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Como não ser uma marca “boring” na internet

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Se o seu negócio é chato, não vai durar muito. Seus clientes precisam estar engajados com sua empresa. Eles precisam sentir que você vai resolver uma necessidade urgente deles. Seja fornecendo um serviço que eles não podem ou não querem fazer sozinhos, ou fornecendo um produto que atenda a um desejo ou a uma necessidade, seus clientes precisam ser convencidos a trabalhar com sua empresa.

Nem toda empresa pode se dar ao luxo de estar em uma indústria “quente” como moda, música ou entretenimento, em que o marketing visual parece ser tão fácil. Mas o problema de decidir que seu negócio é chato é que isso garante que você ignorará a variedade de novas abordagens de marketing disponíveis. Se você está procurando maneiras de ser criativo, os infográficos são um dos melhores métodos para dar um impulso ao seu marketing de conteúdo – não importa o quão comum você pense que seu negócio pode ser.

Antecipadamente, seu site é a parte mais valiosa do seu patrimônio digital e deve ser um lugar sagrado onde seus clientes em potencial, e recorrentes, possam se conectar com sua marca. Um erro que vejo repetidamente são as empresas que adotam a abordagem de Kevin Costner no Campo dos Sonhos –  ”Se você construir, eles virão”.

O marketing geralmente não é sobre o que você está vendendo, mas sim sobre como você vende. Então, realmente, você não tem desculpa.

Além disso, não é um produto ou serviço que torna algo “chato”. São o branding e o marketing. Aprenda a criar conteúdo social envolvente.

Você é ativo no LinkedIn, Instagram, Facebook, Tik Tok, mas ser ativo e ser engajado são duas coisas muito diferentes. Se você já passou algum tempo nessas plataformas, sabe que alguns conteúdos não são atrativos. Não caia nessa armadilha. A moeda de maior valor atualmente é a atenção.

Seis maneiras de tornar uma marca “chata” emocionante

É o seguinte: o marketing geralmente não é sobre o que você está vendendo, mas sim sobre como você vende. Então, realmente, você não tem desculpa.

Mesmo que você esteja vendendo elásticos ou gazes médicas, há uma oportunidade de encantar, entusiasmar e informar seus seguidores nas redes sociais.

1. Conte sua história

Seja qual for o seu negócio, deve ter havido uma centelha inicial de inspiração ou um grande momento “por que” que deu início a tudo. Não tenha medo de cair na real e compartilhe.

2. Pare de questionar tudo

Ao preencher um formulário de cartão de crédito online, uma vez ouvi minha mãe brincar que o processo era “tão chato que poderia colocar ela para dormir”.

3. Inicie um plano de marca

Mesmo que você nunca tenha criado um plano para sua marca, sua empresa tem uma marca. Uma marca é como as outras pessoas percebem a mensagem e a ética de sua empresa. Logo, com um plano de marca, você molda como os outros percebem seu negócio. Um plano básico de marca inclui o design do logotipo, o design do site, o conteúdo do site, as cores da empresa, a tipografia da empresa, a ética da empresa e o humor da empresa. Cada um desses elementos deve estar alinhado entre si para que a imagem da sua marca seja coesa.

4. Ponte de tópicos

Qualquer nicho pode se tornar interessante usando ponte de tópicos ou criando conteúdo com ganchos importantes com os quais as pessoas realmente se importam e fornecendo material que chama a atenção para vários públicos. Assim, você pode tornar tópicos chatos muito mais interessantes.

5. A grama é mais verde onde você a rega

Você pode escolher o que quiser cultivar em seu jardim, mas uma coisa é certa: não importa o que você plante, você precisa regá-lo.

Quanto mais você conhecer o seu público-alvo, e se dedicar a desenvolver conteúdos que sejam importantes para ele, melhores serão os resultados, conexão e engajamento com a sua marca.

6. Faça uma abordagem variada

Para que você não pense que suas principais áreas de conteúdo o manterão limitado, não se esqueça de variar seus tipos de postagem. Ao escolher um tipo de conteúdo “básico” – um link, imagem, compartilhamento ou citação – lance, a cada quatro “básicos”, uma postagem diferente para variar. Então, se você vai compartilhar links sobre tendências relacionadas ao seu produto, faça, a cada cinco postagens, uma foto do seu café diário.

Em suma, pense no número de sites que você visita em uma determinada semana. É muito, né? Gastamos tanto tempo consumindo conteúdo online que, depois de um tempo, tudo começa a se misturar.