próprio blog em WordPress, como eu, provavelmente tem mais enxurradas de comentários de SPAM do que qualquer outra coisa. Não estou sugerindo que você use um software de comentários automático que produza links horríveis. Estou me referindo a comentários genuínos, bem escritos, que linkam para conteúdo relevante. Escolha os 3 principais blogs que são relevantes na sua indústria e comece a comentar sem backlinks. Com o tempo, você irá ganhar a confiança do blogueiro e de seus leitores. Eventualmente, um link bem colocado e relevante que leve para o seu site será bem recebido. A interação frequente também irá manter sua marca como top of mind do blogueiro, e você pode até gerar um follow link em um post algum dia.

#14 – Post de visitantes: A maioria das pessoas pensa que posts de visitantes é uma maneira de promover um blog. Mas por que isso não funcionaria também para o e-commerce? Não é preciso dizer que você não consegue escrever um post promovendo diretamente seus produtos e esperar que um blogueiro legítimo o poste. Em vez disso, aborde a tarefa a partir deste ângulo: sobre qual tópico eu posso escrever para um público que iria comprar meu produto? Se você não conhece nenhum blogueiro que iria aceitar posts de visitantes, tente um serviço como MyBlogGuest.

#15 – Patrocinador de organizações sem fins lucrativos: É claro que a motivação para patrocinar uma organização sem fins lucrativos não deveria ser a aquisição de links. Mas as chances de que sua organização já tenha patrocinado muitas organizações sem fins lucrativos no passado que têm websites altamente autorizados é grande. Se esse é o caso, escreva um e-mail para elas e pergunte se elas considerariam deixar um link de volta para você.

#16 – Diretórios da indústria: Diretórios com “um tamanho que serve para todos” já foram valiosos, mas esses dias já acabaram. No entanto, diretórios específicos da indústria ainda fornecem tráfego real e backlinks relevantes. Se você não estiver ciente de quaisquer diretórios de indústrias, faça uma pesquisa no Google para “[your industry] directory” e veja o que ele encontra. Se o site tiver autoridade, o preço para ser listado provavelmente vale a pena.

#17 – Programa de afiliados on-site: A maioria de redes afiliadas usa links de redirecionamento que ajudam muito pouco no link building. Se você tiver um programa de afiliados bem sucedido, como afiliados leais, considere trocar para um software on-site que usa urls amigáveis para SEO. É provável que seus afiliados tenham altos PR sites, então isso pode fornecer uma alta captação de links de qualidade.

#18 – Análide de competitividade: Criatividade em link building às vezes é superestimada. Afinal, no momento em que você adquirir aquele link indescritível e pouco conhecido, seus competidores irão saber. Por esse motivo, usar uma ferramenta como Open Site Explorer faz uma análise competitiva do perfil do link do seu competidor. Avalie quais links estão influenciando mais o seu ranking, e vá atrás deles com vingança.

#19 – Fóruns de nichos: Onde os seus possíveis clientes ficam online? Se envolva com o que quer que seja que eles se envolvam. Muitos fóruns permitem seguir links, uma vez que você tenha o número mínimo de contribuições valiosas.

#20 – Simplesmente pergunte: Se existe uma coisa que aprendi nesses 5 anos de vendas cara-a-cara é isto: se você quiser vender, você tem que perguntar. As pessoas não ajudam você voluntariamente. Quais relacionamentos que você tem que podem resultar em um link? Apenas pergunte! Se você tem fornecido um ótimo serviço a seus consumidores, eles estão de fato dispostos a te retribuir de alguma forma. Existe uma tonelada de lugares onde pedir por um link. Você pode pedir por links em páginas de obrigado/recibos, na página de e-mail de acompanhamento de venda ou de revisão de produto, na página do seu produto, no rodapé do seu site. Eu fico constantemente impressionado quando as pessoas me perguntam se têm permissão para linkar para um dos meus sites. Claro que sim, muito obrigado!

5 ideias para criar links internos

O link building não estaria completo sem que mencionássemos os métodos internos, que geralmente são os que menos aparecem.

#21 – Compartilhe o amor: Use o Google Webmaster Central e descubra quais páginas o Google considera as mais importantes em termos de links de entrada. (sob “Seu site na web > Links para seu site”). Compare isso com as páginas que você considera as mais importantes. As chances são de que elas serão muito diferentes. É por isso que é crucial passar o amor de confiança as páginas importantes do Google para as páginas que geram conversão para você.

#22 – Redirecione links para produtos OOS (Out-Of-Stock): Quantos produtos fora do estoque existem no seu catálogo? Essas páginas de produtos defuntos estão te fazendo algum bem? Ao redirecionar páginas de produtos velhos para páginas de produtos novos, você não apenas recicla o link, mas também aumenta a probabilidade de uma conversão.

#23 – Links contextuais dentro das descrições de produtos: Descrições de produtos são o primeiro estado real para a mágica do linking interno. Aqui está a estratégia que eu uso. Para seus principais produtos, tenha um bom redator/editor/escritor para colocar o link numa boa localização em algum lugar no corpo da descrição apontando de volta para uma página de categoria importante e relevante ou página de destino (eu evitaria linkar páginas de produtos diretamente para outras páginas de produtos. É simplesmente muito difícil de manter links estáticos quando os produtos estão sempre saindo do estoque). Com essa tática, você tem 100% de controle do texto âncora e um número virtual ilimitado de páginas de produto para trabalhar.

#24 – Mais vendidos primeiro: Esta é apenas uma tática de venda 101. A opção de classificação básica de páginas de listas de produtos deve sempre mostrar os mais vendidos em primeiro lugar. Além dos benefícios óbvios de conversão, isso irá passar a quantidade otimizada do PageRank para as páginas de produto que mais merecem.

#25 – Use URLs de páginas de produtos e categorias consistentes: Dependendo da sua plataforma de e-commerce, seus links de página de produto e categoria devem mudar de tempos em tempos quando a necessidade de passar um novo parâmetro de indagação surgir. Certifique-se de que seus desenvolvedores saibam a importância de manter URLs amigáveis e consistentes ao SEO. Não há nada pior do que link building para várias permutações de URLs que estão mudando constantemente.

Você irá notar que, se eliminar o motivo do SEO nessas ideias, ainda haverá um imenso valor. E é assim que deve ser, o valor gera links, o que gera rankings, o que gera tráfego, que gera conversões. Quais outras dicas você adicionaria nesta lista? O que está – ou não – funcionando para você?

Autor: Justin Palmer

Texto original disponível em http://www.palmerwebmarketing.com/blog/25-killer-ecommerce-link-building-tips/