A importância da conciliação de repasses na Black Friday
Quando se fala em Black Friday, pela ótica do lojista, o foco está em atender as demandas previstas para a promoção, em ter estoque de produtos, em contar com uma logística adequada para atender o grande volume de pedidos e em estruturar descontos que tornem o produto atraente para o consumidor.
Todos esses pontos são importantes para tirar o melhor proveito da campanha de vendas, mas é essencial ter em mente outro fator: o lucro. Isso só se dá por meio do controle financeiro da sua operação online antes e após o evento. Só assim o lojista poderá ter dados que o auxiliem a escolher as melhores condições para oferecer ao consumidor, sem deixar de lado a lucratividade da sua operação online.
A conciliação dos repasses permite identificar as divergências financeiras que podem acontecer entre seller e marketplace. O lojista tem duas opções para isso: a conciliação financeira manual e a por meio de softwares.
Na primeira, é feita a análise por meio de planilhas de repasses dos marketplaces. Na segunda, a conciliação financeira é realizada por softwares de conciliação automatizada, que facilitam o trabalho e geram relatórios de análises e divergências, com informações precisas e transparentes, que ajudam o lojista a manter em dia sua gestão financeira.
Na prática, a conciliação de repasses ajuda a manter o controle interno da empresa, por meio da checagem das informações de venda: juros, taxas, comissões, chargebacks e outros fatores que interferem na lucratividade e que podem ser tratados assim que identificados.
Com isso, é possível que a empresa controle datas de recebimentos dos repasses, valores de taxas e de juros e detalhes que impactam diretamente no empenho da operação nos canais de vendas.
Além disso, é uma maneira de garantir o desenvolvimento de estratégias baseadas em informações reais, o que faz com que a empresa foque em alcançar resultados cada vez melhores e em estabelecer metas de acordo com o seu crescimento.