O Autoatendimento (ou atendimento inteligente) é a solução mais moderna para suportar o fluxo de informação que o novo consumidor demanda.
A interação com sistemas de autoatendimento já faz parte da realidade da maioria dos consumidores, seja através de caixas eletrônicos ou seleção de opções a partir de um atendimento telefônico automático. Sabia que o auto atendimento também pode ser utilizado no site da sua empresa?
A ferramenta de Atendimento Inteligente é útil para desafogar seus canais de SAC e sanar o problema do cliente de imediato. Através do reconhecimento de frases digitadas, o canal de auto atendimento disponibiliza as respostas. É uma maneira muito eficaz de satisfazer a clientela.
Quer saber como o Atendimento Inteligente funciona? Listamos abaixo os principais benefícios de utilizar esse produto no site da sua empresa.
Não perca mais clientes
Com o Atendimento Inteligente instalado em seus canais, é possível ajudar seus clientes via chat sem necessariamente ter um atendente disponível para trocar mensagens com eles. O melhor é que o auto atendimento funciona 24h por dia e 7 dias por semana. É uma forma de interação sempre disponível e ajudará a aumentar o índice de conversão de seu site. Afinal, o cliente terá atendimento mesmo em horários improváveis para um esclarecimento via chat ou telefone acontecer.
Acelere o seu SAC com o autoatendimento
O sistema de respostas une inteligência e tecnologia e permite que as perguntas feitas pelos visitantes sejam interpretadas e respondidas em tempo real. Isso é feito com a análise do banco de informações e com a comparação do comportamento do consumidor e palavras utilizadas por eles. A resposta automatizada é capaz de detectar e retornar instantaneamente, sem nenhuma intervenção humana.
Liberte seu SAC
A maioria das empresas concentra nos canais de SAC, geralmente e-mails, telefones e formulários no site, um volume gigante de buscas por informação. Grande parte delas são relacionadas a dúvidas simples que poderiam ser facilmente resolvidas. O auto atendimento é capaz de reduzir em até 15% os atendimentos telefônicos recebidos e até 80% das necessidades de atendimento eletrônico do seu SAC tradicional.
Essa libertação do SAC de sua empresa, é capaz de minimizar consideravelmente a necessidade de intervenção humana na resposta direta ao cliente. Isso permite ao cliente resolver sozinho suas dificuldades, além de liberar seus agentes de atendimento para trabalharem em questões mais complexas ou intervir quando reclamações são computadas.
Conheça melhor seu consumidor
Ter um SAC eficaz não é só suprir a demanda do seu cliente, também é personalizar o atendimento para ele. A interação pelo canal de auto atendimento pode gerar diversas informações pertinentes que lhe ajudarão a descobrir a ação do seu cliente, o que ele costuma fazer em seu site, quais itens ele comprou, etc. Isso permite que você segmente o público e crie estratégias de vendas adequadas àquele comportamento específico.
O Atendimento Inteligente é capaz de coletar informações importantes para entender quais as dúvidas mais frequentes, por exemplo. Isso aumenta seu conhecimento sobre o comportamento do consumidor. É possível também perceber quando determinado cliente, sob mesma identificação de IP (identidade de um dispositivo conectado a internet), utilizou o atendimento anteriormente ou outro canal de SAC do seu site.
Gerencie e otimize seu atendimento
A base de um bom atendimento é, justamente, a capacidade de entender a necessidade do cliente e poder entregar a resposta que ele precisa. E o auto atendimento consegue cumprir essa tarefa! E com o sistema em funcionamento em sua empresa é possível gerenciar o conteúdo de sua base de dados de forma simples e rápida.
A tecnologia de Atendimento Inteligente é mais uma solução capaz de maximizar a eficiência do atendimento em seu site. Auxiliando os clientes sua marca terá lugar cativo na lembrança de muita gente!
Colaborou: Ricardo Cestari Júnior
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://blog.neoassist.com/autoatendimento-o-poder-do-atendimento-inteligente/