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Copa do Mundo e Black Friday: como o lojista deve se preparar para marcar um gol nas vendas?

Por: Cláudio Dias

Co-founder e CEO da Magis5

Co-founder e CEO do Magis5, possui vasta experiência em varejo e e-commerce. Formado em Direito e com MBA, também tem uma formação consolidada em gestão e governança de empresas tech.

Não é apenas a melhor seleção de futebol que vai se destacar na Copa do Mundo 2022, mas os sellers mais estratégicos. Os dados indicam que o período será promissor para o e-commerce no país. 79% dos brasileiros estão animados para o torneio, segundo pesquisa realizada pela Toluna.

E com a Black Friday próxima ao evento, um levantamento feito pela Behup em maio deste ano mostra que 56% dos pesquisados afirmaram que irão comprar algum produto por conta da Copa.

Copa do Mundo e mais motivos de apostar vender nessa data

O torneio no Catar começa em 20 de novembro e a estreia do Brasil no evento é no dia 24. A mudança do meio para o final do ano pode fazer com que os que acompanham o esporte estranhem, mas o motivo está por conta do clima do Oriente Médio, que no período habitual do Mundial tem altas temperaturas e, de tal maneira, traz ainda maiores oportunidades aos empreendedores.

A Black Friday 2022 acontece no dia seguinte ao primeiro jogo do Brasil, 25, e o mês inteiro já é conhecido pelas ações promocionais, como Black November e Cyber Monday, que são excelentes oportunidades para os vendedores aumentarem suas vendas.

Os horários dos jogos também favorecerão o comércio, pois vão acontecer no final da tarde e é um período no qual as pessoas estão despertas, ao contrário do que já ocorreu em alguns anos, com disputas de madrugada.

Há outros fatores que levam a acreditar em uma alta de vendas em virtude da Copa. Foi o que avaliou Alexandre Crivelo, diretor de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABRACom).

“Esse ano teremos a Copa do Mundo, que deve alavancar bastante a venda de artigos esportivos e eletrônicos, como TVs. Além disso, outros fatores que estamos levando em conta são a leve queda no desemprego e também os auxílios que o governo está disponibilizando para população, que devem gerar uma boa injeção de dinheiro no mercado”, afirmou.

Então, tudo colabora para um bom desempenho do comércio eletrônico, seja em lojas virtuais ou em vendas em marketplaces.

Porém, os empreendedores devem ter consciência de que há muita concorrência, e preparar-se o quanto antes é o caminho para se destacar durante o evento. Seja por meio de adquirir produtos do seu nicho que estarão em alta ou aprimorar suas ações e estratégias.

A Copa e a Black Friday geram expectativas positivas por parte de diversos especialistas.

Quais são os produtos em alta para a Copa do Catar?

Em um primeiro momento, podemos nos enganar ao pensar que somente determinados setores serão beneficiados com a movimentação da próxima Copa, mas diversas categorias terão oportunidades de vender mais. E, para quem trabalha com uma variedade maior de produtos, vale a pena investir em alguns mais promissores para a temporada de Copa do Mundo.

Vamos destacar, primeiramente, os com mais destaque:

TVs e eletrônicos

A venda de novos televisores sempre foi marcante no período da Copa do Mundo. Neste ano, houve uma queda no interesse. No entanto, ainda é um dos produtos mais promissores para vendas para este ano.

De acordo com dados da Nielsen divulgados em seu webinar “O campo é a nossa casa: como a Copa do Mundo 2022 está influenciando no consumo para a Black Friday?”, os bens de consumo duráveis como eletrodomésticos e celulares representam aproximadamente 59% e 57%, e são os mais propensos a vender no período.

De tal maneira, essa é uma excelente oportunidade para alavancar vendas de itens com ticket médio maiores, mesmo que eles tenham algum tipo de desconto por conta da Black Friday.

Roupas, acessórios e artigos da seleção para torcer pelo Brasil

Camisas e roupas da seleção sempre são destaque em ano de Copa. No campeonato anterior, representavam aproximadamente 59% das intenções. Neste ano, 47% do público pretendem comprar roupas relacionadas ou oficiais do Brasil, segundo a pesquisa do Toluna citada anteriormente.

