Logo E-Commerce Brasil

Como o botão +1, do Google, pode te custar milhões

Um segundo. Esse é o tempo que o plugin do botão +1, do Google, aumenta no tempo de carregamento da sua página. Mas não é “apenas um segundo” se você levar em conta que 10% do tráfego do seu site é perdido todo dia por conta desse um segundo a mais que o site demora para carregar.

O onipresente botão “curtir”, do Facebook, altera em aproximadamente 0.2 segundos o carregamento da página. Isso significa que adicionar os dois botões em uma página aumenta em 1.2 segundos o tempo de carregamento. O que acaba levando a mais de 10% de perda de visitas, e, por consequência, na conversão.

Em outras palavras, um negócio online com receita de 35 milhões de dólares pode perder mais de 3,5 milhões em vendas apenas porque usa esses dois plugins em suas páginas!

A adoção do botão +1, do Google, tem sido surpreendentemente rápida. Na metade de julho, a BrightEdge (LINK) publicou um estudo sobre a adoção de plugins sociais para compartilhamento de conteúdo. De acordo com os dados, metade dos top 10 mil sites têm um link para a página no Facebook aem suas homepages e (pense em rápida adoção!), o +1 já está em segundo lugar. Fato é que o Google +1 já está sendo mais amplamente usado do que o botão do Twitter.

Usar um plugin para fazer com que os botões de compartilhamento sejam carregados depois do site pode ser uma boa solução. Dessa forma, você evita que acessórios desnecessários atrasem o carregamento da página, o que, como já foi dito, pode gerar perda de conversões.

O autor agradece à Catchpoint, uma empresa de monitoramento de performance, que preparou os gráficos ilustrando como os plugins sociais podem afetar o carregamento de páginas em milissegundos.

O seu site tem sido afetado pelo plugin +1, do Google? Deixe suas experiências nos comentários.

artigo original: http://blog.tagman.com/2011/07/how-google-could-cost-online-retailers-millions-2/