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Como entender seu público através do Big Data

Por: Thoran Rodrigues

Formado em Engenharia de Computação, Mestre em Informática e com um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, Thoran Rodrigues tem mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Em 2013, fundou a BigDataCorp, que desde a sua fundação, lidera o mercado de Big Data no Brasil e na América Latina, visando democratizar o acesso aos dados espalhados pela internet, ampliando oportunidades para empresas nacionais e internacionais.

A riqueza de dados disponíveis na internet permite que qualquer empresa conheça seus concorrentes nos mínimos detalhes, do monitoramento às estratégias mais bem sucedidas no mercado, os preços praticados e as promoções realizadas. Ter estes dados facilita o planejamento e a realização de ações desenhadas em cima dos pontos fracos da competição. 

Uma pesquisa da Edgell Knowledge Network sobre a percepção do Big Data entre os executivos do varejo norte-americano apontou que apenas três em cada dez lojistas já executou ou está para executar algum projeto de Big Data. Isso significa que soluções dessa natureza ainda são inovadoras, e podem representar uma vantagem competitiva para as empresas. 

Entender como os concorrentes estão atuando no mercado é crucial. Informações relevantes de lojas gerais e específicas são coletadas para melhorar o próprio desempenho. O ajuste automático de preços, por exemplo, é uma das várias possibilidades desse monitoramento. 

O universo de Big Data abriu um leque de possibilidades para o mundo dos negócios virtuais. Da automação de várias atividades prioritárias para o e-business, até o monitoramento do ciclo de relacionamento do cliente com a marca, tudo é possível com o grande volume de informações disponível em fontes diversas. A adoção de Big Data no dia a dia dos negócios melhora a experiência do cliente com a empresa e dessa com o seu nicho, trazendo bons relacionamentos e resultados.

Veja a seguir três estratégias para entender seu público através do Big Data:

Foco nas interações

A partir da análise do teor e da quantidade de curtidas, compartilhamentos ou comentários – seja em blogs, sites de notícias ou redes sociais –, é possível verificar algumas das principais tendências opinativas do momento. Isso pode ser feito por meio de observação ou com processos automatizados, como busca e checagem de palavras-chave na internet.

Sites mais visitados

O número de visitas a sites da web por si só não define ações direcionadas, mas quando alguma anomalia acontece, aumentando repentinamente os acessos, entender o que gerou esse fluxo extra é importante. Entendendo a motivação por trás deste crescimento, é possível traçar planos de curto prazo para abraçar uma oportunidade repentina.

Assuntos populares

Produtos inovadores, notícias ou tendências culturais: estar atento ao que está chamando a atenção do público ajuda a identificar oportunidades para oferecer serviços, soluções e conteúdos relevantes à audiência online, de leitores, telespectadores ou mesmo colaboradores da uma empresa.