Logo E-Commerce Brasil

Dez dicas práticas para vender na sua loja física e online de forma simultânea

Por: Antenor Neto

Especialista em E-commerce na Tray

Especialista em e-commerce na Tray Commerce - Unidade de E-commerce Locaweb. Atuando há mais de sete anos no e-commerce, é Consultor Certificado Mercado Livre e já participou de vários projetos de consultoria para alavancar as vendas dos clientes internos da plataforma. Também é responsável pela criação e supervisão dos conteúdos da Escola de E-commerce.

Não é novidade para ninguém que a tecnologia tem mudado o mundo e transformado como vivemos, nos relacionamos e, claro, como consumimos.

Coisas que antes eram tidas como estranhas ou pouco convencionais passaram a ser tratadas como o novo normal. E para que seu comércio continue competitivo, é necessário se adaptar a essa nova realidade.

Vender pela internet, mais do que normal, se tornou necessário. E, principalmente após a pandemia, é muito difícil encontrar alguém que não consuma através da internet.

O consumo por meio de e-commerces aumentou consideravelmente, de forma que não possuir uma loja online, ou não vender em marketplace, se tornou um grande erro para qualquer marca.

Isso não significa de forma alguma que as vendas em lojas físicas devem ser deixadas de lado ou receber menos atenção.

Na verdade, ambas podem impulsionar uma à outra.

Possuir uma loja digital com a sua física é uma ótima forma de vender online e melhorar seu alcance e suas vendas, sem necessidade de grandes aumentos de despesas.

Por isso, hoje trouxemos dez dicas práticas para que você consiga vender tanto na sua loja física quanto na loja online.

Quais são as principais vantagens de vender online?

Antes de falarmos mais sobre como conciliar as vendas físicas com as vendas online, e inclusive utilizar uma para impulsionar a outra, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens das vendas digitais.

Isso porque muita gente apresenta de fato muita resistência com a possibilidade de abrir um e-commerce e começar a vender seus produtos pela internet.

Além de perder dinheiro, pois você poderia vender por ambos os canais, essa resistência torna a sua empresa menos competitiva e conhecida quando comparada com os concorrentes.

Aumento de público e de vendas

Uma das principais vantagens de possuir uma loja online é justamente o seu alcance, que tende a ser bem mais amplo do que o de lojas físicas.

Enquanto um comércio convencional depende de os clientes irem até o estabelecimento, os comércios digitais podem ser acessados por usuários em qualquer lugar do mundo.

É óbvio que você não terá condições de transportar o seu produto para qualquer lugar no mundo, mas só de realizar entregas para o Brasil todo você já aumenta consideravelmente o seu público consumidor.

Ou seja, mais gente poderá ter contato com a sua marca, o que implica um aumento de vendas para a sua loja e, portanto, um maior faturamento.

Baixo investimento

Outro diferencial significativo do comércio digital é o seu baixo custo de investimento, tanto inicial quanto para manutenção.

Basta pensar em todo o conjunto de gastos que você teve para abrir e manter a sua loja física, como aluguel de um espaço, conta de luz, funcionários e até mesmo impostos, que tendem a ser mais elevados.

Com um e-commerce, essas despesas se tornam muito menores, já que você não precisa ocupar um espaço físico, e o número de funcionários que você precisa para manter uma loja digital funcionando é bem mais baixo do que em uma loja física.

Em suma, tanto o investimento inicial quanto o custo mensal de uma loja online costumam ser bem inferiores às suas despesas convencionais.

Se você somar isso ao aumento de vendas citado no tópico anterior, você perceberá que existe uma ótima oportunidade para aumentar os seus lucros.

Possibilidade de vender sem estoque

Mais uma possibilidade que tem ganhado força no mercado, graças ao crescimento das lojas digitais, é o chamado dropshipping.

Para quem não conhece, esse conceito consiste na prática de administrar uma loja virtual que não possui nenhum tipo de estoque.

Ou seja, na prática, o seu e-commerce vai atuar como um intermediário entre o cliente e os fornecedores, comprando os produtos deles sob demanda.

As principais vantagens dessa prática são a redução de custos e de riscos, já que você não precisará arcar com as despesas de um espaço para armazenar seu estoque. E todas as preocupações relacionadas, nem correr o risco de algum produto não vender e você sair no prejuízo.

