Há alguns anos o e-commerce e as vendas online como um todo têm chamado a atenção de um número grande de empresas que entendem ser essa uma oportunidade de aumentar as vendas. Com a pandemia da Covid-19, aconteceu que esse canal de vendas — que já se mostrava promissor — passou por um rápido processo de amadurecimento. Afinal, para muitos empresários, principalmente pequenos e médios, se tornou a única saída para conquistar clientes e não ser engolido pela crise.
Assim, o título desse artigo é a grande pergunta dos empresários nos dias de hoje. E a resposta para quem quer ter sucesso com as vendas online é trabalhar muito. Existe um mito de que basta colocar o produto na Internet e esperar que as vendas aconteçam de maneira natural. A realidade, no entanto, é bem diferente.
Quem quer ter sucesso com as vendas online precisa antes de tudo fazer uma análise completa de todos os processos de vendas da empresa. O(a) profissional também deve ter a certeza de que o produto é adequado ao público que se busca atingir. É eu chamo de “arrumando a casa”. Nessa etapa é preciso entender em profundidade todos os canais online disponíveis. Eles precisam ser verificados, atualizados e devem seguir os mesmos padrões de linguagem visual e escrita, bem como a definição do tom de voz da empresa.
Mensurando o negócio
Em seguida, recomendo fazer a mensuração. Existem diversas ferramentas no mercado para isso, desde ERPs, CRMs, até o bom e velho Excel. A mensuração é imprescindível para uma boa análise e tomadas de decisão certeiras. Quanto mais você conseguir mensurar os seus resultados e a sua atuação no mundo online, melhor são as chances de resultado positivo de vendas.
Com essas duas etapas estruturadas, é preciso pensar em um bom atendimento. Nesse caso, aconselho a disponibilizá-lo nos momentos de maior pico, seja por chat, telefone, WhatsApp… Enfim, qualquer que seja o canal de contato.
É necessário ter ciência de que um produto não se vende sozinho só por estar na Internet. As pessoas têm dúvidas e muita insegurança durante uma compra online, igual ou mais do que teriam em uma compra presencial. Por isso estar presente é tão importante.
Similaridades entre mercados on e offline
Além dos fatores comerciais, como preço compatível com o mercado, frete, etc., é necessário conhecer seu público — e, por fim, manter um bom relacionamento durante e após a venda!
Todo esse processo mostra que a venda online é como uma no mundo offline. O canal virtual tem de ser visto como mais um canal. Assim, os mesmos cuidados da venda no campo físico devem ser cuidados no online.
As premissas básicas para uma venda de sucesso no mundo online começam por um bom produto. Em seguida, deve contar com um investimento em mídia digital para gerar audiência e engajar o público disposto a comprar o produto.
Mostre-se como a melhor opção
A venda online é, na verdade, uma eterna quebra de objeções. Digo isso porque você deve estar sempre provando para o potencial cliente que você é a melhor opção e que resolve a dor que ele possui. Afinal, a concorrência é grande e acirrada.
Tudo é parte de um processo de fidelização, que exige dos executivos das marcas um trabalho constante de educação. Eduque o consumidor para entender que existem os níveis de consciência do cliente para com o produto. Mas, se esse consumidor não está pronto para a compra, você tem que prepará-lo.
Há diversas formas para tal, como e-mail marketing, distribuição de conteúdo nas redes sociais, campanhas no YouTube, entre outras. Existem diversas formas de atingir o público, mas a premissa principal é que o produto deve ser bom. Caso contrário, será engolido pela concorrência.