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Como funciona o imposto sobre vendas nos EUA?

Por: Marina Gil

Copywriter na Globalfy

Formada em jornalismo pela PUCRS, atua como redatora com experiência em criações estratégicas de conteúdos para redes sociais, SEO, endomarketing e assessoria de imprensa. Na Globalfy, escreve sobre o mercado americano e desenvolvimento de negócios.

Conhecer o mercado americano é apenas um dos passos que empresários do e-commerce precisam tomar ao expandir para os EUA. Um exemplo disso é o Sales Tax: o imposto sobre vendas cobrado no país pode ser uma armadilha para empreendedores brasileiros que não estão familiarizados com as nuances do sistema tributário americano.

Descubra mais sobre esse imposto.

O que é o Sales Tax?

O Sales Tax é um imposto cobrado ao consumidor final de um produto ou serviço. Apesar de ser pago pelo comprador, esse imposto é responsabilidade da empresa que está fornecendo o bem. Ou seja, o vendedor será responsável por cobrá-lo de seus clientes e repassar para o órgão fiscal responsável.

Levando em consideração o mercado brasileiro, esse imposto pode ser comparado com o ICMS. Assim como no Brasil, o valor que será cobrado varia em diferentes localidades. A alíquota será determinada pelo estado ou até mesmo o município onde a compra será realizada.

Para realizar o pagamento, a empresa pode precisar de uma licença para fazer a cobrança e se manter em conformidade com as autoridades locais. Leve também em consideração que existem estados que não cobram Sales Tax, são eles: Alaska, Delaware, Montana, New Hampshire e Oregon.

Como saber se o imposto sobre vendas será cobrado?

Até alguns anos atrás, o Sales Tax era cobrado apenas nos estados onde a empresa tinha presença física. Porém, desde 2018, as regras mudaram. Para e-commerces, o imposto pode ser cobrado no estado de destino ou no estado de origem, dependendo de onde a empresa tem nexo econômico.

Os estados em que sua empresa terá que pagar imposto sobre vendas são definidos pelo nexo econômico. Isso significa que cada vez que sua empresa tiver um determinado volume de atividades em uma área, o imposto deverá ser aplicado. Confira a seguir como determinar o nexo:

– Estado de registro: na maior parte dos casos, o Sales Tax deve ser cobrado de todos os clientes com endereço no estado em que seu negócio está registrado.
– Presença física no estado: se você utiliza um warehouse fora do estado em que a empresa está registrada, você deve recolher Sales Tax para as vendas dos clientes que estiverem no outro estado.
– Atividade econômica: a partir de um volume determinado de transações realizadas em um estado no período de 12 meses, passa a ser necessário coletar Sales Tax naquele local também. Na maior parte dos estados, a cobrança será necessária quando seu produto tiver mais de US$ 100 mil em vendas anuais, porém esse limite pode ser diferente.

Depois de entender os estados em que sua empresa possui nexo, será necessário entender como o imposto é cobrado em cada estado. Estados como a Flórida são considerados estados de destino, ou seja, a cobrança será feita no local em que o comprador receber o produto. Já para estados de origem, como o Texas, a cobrança será sempre feita no estado de registro, isso significa que a taxa cobrada será sempre a mesma.

Como calculo as alíquotas para meus produtos?

Principalmente para quem não está acostumado com as taxas e regras do Sales Tax, calcular os gastos com esse imposto pode ser complicado. Cada estado e localidade terá suas próprias alíquotas, isenções e exceções. Por isso, o primeiro passo é definir onde o imposto sobre vendas precisa ser pago. Depois disso, o valor exato vai ser uma porcentagem do preço do produto vendido. Por exemplo, se o produto custa US$ 10 e o Sales Tax do seu estado é de 5%, a taxa adicionada ao preço do produto será US$ 0,50.

Algumas ferramentas, como o TaxJar, podem ajudar a descobrir a alíquota que você terá que cobrar com integrações em diferentes sistemas de vendas. Além disso, marketplaces e plataformas de e-commerce possuem recursos integrados para realizar o cálculo do imposto sobre vendas, como é o caso da Amazon – que também realiza o recolhimento da taxa automaticamente – e do Shopify.

Como cuidar do imposto sobre vendas nos EUA?

Embora as ferramentas automatizadas possam ser úteis, compreender verdadeiramente as taxas e regulamentações específicas que se aplicam ao seu negócio é essencial. Os especialistas podem oferecer orientação personalizada, ajudando a identificar como o imposto sobre venda será cobrado a cada transação e garantindo que os registros e pagamentos sejam feitos corretamente e dentro do prazo.

Contar com o apoio especializado vai ser essencial para evitar complicações legais e financeiras ao cuidar do seu Sales Tax. Apesar de ser pago pelo consumidor, é obrigação do vendedor conhecer como o imposto será cobrado, remeter nas datas estabelecidas em cada estado e manter todos os registros organizados. Caso o Sales Tax não seja entregue, a empresa poderá ser submetida a uma auditoria e enfrentar acusações criminais.

Para o empreendedor internacional, profissionais especializados na legislação tributária dos EUA vão oferecer insights exclusivos para acompanhar mudanças nos seus impostos e otimizar a gestão fiscal do seu e-commerce. Assim, você não apenas simplifica o processo tributário, mas também fortalece as bases do seu negócio no mercado americano.