Ainda estamos em abril, mas maio está logo aí e, com ele, uma das datas mais esperadas pelo e-commerce nacional: o Dia das Mães – ocasião que só perde para o Natal em termos de importância e relevância. Para as lojas virtuais é mais uma oportunidade de aumentar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.
A época é excelente para colocar novas estratégias de venda em prática. Isso porque mesmo com a situação econômica não tão favorável, o Dia das Mães é uma data que o consumidor se esforça para conseguir presentear, pois há um grande apelo emocional. O lojista que souber como se aproveitar disso certamente terá bons resultados.
Para começar, vale investir na personalização de todo o e-commerce: preparar o site com banners, personalizar a logo, trocar a capa e avatar do Facebook (e demais redes sociais), usar cores que remetam à ocasião.
Em seguida, o lojista pode apostar na criação de uma landing page específica e personalizada para a data, em termos de SEO, essa é uma ação bastante importante. Um e-commerce de moda pode aproveitar para – além de separar os produtos por departamento, categoria e subcategoria – nomeá-las separadamente por “estilo”, por exemplo “mãe esportiva”, “mãe fashion”, “mãe executiva”, “mãe clássica”, etc. Assim, o consumidor pode encontrar mais facilmente o estilo de roupa que mais agrada a pessoa que irá presentear.
Outra estratégia que é possível colocar em prática (não só no Dia das Mães, mas permanentemente), é o “agregar valor” ao produto ou serviço que se está oferecendo, proporcionar algo a mais ao consumidor, incrementando sua experiência de compra.
Mas como? Quem compra no Dia das Mães, compra para presentear, então, que tal uma embalagem comemorativa de brinde? Dê isso ao seu cliente sem cobrar nada extra, ressalte que é um presente, um mimo especialmente pensado para ele e para pessoa que ele vai presentear. Complemente a embalagem com um cheiro especial, um cartão escrito à mão agradecendo a compra ou um cartão personalizado, em branco, para que o cliente entregue junto com o presente. Vale ainda apostar em um flyer ou folder personalizado explicando como a pessoa presenteada (ou a pessoa que comprou o produto) poderá proceder para solicitações de troca. Mesmo que toda a política de troca já esteja explicada no site da loja, em datas comemorativas é bom ressaltar isso, especialmente se a pessoa presenteada puder fazer a troca sem intermédio de quem a presenteou. Nesse caso, as instruções, mais do que necessárias, são indispensáveis.
É muito importante também destacar que, mais do que o normal, neste tipo de data o e-commerce deve honrar com o prazo de entrega prometido ao cliente, afinal, grande parte das pessoas compra para presentear. Então, de olho na logística! Se prometeu, tem que cumprir!
Além disso, para potencializar todas as ações relacionadas à data, é vantajoso que o empreendedor invista em marketing digital, pois assim como no comércio tradicional, é preciso mostrar-se, fazer-se aparecer. Aposte em links patrocinados para complementar o desempenho de SEO e prepare anúncios nas redes sociais.
Os e-commerces que estiverem mais relacionados com a data, como lojas de moda, acessórios, artigos femininos em geral ou lojas de moda e artigos para gestante podem ainda aproveitar a data para realizar sorteios e promoções especiais, que costumam levar muitos consumidores em potencial para a loja e suas redes sociais. Mesmo que eles não comprem em um primeiro momento, é possível que eles se interessem pelos produtos/serviços e acabem comprando futuramente.
Um estilo de ação que pode dar certo é promover um sorteio no mês de maio, que é o mês das mães, mas apenas para pessoas que realizarem compras na loja virtual desde o início do ano até abril, por exemplo. Isso incentiva o cliente que ainda não comprou a fazê-lo, ainda que seja uma compra mínima, para poder participar do sorteio. Vale destacar que esse tipo de campanha pode dar certo especialmente para e-commerces que já têm um volume de pedidos significativo. Lojas recentes e que têm poucos pedidos ao mês talvez não encontrem tantos benefícios.
De qualquer forma, as ideias são várias e a época é bastante propícia. Vale pesquisar, inspirar-se e colocar a criatividade em ação!