O segundo semestre do ano mal começou e muitas pessoas já começam a se programar para as festas de fim de ano, para a temporada de compras e até mesmo para as férias de verão. Pode parecer cedo, mas é por isso que as marcas – assim como os consumidores – precisam se programar com antecedência.
Diversas pesquisas mostram que a marca dos seis meses é o tempo de antecedência com a qual os consumidores começam a procurar e a se planejar para as festas. As marcas precisam estar preparadas para alocar orçamentos e determinar onde alcançar os compradores que já estão ativamente procurando inspiração, marcas e produtos durante esse período de decisão.
No momento em que um consumidor está pesquisando e procurando inspirações de fim de ano, a chance que as marcas têm de ter uma oportunidade única de alcançar compradores em todo o funil durante toda a temporada é enorme. É por isso que as marcas que começam a trabalhar na comunicação, engajamento e anúncios no início da temporada obtêm resultados mais fortes e estabelecem uma vantagem competitiva. Porém, as marcas precisam estar atentas em alguns passos estratégicos para isso.
Momento
A maioria das pessoas acessa as plataformas com a intenção de comprar com antecedência, mas também faz compras e toma decisões de última hora. Na verdade, elas recorrem às plataformas para encontrar inspiração e descobrir novas ideias, independentemente de saberem como isso pode parecer ou como, de fato, procurar. E é nesse momento que as marcas têm a oportunidade de se tornar parceiras do consumidor, ajudando na jornada de descoberta e sugerindo produtos que se encaixam em suas buscas. Por exemplo, segundo um levantamento do Pinterest, 97% das principais pesquisas na plataforma são sem marca, o que comprova que empresas de todos os tamanhos têm chance de serem descobertas. Aproveite essas grandes temporadas para fazer a diferença!
Ferramentas
Não é só sobre ferramentas de agendamento de publicações ou edições de fotos e vídeos que estamos falando. As ferramentas são utilizadas como aliadas para que seu produto ou serviço atinja o gosto exato dos consumidores, com recomendações de produtos de marcas, categorias e varejistas que fazem sentido para eles e, assim, alcançar o público em grande escala quando é mais importante para eles. Por isso, é essencial investir em ferramentas com soluções de publicidade inovadoras e envolventes em todo o funil.
Insights
Ouso dizer que, sem eles, muito dessa jornada de conquista será perdida. Afinal, como as marcas podem atingi-los se não sabem o que querem? Os insights são imprescindíveis para entender e se adaptar às tendências emergentes. Alguns insights básicos para se ter em mente são: tendências por dados demográficos que ajudam a filtrar por idade, tópico, hora e local e, claro, tendências sazonais para ajudar os anunciantes a alinharem melhor seu conteúdo e calendários de marketing com designação dos investimentos.
Diversificação
Para maximizar o alcance e aumentar a conversão durante toda a temporada, opte por diversificar suas campanhas com uma estratégia de funil completa. Também lembre-se de que incluir diferentes formatos de anúncios que alcançam diferentes metas são componentes-chave para investir e obter sucesso nas vendas nessa próxima temporada de festas.
Compilando todas as dicas e estratégicas, os anunciantes poderão engajar seu público ideal. Afinal, quem não quer ser lembrado em uma data tão importante como as da temporada de festas?