
- SEO: Foco nas palavras chave que irão levar visitantes à sua loja.
- Anúncios online: Invista em anúncios pagos por clique (i.e Google Adsense, Facebook Ads), banners em sites afiliados, etc.
- Mecanismos de Comparação de Preços: Inclua seu feed de produtos em mecanismos de comparação de preço (i.e Buscapé).
- Blogs: Seu blog deverá ter um conteúdo atraente para levar visitantes à sua loja.
- Social media: Esteja visível em todas as mídias sociais. Elas também serão importantes para o funil de vendas mais adiante.
- Design da Loja: Você quer que sua loja seja limpa e fácil de navegar. Para isso, você pode utilizar algumas dicas daqui.
- Conteúdo: Ofereça descrições detalhadas dos produtos que você vende. Não force seus visitantes a saírem da sua loja para buscarem informações em outros lugares. Eles provavelmente não voltarão.
- Segurança e Confiança: Insira selos de confiança na sua loja e não se esqueça do “Sobre Nós”. Inclua a história do seu negócio, a localização e outras informações que possam passar confiança aos seus visitantes.
- Tempo de Load: Tenha certeza que sua loja é rápida, evitando que seus visitantes vão embora.
- Promoções: Oferecer promoções de algum tipo é muito importante. A estratégia de Loss Leaders (líder de prejuízos) funciona muito bem nesse caso. Oferecer um produto específico, a um preço abaixo da média, leva os clientes ao seu negócio, com a intenção que eles comprem, não apenas o produto na promoção, mas também outros produtos que não têm desconto. Assim, o líder do prejuízo pode se tornar o chamariz dos novos clientes.
- Landing pages: Utilize Landing Pages que estejam totalmente integradas com o lugar de onde seus visitantes vieram e com o que eles possivelmente estavam pesquisando ou procurando quando clicaram no seu link.
- Informações de Contato: Inclua links para suas mídias sociais (i.e Facebbok, Twitter, Pinterest), além de blogs e um espaço para coleta de e-mails. Sua abilidade de transformar visitantes em prospects irá depender da sua presença nas redes sociais. A maior parte das pessoas busca nesses locais informações sobre sua empresa e produtos.
- Chat e telefone de suporte: Ofereça uma forma de conseguir respostas imediatas – não um e-mail – para perguntas.
- Newsletters: Envie aos seus prospects um e-mail de confirmação quando eles se inscreverem na base de e-mails. Você pode oferecer algumas escolhas baseadas nas preferencias deles (i.e apenas promoções ou novos itens)
- Midias Sociais: Publique posts com ofertas, novos produtos, dicas, imagens… Deixe os prospects conhecerem sua marca!
- Campanhas de Remarketing: As campanhas de remarketing atraem visitantes novamente à sua loja. Aposte na ferramenta de remarketing do Google. Leia mais sobre isso aqui.
- FAQs: Mantenha uma seção para perguntas frequentes. Inclua respostas sobre produtos, condições de pagamento, frete, políticas de devolução, etc.
- Promoções: Ofereça uma promoção relâmpago, frete grátis ou algo que crie o impulso da compra.
- Observe seu analytics: Esse é o primeiro passo para descobrir onde você está perdendo a venda.
- Teste seu processo de checkout regularmente: Dessa forma você pode detectar alguma mudança no script, que pode estar deixando seu checkout inseguro.
- Carrinho de Compras: Facilite a navegação e inclua no carrinho de compras uma descrição dos itens, imagem, preço, quantidade e valor total assim como frete e outras taxas.
- Checkout apenas com um passo: Siga o modelo da Amazon! Um checkout com apenas um passo provavelmente irá aumentar seu índice de vendas.
- Checkout de visitante: Não force seus compradores a criarem um login. Ofereça um checkout de visitante além do login tradicional. Uma boa experiência de compra é o que irá garantir a fidelização!
- Salvando o carrinho: Permita que seus clientes salvem o carrinho e terminem suas compras mais tarde. Quanto tempo? Quanto mais tempo, melhor!
- Métodos de pagamento: Ofereça vários! Cartão de Crédito, débito online, boleto… Cada consumidor possui um meio especifico que é o seu preferido.
- Cumpra sua promessa: Entregue os produtos no prazo prometido, cobre o valor correto e envie o pacote com segurança. Pode parecer obvio, mas muitas lojas pecam nesses processos. Lembre-se, para muitos consumidores, o serviço é mais importante que o preço.
- Atendimento e suporte ao cliente impecável: Você não quer que o seu cliente fique inseguro quanto ao pedido, e muito menos, que ele precise entrar em contato com você desnecessariamente. Seu cliente quer praticidade, por isso, envie um e-mail de confirmação e um código de rastreio. Também esteja pronto para responder rapidamente os e-mails e perguntas de seus clientes.
- Devolução e Reembolso: Torne esse processo o mais simples possível! E não se esqueça de confiar no seu cliente. Se ele lhe disser que o pedido não chegou corretamente, escute-o e ajude-o a resolver a situação.
- Não esqueça seus clientes: Envie um e-mail perguntando se seu cliente está contente com o pedido e inclua uma oferta promocional ou incentivo para que ele retorne à sua loja.
- Faça Pesquisas: Pergunte aos seus clientes o que eles querem comprar, como a experiência deles foi, o que eles gostam na sua loja, etc.
Seguindo esses passos você certamente irá aumentar o índice de conversão da sua loja virtual. Boas Vendas!Por: Anna Wagner para Enext