A data mais romântica do ano se aproxima. Mais precisamente na quarta-feira, dia 12 de junho, o Dia dos Namorados performa como uma das principais datas comemorativas para o e-commerce.
Segundo dados divulgados na “Análise de tendências de busca relacionadas ao Dia dos Namorados” do Google Trends, os produtos que melhor performam nessa época estão relacionados às faixas etárias e ao perfil de cada consumidor. No entanto, todos compartilham a combinação de apelo emocional, praticidade e desfrutar de uma experiência única.
O e-commerce se destaca por oferecer variedade e conveniência ao público. Essa consideração se dá pelo fato de que o mercado de compras online vem crescendo nos últimos anos, estimando-se que atinja o patamar de R$ 205,11 bilhões em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Organização e planejamento
O público feminino, quando se trata de presentes para o Dia dos Namorados, é mais organizado e costuma planejar as compras para a data com antecedência. Opta por presentes personalizados, de qualidade e que tenham um significado emocional. Normalmente, compra os produtos no e-commerce devido à conveniência, mas não abre mão de frequentar lojas físicas para ver o produto ao vivo. As mulheres representam de 55% a 60% do público no Dia dos Namorados.
Já os homens, que figuram entre 40% e 45% da população na data, possuem hábitos diferentes das mulheres. O público masculino geralmente realiza compras próximo ao Dia dos Namorados e opta por presentes funcionais e tecnológicos.
Faixa etária e consumidores
O e-commerce atende a diversas faixas etárias de consumidores, conforme pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen. Aqueles na faixa de 18 a 24 anos realizam compras online em datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, e são altamente influenciados pelas redes sociais e tendências.
O público de 25 a 34 anos pesquisa preços e qualidade, valorizando a personalização e exclusividade dos presentes para o Dia dos Namorados. Esses consumidores são predominantes no e-commerce.
Já o público mais maduro, que transita entre 35 e 55+ anos, preza por presentes clássicos e significativos, com alta durabilidade e qualidade. Grande parte dos consumidores dessa faixa etária opta por realizar compras no e-commerce.
Os integrantes da categoria 55+ possuem o hábito de ir a lojas físicas para comprar presentes para o Dia dos Namorados. No entanto, com os avanços tecnológicos, estão migrando para o e-commerce.
Quais são os presentes?
O Dia dos Namorados, como comentado anteriormente, favorece a compra de presentes personalizados, significativos, de qualidade e com apelo emocional. Alguns itens figuram na lista dos mais procurados:
– Joias;
– Itens de moda;
– Cosméticos;
– Itens de beleza;
– Gastronomia (chocolates, jantares);
– Bebidas;
– Eletrônicos;
– Experiências a dois (shows, teatros, viagens).
De acordo com a “Pesquisas de mercado sobre hábitos de consumo em datas comemorativas” do IBOPE, no Dia dos Namorados e em datas comemorativas, o e-commerce se torna uma alternativa popular para a compra de presentes. Nesses períodos, os presentes combinam romantismo, emoção e valorizam a intimidade dos casais. Compreender o público, onde está inserido e os presentes que procura comprar no Dia dos Namorados favorece o aumento de vendas para as empresas, que podem criar estratégias e campanhas para maximizar as vendas durante essa data.