Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Millennials preferem se conectar com marcas por meio de chatbot, revela pesquisa

Segunda-feira, 21 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

A geração dos millennials (18 a 37 anos) está rapidamente adotando o chatbot como meio preferido para se conectar com as marcas. Segundo a Freshworks Inc., 70% nesta faixa etária interagiram com um chatbot e mais de 80% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a resposta que eles receberam. Os dados fazem parte de uma pesquisa que traz insights e tendências do consumidor que estão mudando a forma como as marcas no Brasil incrementam seu jogo no engajamento do consumidor.

Com o uso crescente de dispositivos móveis, os pontos de toque multicanal tornaram-se um novo padrão no suporte ao cliente. Os clientes esperam experiências consistentes e personalizadas, independentemente do canal usado. A pesquisa revela que 35% dos entrevistados usam dois ou mais canais para alcançar uma marca. Os três principais canais de divulgação usados pelos brasileiros têm 30% de telefone, seguidos de e-mail e mídia social para 27% e 20% dos consumidores, respectivamente.

Por outro lado, os consumidores se preocupam com o longo tempo de espera, apesar do alto uso do telefone como meio de comunicação com as marcas. Mais de 30% dos entrevistados relatam que o tempo mais longo que tiveram para ficar no telefone para resolução é de mais de 30 minutos. Quase 77% disseram que as empresas não os notificam de forma proativa ou acompanham após levantar uma solicitação de suporte. Quando perguntados sobre o máximo de tempo que levaram para ter uma solicitação resolvida, a maioria dos entrevistados disse que demorou de dois a cinco dias por essa conclusão.

Conhecimento, velocidade e contexto

Quase um terço dos entrevistados disseram que esperam que o agente de suporte tenha conhecimento completo do produto ou serviço; 18% querem uma resolução rápida para a consulta; e 15% esperam que, se a ligação passar para outro atendente, ele já tenha todo o contexto necessário para que não precisem se repetir enquanto conversam.

Empresas de mídia e entretenimento oferecem o melhor suporte ao cliente

Ainda de acordo com a pesquisa, os brasileiros consideram mídia e entretenimento, seguidos por empresas de telecomunicações e serviços financeiros para oferecer o melhor suporte no país. Quando questionados sobre as marcas que oferecem o melhor suporte ao cliente, o Banco Do Brasil, Nubank e Apple são as três marcas mais conhecidas.

Sobre a pesquisa

Realizado no dia 11 de fevereiro de 2019 com 1041 pessoas das classes A, B e C, o relatório “Novas regras de engajamento do consumidor – Brasil” ocorreu conforme o critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Nele, englobam-se pessoas da classe C2 com renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês. Em parceria com a Toluna, entrevistou consumidores em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.