Os dados da Nielsen, também citados no tópico anterior, reforçam ao apontar vestuário em terceiro lugar, com 56% das intenções de compra para esse período de alta vendas.

Carnes, bebidas e petiscos

Embora não sejam as mercadorias mais fáceis de vender online, já existem diversas pessoas que realizam as compras nos e-commerces por meio de aplicativos e, com a alta intenção de compra do público, achamos necessário colocar o setor de alimentação para entendermos melhor o comportamento do consumidor durante as partidas.

Afinal, em jogos, as pessoas estarão reunidas comendo petiscos, realizando tradicionais churrascos com bebidas e consumindo carne.

Entre os produtos alimentícios que o brasileiro mais deseja consumir nesta Copa estão:

    O mais indicado é que o seller destaque esses produtos nas campanhas de marketing e vendas durante o período. A parte criativa da comunicação – texto, imagens e outros – deve remeter ao evento esportivo e à oportunidade de reunir a galera ou a família para as partidas. Assim, as chances de despertar o interesse são maiores.

    Com essas duas datas próximas, as chances de vender mais são grandes.

    Copa do Mundo + Black Friday 2022: grandes chances de vitória nas vendas

    Com a primeira partida do Brasil sendo no dia 24 de novembro, às vésperas da Black Friday, há expectativas de que os produtos relacionados à Copa do Mundo também sejam afetados pelos descontos do período, que pode iniciar desde o começo do mês até a Cyber Monday.

    Portanto, para os lojistas, significa ainda mais oportunidades de utilizar o tema do torneio em seus canais de venda e de comunicação para atrair mais público e, como consequência, mais vendas.

    Categorias mais promissoras da Black Friday 2022

    A “dobradinha” Black Friday e Copa do Mundo possui similaridade na intenção de compra do público. Em uma pesquisa de consumo realizada pela Behup em maio deste ano, as seguintes categorias foram destaque:

      Além disso, a pesquisa ainda aponta que, daqueles que irão comprar algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.

      Como foi a jornada de compra na Black Friday em 2021?

      Uma pesquisa realizada pela All In em parceria com a Opinion Box sobre a jornada de compra de 2021 na Black Friday mapeia alguns dados de comportamento que servem como análise para este ano, como veremos a seguir:

      60% dos clientes disseram que comprariam na data

      No ano de 2021, 60% dos entrevistados afirmaram que comprariam na época, enquanto 24% não tinham certeza. Contudo, a Black Friday faturou R$ 5,4 bilhões, aumento de 5,8% em relação a 2020, de acordo com dados da Neotrust.

      Portanto, com uma maior movimentação este ano, as expectativas são de que a Black Friday de 2022 tenha mais faturamento pela Copa do Mundo.

      48% dos consumidores interagem mais com anúncios de redes sociais próximos à data

      A estatística indica que o seller deve intensificar a publicidade no período que antecede a Black Friday. Cria-se uma grande expectativa por achar os produtos em uma das datas promocionais mais aguardadas do ano. Então, o consumidor fica mais atento às ofertas, e as chances de conversão são maiores.

      Outros dados interessantes de analisar para criar estratégias são que o WhatsApp, separadamente, representa 26% da preferência do consumidor, e 47% preferem por e-mail, dando maiores possibilidades aos lojistas.

      52% se cadastram nas lojas à espera de cupons

      O objetivo da Black Friday é encontrar o melhor preço em produtos que já estão na lista há tempos ou aproveitar as oportunidades da data. Dessa forma, os cupons estão alinhados ao que se espera, afinal, os consumidores estão mais propensos a fornecer seus dados caso tenham um benefício claro como esse para ganhar descontos, frete grátis ou mesmo cashback.

      Como preparar uma loja virtual para a Copa do Mundo deste ano?

      Agora, é preciso ter práticas assertivas para aproveitar o melhor dessas datas para as vendas virtuais.

      Preparar-se o quanto antes para este último trimestre do ano, o qual possui diversas oportunidades para as lojas virtuais, e não ter consequências nos marketplaces, como perda de reputação causados por prazos fora do estipulado, falta de estoque, entre outros, é essencial.

