Pesquisa antes da compra
Diferentes comportamentos podem ser verificados no momento de pesquisa antes de se decidir pela compra. Por exemplo, a geração X, dos nascidos antes da década de 1980, em sua maioria, valorizam a confiança e irão dar um bom peso ao histórico da marca; já a geração Z, dos nascidos após 2000, prioriza as informações sobre o produto em questão e avaliações de outras pessoas que já fizeram a compra. Essas características influenciam no esforço necessário para convencer o consumidor a experimentar um produto, que nesse caso cresce em uma escadinha. A geração Z possui um afã por conhecer coisas novas, o que a torna a primeira adotar novos produtos e serviços, principalmente relacionados à tecnologia. A geração Y vem um pouco depois, sendo necessário um investimento maior em mídias sociais e influenciadores para convencê-los a fazerem o teste. Por fim, aparece a geração X, que precisa ter uma "prova" de que deve dar uma chance ao novo produto.Conclusão
Claro, como comentei acima, não podemos generalizar, e existem muitas pessoas com mais de 40 anos que se enquadram muito mais no perfil da geração Z do que com 18 anos. Agora temos um grande plot twist, daqueles dignos dos melhores filmes do Hitchcock: comportamento é mais importante do que idade. Na hora de definir sua estratégia, é importante pensar nas características de cada geração, mas se pessoas de gerações diferentes demonstrarem o comportamento que não era esperado, esqueça a idade e as inclua no mesmo grupo. Essa blindagem protege o negócio de uma guinada em direção ao público errado, eliminando aquele diferencial que fazia com que ele se importasse com o seu produto ou serviço. Leia também: Millennials preferem se conectar com marcas por meio de chatbot, revela pesquisaGostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br