Mais uma vez, as lojas online oferecem uma maior possibilidade de lucro com redução de custos.

Como isso pode não ser vantajoso?

Altas chances de sucesso

Por fim, mas não menos importante, as chances de você obter sucesso com uma loja digital são grandíssimas, ainda mais se você já possui uma loja física.

Aproveitando-se do seu conhecimento do mercado no qual você está inserido, tudo que você precisará fazer é se adaptar ao mundo digital.

Com isso, você terá que gerir um negócio com muito menos despesas e com um público potencial bem maior para vendas.

Sem contar que as lojas digitais ficam abertas 24 horas por dia, todos os dias do ano, ou seja, não tem como dar errado!

Como ter sucesso nos dois canais?

Agora que você foi apresentado a algumas das principais vantagens de abrir uma loja online com a sua física, já deve ter ficado mais receptivo a essa ideia, não é mesmo?

Sendo assim, precisamos avançar para a próxima fase da conversa, na qual explicaremos um pouco mais sobre como fazer para conciliar bem ambos os canais.

Afinal de contas, por mais experiente que você seja no ramo do comércio, o varejo digital possui algumas características mais peculiares, e às quais você precisa estar atento.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a ter sucesso em ambos os canais.

1. Escolha uma plataforma que facilite a integração dos dois cenários

Um dos elementos mais importantes na abertura de uma loja digital é a plataforma que você utilizará para gerir o seu negócio.

Além de diversas funcionalidades ligadas aos meios de pagamento, automação de processos, escolha do mix de produtos e até mesmo divulgação, uma boa plataforma deve facilitar a integração entre a sua loja digital e a física.

Esse processo ocorre por meio de um ERP (Enterprise Resource Planning) e tem como função automatizar uma série de processos entre ambos os canais.

Um dos pontos mais importantes é a gestão do estoque de ambos os canais de forma simultânea.

Ou seja, se você realizar uma venda online, quando o produto for descontado do estoque, ele atualizará também no seu controle da loja física, e vice-versa.

Isso é fundamental para a saúde da sua marca, uma vez que qualquer confusão ou falha com relação a isso pode resultar na venda de um produto que você não possui e gerar uma grande dor de cabeça.

2. Entenda bem o seu público online

Outro ponto muito importante é o mapeamento do seu público online e das lojas físicas, a fim de identificá-los.

Existem dois motivos para isso.

O primeiro é evitar que surja concorrência entre as lojas. Afinal de contas, elas devem se complementar, e não disputar os mesmos clientes.

Já o segundo motivo é que, via de regra, os públicos da loja física e da loja digital tendem a ser diferentes, mesmo quando estamos falando da mesma marca.

Sendo assim, se você planejar suas campanhas de marketing, comunicação e demais estratégias, imaginando ser o mesmo público-alvo, você pode cometer um grande erro.

3. Ofereça diferenciais na loja física e online

Indo na mesma linha do tópico anterior, se os públicos de cada canal são distintos, você deve apresentar diferentes estratégias em cada um.

De forma geral, no público digital, a adoção de promoções ou estratégias de fidelização relacionadas aos preços dos produtos tendem a ser bem eficientes.

Seja na forma de um desconto progressivo ou então algum programa que permita o acúmulo de pontos, ambas as abordagens costumam ser bem vistas pelos clientes digitais.

Além disso, é importante se atentar à otimização e à responsividade do site, e a coisas como funil de vendas e jornada do cliente.

Já no caso do consumidor de loja física, as prioridades tendem a ser diferentes e, portanto, as estratégias também devem ser.

De forma geral, esse grupo de clientes tem mais pressa na aquisição do produto, querendo sair logo com ele em mãos.

Por isso, é sempre importante ter um atendimento rápido e de qualidade, com o item já separado no estoque.

Além disso, o contato é muito importante, então pode ser uma boa abordagem oferecer amostras grátis para que o cliente possa testar o produto antes de concluir a compra.

4. Adote uma estratégia multicanal

Possuir uma estratégia multicanal coesa e bem formulada é fundamental para garantir que tanto a sua loja física quanto a digital vendam bem.

No caso, você deve identificar o público-alvo em cada meio para pensar nas abordagens mais adequadas para cada um.

