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Black Friday: dia de Ação de Graças e o caos das compras de Natal

Por: Carolina Nacle

Gerente de Parcerias e Alianças Brasil

Profissional experiente em gerenciamento de Grandes Contas, Desenvolvimento de Negócios e Marketing, com sólida trajetória na indústria de pesquisa de mercado focada no comportamento do consumidor. Atualmente, na ClearSale, lidera o atendimento de grandes contas no segmento de varejo e meios de pagamento.

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Não sei se todos sabem, mas esse “movimento”, chamado Black Friday, que sacode os mercados consumidores hoje, surgiu nos Estados Unidos e, inicialmente, não tinha nada a ver com descontos ou compras.

O fato real é que a expressão “Black Friday” começou a ser usada na década de 1960 pela polícia da Filadélfia para descrever a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Esse dia marcava o início da temporada de compras de Natal, o que causava um grande aumento no trânsito e no fluxo de pessoas nas ruas e lojas, transformando o dia em um caos para os policiais. E o nome foi utilizado para referir-se a um cenário de agitação e trabalho intenso.

Com o passar dos anos, os comerciantes perceberam que esse movimento representada uma oportunidade de ouro para impulsionar as vendas. Assim, começaram a oferecer grandes descontos, atraindo ainda mais consumidores e criando o embrião do que hoje conhecemos como a Black Friday.

E no Brasil?

A Black Friday chegou ao Brasil em 2010 e, desde então, se consolidou como uma das maiores datas para o comércio no país. Inspirada pela versão norte-americana, ocorre na última sexta-feira de novembro, quando muitas lojas oferecem grandes descontos, especialmente em produtos de tecnologia, eletrodomésticos, moda e cosméticos. Diferente dos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil ganhou fama também pela versão online e, com o passar dos anos, expandiu-se para um período mais longo, com promoções estendidas ao mês todo em muitos casos.

39% dos brasileiros estão se planejando para comprar na Black Friday 2024Hoje, a data representa uma oportunidade significativa de vendas para o comércio brasileiro, especialmente nas vendas online. As empresas investem pesado em marketing e campanhas para a Black Friday, e muitos consumidores aproveitam o período para comprar produtos desejados a preços mais baixos.

O item com maior tentativa de fraude em 2023 foi o iPhone 14 128GB

Por aqui, porém, a data teve um começo com certa desconfiança. Nos primeiros anos, houve diversas críticas sobre fraudes em descontos — o famoso “tudo pela metade do dobro”. Isso fez com que muitos consumidores passassem a desconfiar das promoções. Em resposta, iniciativas como o “Selo Black Friday Legal” foram criadas para ajudar a garantir a veracidade dos descontos e a confiança dos consumidores. Além disso, um momento de vendas acima da média principalmente de itens mais valiosos também atrai a atenção daqueles que se aproveitam da situação para cometer irregularidades e aplicar golpes: os fraudadores.

Em 2023, a receita da data no Brasil ficou em R$3,8 bilhões

Após a pandemia, os patamares de vendas no meio digitais, chegaram a ultrapassar o mundo físico e hoje a cada Black Friday, os varejistas dizem subir mais um degrau nas vendas online que, apesar de recuar nos meses seguintes, não voltam mais aos patamares de meses anteriores.

O fenômeno da Black Friday no Brasil é um exemplo de como uma data importada pode se adaptar a uma nova realidade e ganhar características únicas. Hoje, além de movimentar a economia, ela simboliza um momento de expectativas tanto para consumidores quanto para comerciantes. Seja nas lojas físicas ou no ambiente online, a Black Friday continua crescendo e mostrando que, com organização e inovação, é possível criar oportunidades para todos os lados.