Logo E-Commerce Brasil

Crise ou oportunidade? A postura do empreendedor é o que determina!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Crise econômica. A combinação destas duas palavrinhas tem o poder de assustar qualquer um. Seja empresário ou consumidor, todo mundo sente os efeitos e sintomas da instabilidade financeira do País. Mas o cenário não precisa ser o apocalipse dos empreendedores. O fato é que toda crise traz em si desafios e oportunidade de inovação, na mesma medida.

Para o empresário, à primeira vista, esta é uma perspectiva que assusta e quase sempre cortar gastos é a palavra de ordem. O que pode sim ser parte da solução. No entanto, ações que deveriam ser contínuas, acabam por serem cortadas do orçamento. E é exatamente aí que mora o perigo. O corte de gastos pode existir, sim, mas em áreas que não comprometam o resultado da empresa ou diminuam ainda mais o volume de vendas.

E se o objetivo é vender em um cenário menos favorável, cortar investimentos em marketing não parece uma alternativa muito coerente. E não é! Em momentos de crise é necessário otimizar os investimentos, cada Real investido deve trazer retorno, pois será necessário recuperar o cliente que se perdeu em meio à desconfiança existente nestes períodos de instabilidade financeira.

Assim, o pensamento estratégico em comunicação se torna vital para o negócio. A crise abala as estruturas da sociedade? Sim. Mas é esse o momento de encontrar soluções criativas. É preciso dizer ao cliente que você quer vê-lo novamente em sua loja. É preciso, então, dar motivos para que ele queira voltar.

Estreitar o relacionamento com o cliente é uma boa saída. Estratégias consistentes em mídias sociais podem ter um custo razoável e cumprirem esse papel. Mas para isso, é preciso conhecer seu público, saber sobre seus gostos, comportamento de compra e a partir disso traçar uma linha de ação.

Trabalhar com campanhas de e-mail marketing também é uma alternativa para ser visto por seus clientes e fazer com que seus produtos e ofertas cheguem até eles. Mas lembre-se, não é momento para gastar sem ter altas chances de retorno, então invista em listas de e-mails segmentadas, crie ofertas para grupos específicos de clientes e colha resultados.

Apesar de o cenário econômico atual não ser favorável para a maioria dos empresários há quem esteja conseguindo driblar a crise. O comércio varejista online é um exemplo.

Segundo o relatório mensal SpendingPulse realizado pela MasterCard Advisors as vendas totais no varejo durante o mês de março (excluindo automóveis e materiais de construção) aumentaram 4,1%. Apenas 0,1% a mais do que no mesmo período de 2014. Em contrapartida, as vendas do e-commerce cresceram 17,1% no comparativo anual de março.

O fato é, quando se trata de negócio, seja ele físico ou virtual é preciso saber como trabalhar. Não basta que sua empresa tenha uma página no Facebook e um e-mail institucional. É necessário saber usar isso a seu favor. Quais ações terão mais ou menos efeito? Como conversar com meu cliente? Que linguagem utilizar? Quais recursos multimídia são mais interessantes? Em quais redes sociais devo inserir meu negócio?

Crie oportunidades. Construa saídas inteligentes para os momentos ruins. E na dúvida, busque a ajuda de um especialista. Afinal, o barato pode sim sair muito caro!