Entretanto, você não deve se limitar apenas a isso, podendo ir além, fazendo com que os clientes interajam e conheçam ambos os meios.

Uma boa prática para tal é incentivar que o cliente da sua loja física acesse e curta a página da sua marca nas redes sociais ou até mesmo oferecer a possibilidade de ele receber e-mails com ofertas e promoções.

5. Mantenha a sua identidade visual

A identidade visual é um dos pontos mais importantes de qualquer marca.

É justamente ela que faz com que o cliente vincule determinadas cores, símbolos e nomes com a sua empresa. Portanto, é importante manter a coerência.

Sendo assim, tente manter alguns padrões com relação às cores, fontes e imagens utilizadas entre as campanhas nas mídias físicas e no mundo digital.

Dessa forma, além de passar um ar de maior profissionalismo, você gera uma maior sensação de identificação do consumidor com a sua empresa.

6. Mapeie os seus custos

Inevitavelmente, uma estratégia de marketing multicanal demandará alguns recursos e investimentos da sua parte.

Por mais que seja possível lidar com algumas coisas pessoalmente, dificilmente você conseguirá fazer tudo sozinho, e eventualmente precisará contar com alguém para realizar um blog post ou financiar uma campanha paga.

Ou seja, para manter a saúde financeira do seu negócio, busque identificar todos os seus potenciais custos e mensurá-los. Assim, você poderá separar um orçamento próprio para isso.

Dessa forma, você evita que as despesas saiam do controle e consegue manter as finanças em ordem.

7. Mensure resultados

Esse ponto é importante para qualquer estratégia, em qualquer lugar, em qualquer canal, a qualquer momento.

Estamos falando da mensuração e do acompanhamento de resultados das estratégias adotadas pelo seu negócio.

Utilizando algumas métricas como os KPIs, você consegue acompanhar e mensurar os resultados de diversos pontos da sua empresa, entendendo quais canais ou estratégias precisam ser aperfeiçoados.

8. Escolha bem seus canais de venda

Os canais de venda são os diversos meios pelos quais o cliente pode ter contato com a sua marca para realizar uma compra.

Um e-commerce, as redes sociais e o e-mail marketing são alguns exemplos de canais de vendas diferentes.

De forma geral, pessoas diferentes preferem utilizar cada canal. Ou seja, uma campanha feita em um canal pode encontrar um público diferente em cada meio.

Sendo assim, tente identificar quais os canais que possuem o melhor público para a proposta da sua marca, de forma que você possa alocar os seus esforços onde for mais produtivo.

9. Disponibilize várias opções de pagamento

Do ponto de vista do cliente, quanto mais opções de pagamento, melhor. Assim, ele poderá escolher aquela que se adapta melhor às suas condições naquele momento.

Entretanto, do ponto de vista de uma empresa, algumas opções podem resultar em taxas e limitações não tão interessantes, enquanto outras oferecem mais benefícios.

Por isso, busque sempre oferecer o máximo possível de opções, mas esteja sempre atento às condições de cada contrato – em especial, itens como cláusulas de fidelidade e outros semelhantes.

10. Foque na experiência do cliente

Poucas coisas são mais importantes para o cliente do que a qualidade do seu atendimento e a experiência como um todo em sua loja. Vale ressaltar que isso vale tanto para as lojas físicas quanto para as digitais.

No caso, um site que demora para carregar ou que possui muitos procedimentos para a conclusão da compra tende a oferecer uma experiência demorada, frustrante e pouco eficiente para o cliente.

Enquanto isso, ele pode simplesmente trocar de aba e realizar a compra em outro portal.

O que você acha que ele escolherá?

Nas lojas físicas, esses pontos também são importantes.

A forma como o consumidor é atendido, a atenção dada a ele e o tempo que leva para concluir sua compra também interferem na sua satisfação.

Oferecer uma boa experiência com um atendimento humanizado e eficiente é a melhor forma de cativar o cliente, garantir a venda e, eventualmente, até mesmo fidelizá-lo.

Possuir uma loja digital com a sua física é uma ótima forma de vender online e melhorar seu alcance e suas vendas, sem necessidade de grandes aumentos de despesas.

É claro que é preciso se adaptar e realizar uma integração entre ambos os canais, mas, conseguindo organizar bem todos esses pontos, você tende a melhorar muito o desempenho da sua marca.