Para embasar o tema que escrevo, busquei a pesquisa “Agências de Comunicação: Funções e Atribuições em 2015″, realizada pela Tracto, empresa especializada em content marketing, que afirma: o foco das assessorias de imprensa mudou, a principal função agora vai além do papel isolado da assessoria de imprensa. Hoje, os serviços mais prestados são: estratégia (88%), redes sociais (88%) e outros canais (82%).
Dessa forma, agências com mais de 20 colaboradores assumem com mais frequência (92%) o papel de estrategista. Verdade absoluta! E isso tem se aplicado tanto para o atendimento de grandes empresas, como pequenas, médias e startups.
Recentemente, concluímos trabalhos para três clientes enquadrados na categoria “pequenas empresas”, por meio do núcleo criado para atender pequenos negócios que sonham em ser grandes. Os resultados obtidos fazem parte de uma estratégia de comunicação com foco na construção de imagem e na geração de novos negócios.
O plano de ação uniu Assessoria de Imprensa a um projeto de modernização da identidade visual e papelaria, site preparado para SEO e serviços de comunicação visual para a fachada dos estabelecimentos. Em outras palavras, soluções em comunicação que vão de A a Z.
É claro que para tal realização atuaram profissionais com formações diversas como designers, programadores, publicitários e jornalistas, mas o que trago para a discussão é a visão estratégica, fruto da consultoria de uma empresa de comunicação total, capaz de entender o negócio do cliente e propor soluções integradas para a virada dos negócios.
Comunicação 360º
Segundo o livro “As Mudanças no Mundo do Trabalho dos Jornalistas”, organizado por Roseli Fígaro, da Escola de Comunicação e Artes da USP, a comunicação atual muda os meios do trabalho. As rotinas são transformadas para a introdução de novas formas de comunicar, todas resultantes da intersecção cada vez maior entre as profissões tradicionais da área da comunicação como relações públicas, publicidade e jornalismo. Além disso, as estratégias de construção de imagem e geração de negócios exigem intimidade com o mundo digital e, em meu ponto de vista, na medida certa, uma fusão com o impresso.
Soluções em comunicação: geração de negócios e determinação para os empreendedores
Atualmente as soluções em comunicação, que unem Assessoria de Imprensa, Redes Sociais, Marketing Digital, Publicidade, Design entre outros serviços, estão à disposição de quem quer se comunicar: negócios de todos os portes e profissionais autônomos de diversas áreas. Para isso, basta ter informações relevantes. E claro, uma ajuda de um profissional especializado para elaborar um plano de ação e auxiliar na execução das atividades, rumo ao sucesso.
Planos elaborados e executados com maestria trazem resultados satisfatórios para os negócios e para a confiança e automotivação do empreendedor que, ao colher os frutos, acredita que pode ir além. E vai além.