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Datas comemorativas para vender no e-commerce dos EUA

Por: Marina Gil

Copywriter na Globalfy

Formada em jornalismo pela PUCRS, atua como redatora com experiência em criações estratégicas de conteúdos para redes sociais, SEO, endomarketing e assessoria de imprensa. Na Globalfy, escreve sobre o mercado americano e desenvolvimento de negócios.

Abrir uma empresa nos Estados Unidos oferece uma infinidade de oportunidades para empreendedores expandindo para o mercado global, desde o alcance de novos clientes até a estabilidade proporcionada por uma moeda mais forte. No entanto, há uma vantagem adicional que muitos não consideram: o calendário. Para os e-commerces globais, os feriados, as datas comemorativas e até mesmo as estações em diferentes regiões representam novas possibilidades de vendas.

Embora muitas das datas que conhecemos sejam comuns em outros países, ter um negócio global abre as portas para mais celebrações, tradições e eventos relevantes para impulsionar as vendas.

Embora muitas das datas que conhecemos sejam comuns em outros países, ter um negócio global abre as portas para mais celebrações, tradições e eventos relevantes para impulsionar as vendas. Com isso, empreendedores podem criar campanhas de marketing e estratégias específicas para cada região, adaptando-se às preferências e expectativas locais.

Por que aderir ao calendário local?

As datas comemorativas são momentos em que os consumidores estão preparados para fazer compras. No caso do mercado americano, já é esperado pela população que alguns dias tragam ofertas e descontos. Por exemplo, durante a comemoração do Labor Day (Dia do Trabalho), os americanos estão acostumados a fazer compras de móveis e eletrodomésticos. Assim, muitos esperam e guardam seu dinheiro para aproveitar a data.

Além disso, ao adentrar o mercado do hemisfério norte, surgem oportunidades para comercializar produtos sazonais em momentos distintos dos do Brasil, tendo em vista as diferenças nas estações do ano. Por exemplo, produtos de verão podem ser vendidos em um momento em que o Brasil está no inverno, e vice-versa. Assim, seu lucro será melhor distribuído ao longo do ano, evitando os problemas enfrentados durante a baixa temporada.

Não se trata apenas de aproveitar os períodos de maior rentabilidade; alinhar-se ao calendário local dos clientes também pode fortalecer a lealdade e a conexão dos consumidores com sua marca. Ao participar de eventos locais e celebrar feriados regionais, sua empresa demonstra um compromisso com a comunidade, estabelecendo uma base de clientes mais leal e engajada.

Melhores períodos de vendas nos EUA

As datas comemorativas tradicionais, como Natal e Dia das Mães, estão entre as mais relevantes para o comércio nos EUA. Em maio, a National Retail Federation (NRF) previu que os americanos planejavam gastar mais de US$ 35,7 bilhões em presentes, principalmente com cartões, flores, joias e eletrônicos. A busca por presentes de Natal no país começa em novembro e estende-se até o fim do ano. O período conhecido como Holiday Season arrecadou US$ 39,76 bilhões em vendas no e-commerce, de acordo com dados da Colliers.

Porém, nos últimos anos, outros dias também têm se destacado e estão virando alguns dos períodos mais valiosos para negócios que expandem para o mercado americano. Em 2023, o Prime Day e a Cyber Monday foram alguns dos mais lucrativos para e-commerces. Os descontos promovidos pela Amazon nos dias 11 e 12 de julho arrecadaram US$ 12,7 bilhões em 2023, de acordo com dados do Statista. Já a Cyber Monday, que foi em 27 de novembro de 2023, foi a campeã de ganhos no e-commerce durante a Cyber Week, que começa no feriado Thanksgiving, com mais de US$ 12 bilhões. A pesquisa da Adobe Analytics também mostrou que em 2023, de quinta-feira a segunda-feira, o comércio nos EUA bateu recorde com arrecadação de US$ 38 bilhões.

Outras datas tradicionais, como a Páscoa e o Dia dos Pais, têm alcançado novos patamares. Em 2023, a NRF previu que a Páscoa arrecadaria US$ 24 bilhões nos EUA em categorias como doces, presentes e alimentos. Comemorado em junho nos EUA, em vez de agosto, o Dia dos Pais também bateu recordes, chegando a US$ 22,9 bilhões em vendas.

Para empreendedores chegando ao mercado americano, algumas datas diferentes vão chamar a atenção. Como o Labor Day citado acima, o Memorial Day, que homenageia as tropas americanas, é marcado por promoções na categoria casa, com descontos em móveis e eletrodomésticos. Outro exemplo é o Valentine’s Day, que, apesar de estar ganhando força no mercado brasileiro, é uma tradição estadunidense. A NFR previu que os consumidores americanos tenham gastado US$ 14,2 bilhões com presentes para celebrar o dia 14 de fevereiro.

Calendário de datas comemorativas do mercado global

Como aproveitar as datas comemorativas do e-commerce americano?

Cada feriado tem seu próprio contexto e impacto no mercado, e as empresas podem aproveitar essas datas para impulsionar seu lucro e fortalecer sua presença no mercado.

Porém, além de conhecer o calendário americano, a melhor forma de aproveitar todas essas oportunidades é estabelecendo uma empresa no país. Dessa forma, é possível fazer vendas com facilidade para um público que está acostumado com essas datas – e tem grandes expectativas.

Atualmente, existem parceiros que vão diminuir as barreiras na hora de levar seu negócio aos EUA. Com apoio para as partes mais burocráticas do processo, suporte contábil e fiscal, além de atendimento personalizado, você pode começar a vender focando na sua estratégia e nas campanhas de marketing que vão impactar os períodos mais lucrativos no país.