Com esse raciocínio, é fácil identificar que o usuário não comprará um presente de Dia dos Namorados, por exemplo, na data — como acontece nas lojas físicas.
Por que criar campanhas em datas sazonais?
As datas sazonais ou datas comemorativas são pontos-chave para potencializar suas vendas.
Dessa forma, mesmo que seu e-commerce já tenha um bom volume de vendas, é interessante usar dessa estratégia para vender mais, aumentar o ticket médio da loja e até gerar um melhor giro de estoque.
Quais datas importantes em 2021?
Fique de olho no calendário do e-commerce 2021. Existem datas mais segmentadas, onde nem todo e-commerce possui grande ramo de atuação, como: Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, etc. Contudo, existem datas onde todos os nichos de lojas virtuais podem, e devem, participar, como Dia do Consumidor e Black Friday, por exemplo.
Como se destacar em campanhas sazonais?
Aqui vão algumas dicas para sua loja se destacar ao criar uma campanha sazonal.
Promoções
Preço no e-commerce é principal ponto de decisão de compra. Imagine que, diferente de uma loja física, o cliente leva segundos para fazer um comparativo de preços.
Logo, lojas em promoção são um atrativo e tanto para se destacar. Portanto, realize promoções que correspondam à data, mas que não ofereçam prejuízo para seu negócio.
Investimento em marketing
O investimento em marketing é fundamental para ter sucesso. De fato, não há sentido em ter excelentes promoções, se ninguém chegará até a loja.
Por esse motivo, invista em uma boa identidade visual para a sua campanha e reserve investimento para os canais de vendas. Assim, sem sombra de dúvida, você potencializará o sucesso de sua campanha.
É importante também, que a identidade visual e tom de fala de toda a comunicação, esteja alinhada com seu negócio, público, data sazonal e estratégia.
Combo de produtos
Outra opção para ser atrelada as promoções é a criação de combos de produtos.
Nos combos (ou kits) de produtos, o lojista consegue reunir diversos produtos em apenas um. Desta forma, pode aplicar descontos em cima do valor total de todas as peças.
Essa estratégia impulsiona vendas, pois o cliente fica com a vantagem de levar mais por menos.
Para o lojista, a vantagem é aumentar o ticket médio da loja e incentivar a venda de produtos parados no estoque.
Cupom de desconto
O cupom de desconto é um clássico do e-commerce, mas sempre um coringa.
Ele pode ser disponibilizado nos canais de venda e segmentado, dependendo, claro, da plataforma de e-commerce utilizada.
Desta forma, quando o cliente já está planejando a compra e se depara com um cupom de desconto em seu e-mail, Facebook, Instagram, etc, as chances de venda aumentam consideravelmente.
Contudo, lembre-se sempre de oferecer um desconto que não leve prejuízo para a sua loja.