Agora é a vez dos fãs de ficção científica e dos conhecidos como nerds. O dia do orgulho nerd é comemorado em 25 de maio, homenageando duas grandes franquias de filmes, Star Wars Episódio IV: A Guerra das Estrelas e o O Guia do Mochileiro das Galáxias. Fugindo das datas tradicionais do varejo digital, o potencial para datas nichadas ainda é pouco explorado pelas grandes marcas.
Outro nome popular para a data é o Dia da Toalha, referência ao autor Douglas Adams. Pesquisa da Ecglobal mapeou, em 2023, que aproximadamente 32% das pessoas se identificam com o termo ‘nerd’; e 43% dos entrevistados acredita que o termo descreve fãs de tecnologia, computadores e internet. Não ficando de lado, 19% ainda ressaltou o papel significativo dos filmes e séries no pacote nerd.
Os famosos quadrinhos e HQs foram mencionados somente por 10% e apenas 8% comentaram sobre os jogos eletrônicos no levantamento. A maior parte dos geek (52%) possuem entre 25 e 34 anos, 22% têm entre 35 e 44 anos e, somente, 20% são mais jovens entre 18 e 24 anos – aponta pesquisa do Meio & Mensagem.
Além disso, estudo da Data Shoppe, revela que em 2024 foram 48 mil buscas pelo termo “produtos geeks”, um aumento de 20% com relação ao ano passado.
“É comum ver as empresas que atuam nesse setor, considerarem a data como um esquenta para a Black Friday, principalmente em relação a produtos eletrônicos que estão indiretamente relacionados com esse universo, como computadores, televisores, videogames e smartwatches”, declara Rafael Lagrange, responsável pelo relacionamento da SuperGeeks.
E o e-commerce com tudo isso?
Explorando um universo recheado de referências dos clássicos da ficção, o mercado de itens relacionados a filmes e livros do universo geek tem um crescimento acelerado. Com o fomento do e-commerce encontrar itens colecionáveis, roupas e até mesmo acessórios intergalácticos é cada vez mais simples.
Lagrange ainda ressalta a importância da data: “durante a pandemia, as empresas que costumam organizar grandes eventos, tiveram que se reinventar para manter seus encontros e atividades atraentes. E para atender essa demanda, um exemplo de algo que poderemos ver neste dia é a implementação de tecnologias emergentes, como a realidade aumentada (AR) e a virtual (VR) para ampliar as formas de interação do público com personagens e ícones das suas séries favoritas”.
Somente em 2021, o mercado geek faturou, mundialmente, US$ 300 bilhões, afirma o levantamento da Brandar Consulting. Por outro lado, o Brasil sozinho, em 2022, foi responsável por US$ 5,9 bilhões, a oitava posição no ranking mundial de faturamento do setor, de acordo com a Global Licensing Industry Study.
O mercado de E&M (Entretenimento e Mídia) no Brasil, segundo pesquisa da PwC, deve apresentar um crescimento de US$ 41,3 bilhões até 2027. Além disso, o levantamento aponta que “a publicidade caminha para se tornar a primeira categoria de E&M no mundo a se aproximar de US$ 1 trilhão em receitas”.
Vale mencionar ainda a pesquisa da Rakuten Digital Commerce que, mapeando o perfils dos comprados ners, conclui que esse público tende a gastar até 40% a mais do que a média nacional – o ticket médio é de R$ 548, enquanto a média nacional fica em R$ 329.
“Eles tem como a sua principal rede social o Instagram, estão muito familiarizados com as compras online e atentos às promoções lançadas nesse período, adiantam seus pedidos muito antes do dia 25, não só para se presentearem, mas também para aproveitar a oportunidade de adquirir novidades que o mercado só lança nessa época do ano”, reitera o executivo.
Em recente estudo da Opinion Box, Consumer Trends 2024, uma mudança nas preferências acerca do entretenimento fica visível. Uma média de 78% dos gamers optam por dispositivos móveis para jogar. É cada vez mais comum as marcas participarem dos universos de seus consumidores e as projeções de crescimento não se limitam somente às figuras colecionáveis.
As marcas têm muito espaço para potencializar suas vendas com datas sazonais. Considerando o perfil de compra do público geek, as empresas precisam estar atentas para fugir de comunicações tradicionais e explorarem novas perspectivas de um mercado em expansão.
“Uma tendência clara para o Dia do Orgulho Nerd deste ano é a gamificação das campanhas de marketing. Empresas estão utilizando elementos de jogos, como desafios, recompensas e competições, para engajar seu público de forma lúdica e interativa”, finaliza Rafael.