      Além do mais, as ações para atrair novos clientes no período do torneio já devem ser feitas pelo empreendedores, que devem adaptar sua loja virtual, seja por meio de novas imagens relacionadas à Copa nas redes sociais, em banners nos marketplaces etc. Tudo isso é essencial para gerar identificação e aproveitar a alta do evento.

      Usar o tema nas campanhas de marketing e vendas

      A Copa do Mundo mexe com as emoções do brasileiro. O país é um dos mais apaixonados por futebol e usar o tema nas campanhas tende a promover alta conexão com o comprador. Assim, é indicado usar as cores da seleção, fazer alusão ao torneio em copies, seja em seus anúncios, em ads, redes sociais, vídeos e outros meios de comunicação em que a loja está inserida.

      Contudo, é necessário tomar cuidados ao utilizar o nome de marcas relacionadas à Copa nas redes, e vale verificar o manual da FIFA para não ter problemas.

      Personalizar a loja virtual

      Como acontece no comércio tradicional, usar o tema Copa do Mundo no e-commerce também promove conexão com os consumidores. Criar layouts, como já dito, relacionados ao torneio atrai mais pessoas engajadas com o evento, o que possibilita ter maiores vendas.

      Destacar os itens relacionados à Copa em banners e espaços privilegiados do site e nos marketplaces – inclusive pelos serviços de advertising presentes em algumas plataformas – também é indicado.

      Oferecer frete grátis

      A pesquisa da Opinion Box também mostrou que 56% dos clientes desistiram das compras na Black Friday 2021 por causa do frete alto. Por outro lado, o valor de entrega baixo estava entre os três fatores de fidelização nas lojas online. A estatística é da Black Friday, mas há muitos outros estudos que mostram como essa é uma barreira para o cliente.

      Dessa forma, apostar no frete grátis é uma tática que tende a dar muito certo. O seller não pode se esquecer de considerar o impacto desse benefício na precificação para que a venda seja lucrativa.

      Oferecer promoções e cupons relacionados à Copa

      A Copa começa no período com mais promoções. Assim, realizar promoções que associam ao torneio é uma ação bastante promissora. Os cupons, como já mostramos, são bem esperados por visitantes, que procurarão lojas que, além de fretes baratos e estejam em plataformas confiáveis, ofereçam mais benefícios a eles.

      Usar códigos como “BRASILHEXA” e outros similares pode aguçar o senso de urgência para a compra. Fica claro, assim, que a condição só é válida para a Copa do Mundo.

      Ter preços atrativos e justos

      O preço baixo é uma das características que impactam a fidelização em uma loja. Mas os profissionais do e-commerce sempre devem realizar os cálculos corretos para não operar sempre no prejuízo.

      Se for o caso, vale a pena pensar em uma meta mais alta de venda para compensar o ticket menor, utilizar estratégias de queima de estoque de produtos baratos, como a curva ABC e o cross-selling, e variar os preços de acordo com as comissões de cada marketplace.

      Vale lembrar que os consumidores estão cada vez mais atentos às práticas da chamada “Black Fraude”, onde empresas utilizam falsas promoções ou aumentam muito o preço de um produto dias antes da Black Friday para, assim, na data, inserir valores iguais ou até maiores do que em outras datas do ano.

      Portanto, para conseguir uma boa tração e reputação, os lojistas que querem participar das promoções da Copa e da Black November têm que prezar por descontos justos tanto para si quanto para seus potenciais clientes.

      Utilizar ferramentas digitais para auxiliar em sua gestão

      Com o grande aumento de demanda dessas datas, empreendedores, mesmo aqueles com poucas vendas mensais, precisam de ferramentas que os ajudem a controlar melhor seu estoque, expedições, criações de anúncios, entre outras atividades.

      Utilizar ERPs ou hubs que integram e automatizam processos operacionais irá lhes dar maior autonomia para desenvolver as melhores estratégias.

      Igualmente, usar ferramentas de marketing, como automação de e-mails para caso já tenha uma base de lead ou pretende criar através do período da Copa, melhorará a retenção de clientes, que poderão voltar a comprar na loja caso sejam impactatos por um bom pós-venda.

      Por fim, além de expectativas para um hexa neste ano, a Copa traz aos lojistas esperanças de ter maior faturamento após os últimos anos com diversas incertezas por conta da pandemia e abalo da economia. Contudo, é necessário começar a se preparar desde já.