Chamar a atenção do consumidor online e fidelizar clientes se torna todo dia um pouco mais difícil. É um mercado muito competitivo que exige empenho, investimento e atualizações a todo momento.
Algumas ações podem despertar o público para a compra no seu e-commerce, portanto, as trate como estratégias.
Oferecer descontos, gatilhos mentais e promoções cumulativas é muito tentador, mas possibilitar um benefício como o dinheiro de volta ou a oportunidade de converter pontos para a próxima compra é um fator mais palpável e real para o cliente.
Dessa forma, sempre que ele precisar comprar alguma coisa relacionada ao seu segmento, ele vai correr para sua loja, pois sabe que a efetivação de sua compra converterá em vantagens também para ele.
E, além disso, facilita sua compra por já conhecer o produto, sua qualidade e como funciona o sistema.
Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade mostram o cuidado que a empresa tem com os pequenos detalhes que são entregues ao consumidor. Clientes que confiam em sua marca e que se sentem valorizados tendem a realizar mais compras no seu
empreendimento.
O cashback é uma opção que vem fazendo muito sucesso nas lojas virtuais e pode ser o seu aliado. Ele já é muito usado no exterior e cresce cada vez mais aqui no Brasil, pois aumenta a visibilidade dos produtos e amplia as vendas.
Segundo a Meliuz, empresa de cashback, essa forma de fidelização é um alto fator de atração para os consumidores brasileiros na Black Friday.
O usuário entra no site da empresa de cashback, encontra anúncios de e-commerces parceiros e é redirecionado para a página da loja.
Alguns empreendimentos disponibilizam os pontos de compra convertidos na própria loja e outros oferecem a possibilidade de receber o valor até na conta bancária do cliente.
Cashback
Para o funcionamento do cashback, é necessário a integração com empresas especializadas. Além da tradicional forma do cashback, existem outras formas de entregar ‘dinheiro de volta’ para o consumidor.
Como o famoso carimbo no ticket que dá direito à 10ª pizza grátis. Pode parecer uma tática arcaica, no entanto, se adaptada para o mundo virtual, é uma estratégia e tanto!
Em todos os planos de fidelização existentes, o intuito é fazer o cliente acumular pontos, assim, quanto mais ele gasta, mais pontos tem de volta. Essa opção de fidelidade pode variar de loja para loja, mas pode ser ajustada no seu
próprio e-commerce, não dependendo de uma plataforma integradora.
O sistema pode funcionar da seguinte maneira: a cada compra ele ganha “x” pontos e esses pontos são convertidos em valores. Dessa forma, o cliente pode abater no valor da compra, ou utilizar depois, até um número determinado de dias para que, ainda que o cliente tenha um benefício, ele seja usado dentro do próprio sistema e seja convertido
em créditos.
Essas e outras opções fidelidade que retornam pontos para a compra são formas de ter o seu público sempre garantido e crescente. Além disso, é uma ótima oportunidade de branding.