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Conheça a influência das redes sociais no e-commerce brasileiro

Por: Tiago Mello

Chief Product Officer (CPO) & Chief Marketing Officer (CPO/CMO) da Linx

CPO E CMO da Linx. É um empreendedor apaixonado por varejo, liderança e transformação digital. Além de conselheiro, mentor do BRASA Next e professor de empreendedorismo e estratégias disruptivas, Tiago é palestrante e curador de congressos internacionais como NRF e WebSummit. Possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas e especializações em negociação, liderança, finanças e estratégias disruptivas pela Harvard Business School, inteligência artificial pela MIT Sloan School of Management, empreendedorismo, marketing digital e <nowrap>e-commerce</nowrap> na Wharton University, product management, inovação, product marketing e empreendedorismo pela Stanford University.

O uso das redes sociais como estratégia de vendas online tem conquistado cada vez mais os consumidores e já se tornou uma realidade para as empresas. Segundo a pesquisa realizada pela All In e OpinionBox, 75% dos consumidores utilizam as redes sociais para buscar informações sobre produtos que deseja comprar, e 55% dos entrevistados seguem influenciadores que trabalham realizando recomendação dos produtos e serviços.

Como os brasileiros estão cada vez mais usando as redes sociais, por que então não usar esse canal para divulgar os produtos do e-commerce?

Essa abordagem, que também é conhecida como social commerce, busca integrar as plataformas de e-commerce com as redes sociais, onde aproveita o potencial dos influenciadores para aumentar as vendas.

Atualmente, o celular virou quase uma extensão do corpo do brasileiro, pois toda hora ele é utilizado para mandar uma mensagem, fazer compras, verificar o e-mail, acompanhar conteúdos digitais e muito mais. De acordo com a pesquisa feita pelo site ElectronicsHub, em abril de 2023, o brasileiro gasta nove horas e 32 minutos por dia olhando para a tela do celular, e a média mundial é de seis horas e 37 minutos. Com isso, percebemos que o uso das redes sociais pode ser uma alternativa atraente para os lojistas digitais.

Qual a relevância das redes sociais no e-commerce?

Como os brasileiros estão cada vez mais usando as redes sociais, por que então não usar esse canal para divulgar os produtos do e-commerce? Para você ter a dimensão do uso das redes, a empresa NordVPN, fornecedora de serviços de rede privada virtual, mostrou como está o comportamento dos brasileiros na internet.

– 91 horas online por semana;
– Dessas horas, 19 horas são usadas para o trabalho e 72 horas para entretenimento;
– 11h19 são dedicadas a navegar pelas redes sociais.

Dessa forma, é possível perceber que as redes sociais dão voz para os consumidores, e as marcas precisam interagir e se comunicar para se aproximar desse do cliente que busca experiências positivas durante a jornada de compra.

Além disso, o uso das redes sociais pode ajudar o lojista a identificar as tendências de consumo e a acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor.

Quais as vantagens das redes sociais para o e-commerce?

1. Visibilidade para marca

Quando se criam perfis nas redes sociais, é possível desenvolver uma estratégia de marketing para expandir o e-commerce e as vendas, pois se torna mais fácil de encontrar o público-alvo da marca. Além disso, para ter mais visibilidade nas redes sociais, é preciso criar conteúdo relevante e atraente para os usuários. Esse tipo de ação gera mais engajamento entre marca e cliente.

2. Aumento da reputação digital

Quando uma página nas redes sociais compartilha diversos conteúdos interessantes, esse espaço gera credibilidade para a empresa. Além disso, quando os usuários participam desses conteúdos, isso pode aumentar a confiança do futuro cliente com a marca.

3. Mais engajamento com o cliente

A interação das pessoas com o post nas redes sociais – seja para opinar, criticar ou elogiar – é uma oportunidade de o lojista entender o engajamento do público com a marca. Os seguidores engajados podem gerar audiência para a empresa nas redes sociais mostrando que gostam e confiam na marca, por isso, esse relacionamento é importante para gerar lucros para os e-commerces.

Agora que você conhece o potencial das redes sociais para o e-commerce, não perca a oportunidade de usar esses canais para promover a loja virtual e conquistar mais clientes.