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Vendas de móveis online - um mercado de US$ 252 bilhões

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

A receita do mercado de comércio eletrônico de móveis atingiu US$ 252 bilhões em 2023. Além disso, o mercado de e-commerce de móveis deverá crescer anualmente 3,98% (CAGR 2023-2027). O maior segmento no mercado de comércio eletrônico de móveis é o de móveis para sala de estar, com um volume de mercado de US$ 70,61 bilhões em 2023 (Statista).

Para as empresas de móveis que já estão estabelecidas no mundo online e têm experiência, é crucial adotar estratégias mais aprofundadas para continuar crescendo e se diferenciando da concorrência.

Em um mercado competitivo como o de móveis online, os programas de fidelidade desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.

Aqui destacamos programas de fidelidade e recompensa. A construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes é fundamental para o sucesso contínuo no e-commerce. Os programas de fidelidade e recompensas incentivam os clientes a fazer compras repetidas, além de promoverem o boca a boca positivo. Oferecer benefícios exclusivos, descontos especiais e acesso antecipado a vendas para membros do programa de fidelidade pode aumentar significativamente a lealdade dos clientes.

De acordo com a Business. com, os clientes recorrentes gastam 67% mais do que os novos clientes.

Empresas com fortes programas de marketing de fidelidade aumentam as receitas 2,5 vezes mais rápido que seus concorrentes e geram retornos aos acionistas 100-400% maiores (HBR).

Um aumento de 5% na retenção de clientes aumenta os lucros em 25% a 95%, segundo a Harvard Business School.

Qualquer empresa sabe que não pode simplesmente abrir uma loja e esperar que os clientes cheguem – eles precisam estar motivados para comprar. Em muitas situações, um produto excelente ou uma maravilhosa experiência do cliente (CX) resolverão o problema. Às vezes, porém, as organizações precisam de uma estratégia dedicada para motivar os clientes a continuar comprando.

Como implementar um programa de fidelidade e recompensas no e-commerce

Definir objetivos

A primeira etapa do processo é estabelecer as metas do programa de fidelidade de comércio eletrônico, que inclui a identificação dos objetivos (por exemplo, aumentar as taxas de retenção de clientes, promover compras repetidas, atrair novos clientes, aumentar o LTV). Esses objetivos devem estar alinhados com a estratégia global de desenvolvimento e os objetivos empresariais.

Determine o público-alvo

Depois de identificar os objetivos do seu programa de fidelidade, você desejará determinar o seu público-alvo e as personas que espera alcançar.

Meça a taxa de sucesso

De antemão, construir um programa de fidelidade de e-commerce atraente envolve algumas pesquisas profundas sobre as expectativas dos clientes e variantes externas, como tendências de mercado, métodos promocionais e de marketing dos concorrentes, para avaliar as taxas de sucesso.

Escolha o melhor programa de fidelidade para o seu negócio

Depois que suas metas forem estabelecidas e a pesquisa do cliente for analisada, a próxima etapa é decidir o formato do seu programa.

Elimine riscos e assassinos de lealdade

Depois de encontrar os pontos positivos que levam os clientes a participar em programas de fidelização, as marcas precisam identificar os pontos negativos que fazem com que os clientes abandonem os seus produtos e serviços, e se aproximem dos concorrentes. Esses são assassinos de fidelidade que fazem com que os clientes permaneçam passivos ou ignorem os programas de recompensa ou fidelidade.

Programas que exigem muito acompanhamento e comunicação, ou envolvem interações irrelevantes com os clientes são grandes destruidores de fidelidade.

Em um mercado competitivo como o de móveis online, os programas de fidelidade desempenham um papel fundamental na construção de relacionamentos sólidos e duradouros com os clientes.