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Como aumentar o ticket médio de sua empresa em datas comemorativas

Por: Luiz Fernando Ruocco

Nasceu no interior paulista, na pequena cidade de Águas de Prata. Em 2007, ingressou na Universidade Federal de São Carlos (UFScar) no curso de Engenharia de Materiais. Em 2014, entrou na Raccoon, onde ficou por cinco anos e por lá passou de estrategista de contas até gerente de marketing e mídia, sendo responsável por gerenciar os maiores clientes de varejo e sendo pioneiro na implementação de omnichannel em seus clientes e no Brasil. Em 2019, foi para outra empresa do Grupo Raccoon, a agência full digital Rocky - selecionada em 2021 como a quinta melhor empresa para trabalhar entre as Agências de Comunicação. Por lá, ajudou a transformar o time inicial de dez pessoas que hoje conta com mais de 250 colaboradores. A empresa se fundiu ao grupo S4 Capital, holding de publicidade digital fundada por Sir Martin Sorrell, passando a se chamar Rocky.Monks por um tempo, até a unificação das marcas Media.Monks no Brasil, quando assumiu como Manager Director em Sorocaba.

Datas sazonais são ótimas oportunidades para empresas consolidarem o seu negócio e aplicarem planos eficientes para aumentar o ticket médio. Um estudo divulgado pela Nuvemshop sobre e-commerce e empreendedor brasileiro revelou que pequenas e médias empresas faturaram R$ 2,7 bilhões com as vendas online em 2022, valor 17% maior do que o registrado em 2021.

Datas sazonais são ótimas oportunidades para empresas consolidarem o seu negócio e aplicarem planos eficientes para aumentar o ticket médio.

Porém, para alcançar esse objetivo, é necessário estabelecer boas estratégias. Com certeza, em algum momento, você acabou comprando algo a mais, seja em um site, ou na loja física, ao se deparar com promoções e ofertas interessantes. Nesse caso, é possível que você tenha sido atingido por uma estratégia para aumentar o ticket médio. Sabe aquela compra que acabou saindo com frete grátis? Ou, na compra de um item a mais, você ganha outro? Essas são algumas ofertas que o mercado costuma oferecer para beneficiar o cliente e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Estratégia e investimento em canais diferenciados

Apesar de algumas estratégias parecerem simples, precisam ser aplicadas em um contexto que faça sentido e gere desejo no cliente para adquirir um produto. Por isso, é tão importante seguir analisando as necessidades do seu público e, assim, é possível realizar investimentos em canais exclusivos visando fidelizar, mas, também, alcançar novos clientes.

Então, ao analisar o tipo de produto ou serviço ofertado, é imprescindível passar a considerar os investimentos em canais diferenciados, sejam anúncios no Google, ações com influenciadores, redes sociais e mídias. São movimentações que com certeza podem aumentar o ticket médio, mas considere que esse indicador no e-commerce é diferente, por exemplo, da loja física. Nesses casos, em que as duas modalidades de venda são utilizadas, é necessário aplicar outras estratégias como o cross merchandising, que utiliza uma inteligência de seleção de produtos para evidenciar algumas marcas, dependendo da ocasião e da oferta do mercado.

Campanhas de marketing

Considerando esses pontos, as campanhas de marketing em canais digitais também são ótimas estratégias para aumentar o ticket médio. Pensando nesse quesito, é possível relacionar o nível do produto e correlacionar com o canal e o ticket médio dele. Isso traz uma bagagem para colocar produtos com um valor mais alto em canais com mais investimento e produtos com maior saída em canais com menos investimento, os famosos produtos “carros-chefe”.

Ser estratégico é essencial para entender qual o melhor canal para realizar uma nova campanha, seja no Facebook, no Instagram ou em outra rede. Além dessas estratégias, é importante considerar os fatores do negócio e pensar que não é só aumentar o preço do produto, mas ter em mente que outras ações também são importantes para chegar ao objetivo, como ajustar o CRM, aumentar de rentabilidade, entre outros pontos.

Então, busque novas soluções e produtos para os clientes. Se a sua empresa, por exemplo, é especializada apenas na venda de uma categoria – máquinas de lavar, por exemplo -, é interessante que se ofereça uma garantia estendida, instalação e outras vantagens para chamar a atenção do consumidor.

Por fim, proporcione, além de uma simples compra, uma boa experiência para que ninguém se esqueça do seu negócio e da forma como foi atendido, oferecendo, assim, diversas vantagens, benefícios e descontos progressivos. O público tem valorizado esse tipo de iniciativa e, com certeza, esse comportamento pode aumentar os resultados e traçar novos objetivos.