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Como a Geração Z impulsiona o mercado de luxo e o papel do ambiente positivo para as marcas

Por: Rogério Nicolai

Head de Varejo

Com uma extensa carreira no mundo digital e de vendas, Rogério se juntou ao time do Pinterest no início de 2021 como líder de uma das equipes de vendas para a América Latina. Antes de ingressar no Pinterest, Rogério trabalhou no Google por mais de 8 anos, passando também por outras grandes empresas como Natura ou Danone durante sua carreira.

A geração Z está cada vez mais interessada em produtos de luxo. Apesar da instabilidade no ambiente econômico global, o mercado de bens de luxo está em ascensão e tem expectativa de dobrar de tamanho até 2030 — impulsionado por, especialmente, os gastos da Geração Z, que em 2035 representará 40% desse mercado.

No universo de produtos de luxo, o alto valor agregado que uma experiência proporciona ao cliente desde o primeiro contato com a marca é considerado um dos mais importantes

Seja por influência de criadores de conteúdo, celebridades ou até mesmo conhecidos próximos, esse crescente interesse dos jovens por itens de grife impacta diretamente as plataformas online e as redes sociais, que são destino de escolha da geração Z para colocar em prática seus desejos e encontrar novas marcas e produtos.

Interesses e comportamentos

Mas, em um mercado global atualmente concorrido e caótico, como encontrar, engajar, atrair e fidelizar consumidores? Alguns interesses e comportamentos revelam caminhos:

– valor à exclusividade e inclusão;

– propósitos sociais e ambientais;

– história;

– programas de fidelidade;

– marcas com identidade própria;

– experiências físicas e digitais;

– e presença e posicionamento nas redes sociais.

Um exemplo disso são as parcerias com influenciadores e celebridades que engajam ainda mais essa geração.

Foco na jornada do consumidor

O ecossistema que está inserido também é um diferencial. Uma pesquisa da Morning Consult apontou que a negatividade é ruim para os negócios: 2 em cada 3 adultos concordam que é responsabilidade da marca anunciar em um local seguro, evitando conteúdo negativo. O oposto é igualmente verdade: 6 em cada 10 adultos concordaram que estão mais dispostos a lembrar, se sentir positivos, confiar e até comprar quando veem uma marca em um ambiente positivo.

E mesmo as marcas mais maduras precisam continuar atentas e focar na jornada do consumidor. O alto valor agregado que uma experiência proporciona ao cliente desde o primeiro contato com a marca é considerado um dos mais importantes. Para captar e se preparar para esses compradores nas plataformas online e redes sociais, há algumas estratégias e táticas.

Estratégias e táticas

Algumas dicas são fundamentais para o plano dessas empresas:

– Entender onde seu público está e em quais plataformas e redes sociais;

– Conhecer a renda média desses usuários e entender o poder de compra;

– Estar presente onde os consumidores vão para a compra, com um objetivo e propósito já estabelecido;

– Anúncios em redes sociais e plataformas de vídeo costumam interromper a experiência do usuário. Mas, se posicioná-los corretamente, são consideradas soluções que complementam a jornada de cada um e ajudam na tomada de decisões.

Fica a reflexão: será que estar presente a todo custo realmente vale a pena, ou é preciso pensar estrategicamente e filtrar os melhores canais que realmente irão agregar valor e conversão de vendas para os seus negócios?