O que há alguns anos parecia estranho para muitas pessoas, hoje é um dos negócios mais lucrativos no e-commerce. O e-commerce de floricultura e acessórios como cestas, almofadas, bichos de pelúcias, vasos, etc. gera receitas milionárias para os donos de grandes lojas virtuais no País. Para os que estão acostumados a pensar em e-commerce como um local de vendas cuja recepção do pedido pode demorar mais de uma semana para ocorrer, esse tipo de serviço parece impossível. Sejamos sinceros, não é fácil, mas dá bons resultados.
Então, já partimos para a etapa de planejamento mais importante àqueles que planejam expandir os negócios da floricultura física por meio de uma loja virtual: a logística. É preciso definir o público a ser atendido e o modo de entrega. Caso você opte por começar com entrega própria, é provável que um aumento da frota de entregadores seja necessária. Em caso de contratação de uma transportadora – para ampliar o raio de entregas: quem sabe atender as cidades vizinhas? -, é essencial checar se os veículos responsáveis pelas entregas poderão carregar arranjos e cestas com cuidado e refrigeração necessária. Afinal que buquê de flores aguenta uma hora dentro de uma caçamba de alumínio sob o sol de 40 graus de Fortaleza?
Definida a região atendida por sua empresa e a melhor maneira de realizar entregas em menos de 24 horas, é preciso deixar claro em seu site, as limitações de atendimento da loja virtual. Seu e-commerce ficará aberto para ser acessado por pessoas de todo o mundo e para evitar confusões, sua plataforma precisa suportar recursos de filtragem em diferentes etapas do processo de compra. Um cliente com CEP fora do raio de entregas, precisa ser impedido de efetuar pagamento. Clientes precisam determinar o dia em que desejam a efetuação da entrega, bem como a faixa de horário. Caso não seja possível atender o desejo temporal do consumidor, o site também precisa barrar o avanço nas etapas de finalização da compra.
E para impulsionar suas vendas, é preciso investir em publicidade na região atendida. Trabalhar com redes sociais para divulgar produtos e serviços é um excelente complemento ao marketing que deve ser feito na loja física a fim de deixar claro aos clientes que há a comodidade do suporte online. Trabalhar com FacebookAds e SEO direcionado para a localização geográfica é essencial para atrair nova clientela. Assim que o cadastro de clientes for crescendo, e-mails marketings lembram às pessoas que presentear entes queridos ou decorar a casa com um arranjo de flores pode ser mais simples e adaptável a rotina do que parece.
Grandes e-commerces nesse setor trabalham com parcerias de logística pelas cidades e estados brasileiros. Isso quer dizer que eles fecham parcerias com empresas de outras cidades para que possam atender clientes em mais locais com garantia de recepção de produtos de qualidade em curto espaço de tempo. Conforme seu negócio for crescendo no mundo online, é possível pensar em uniões profissionais capazes de gerar mais lucros. Acredite no poder do e-commerce. Estude floriculturas referências em e-commerce e bom negócio!