Diferente da compra na loja física quando o consumidor já sai com o produto na mão, toda compra pela internet é acompanhada da ansiedade pelo recebimento da encomenda. Cabe ao lojista fazer com que a espera do cliente seja recompensada, e uma forma de fazer isso é através do unboxing experience.
Se você não está familiarizado com o assunto ou ainda não aplica na sua loja virtual, entenda o que é e qual a sua importância para o e-commerce.
O que é unboxing experience?
O unboxing experience nada mais é do que a experiência de tirar algo da caixa. No universo do e-commerce, se traduz como o momento em que o cliente recebe e desembala a encomenda.
A ideia é que a loja virtual capriche no preparo da embalagem e surpreenda (de forma positiva, é claro) o consumidor. Pode ser com uma caixa personalizada, um bilhete agradecendo a compra, um perfume borrifado na caixa, um brinde, um desconto em uma próxima compra ou tudo isso junto! Depende unicamente da criatividade do lojista.
Mas, para ter ideias de como aplicar na sua loja virtual, você pode analisar suas próprias experiências de compra pela internet. Relembre das suas melhores e das suas piores experiências ao receber uma compra online, se coloque no lugar do cliente e veja o que mais combina com o seu produto.
Se você vende produtos alimentícios, por exemplo, pode não ser uma boa ideia perfumar a caixa. Por outro lado, não há quem não goste de um brinde, não é mesmo?!
Com o avanço das redes sociais e do e-commerce, os vídeos de unboxing se popularizaram na internet. Tanto influenciadores digitais como os próprios consumidores começaram a publicar suas impressões sobre os produtos.
A importância do pós-venda no e-commerce e o papel do unboxing experience
Quem vive de e-commerce sabe que, tão importante quanto conquistar novos clientes, é manter os que já se tem. Por isso, além de vender bem o produto, é fundamental investir no pós-venda.
O unboxing experience é um caminho para fidelizar o cliente por meio de uma boa experiência logo no primeiro contato com o produto. Ela consiste em transformar o momento da entrega da encomenda em uma experiência marcante.
Colocar essa ideia em prática na loja virtual pode, sim, exigir um certo investimento, mas, ao mesmo tempo, trará frutos. Além de conquistar o cliente, como já dissemos, o capricho na embalagem gera a divulgação espontânea do negócio.
Ao receber uma caixa personalizada, que o cliente sente ter sido preparada especialmente para ele, é quase impossível resistir a uma foto ou um vídeo na rede social marcando a loja. E nada melhor do que um cliente falando bem da loja para novos possíveis clientes.
Crie seus próprios vídeos de unboxing
Um estudo recente feito por Neil Patel, o guru do marketing, afirma que quem assiste a um vídeo de um produto tem até 85% mais chances de realizar a compra. Então, que tal começar a criar os seus próprios vídeos de unboxing?
A divulgação espontânea gerada pelos vídeos de seus clientes continuam sendo importantes, mas a própria loja virtual pode mostrar aos consumidores o que eles podem esperar da compra que estão prestes a fazer.
Esse é um recurso especialmente interessante para quem comercializa aparelhos eletrônicos, por exemplo. Mostre que o produto é embalado com segurança, abra a caixa, mostre o funcionamento do aparelho.
Dessa forma, você poderá despertar o desejo de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, mostrar que a sua loja é confiável.
O frete como aliado do unboxing experience
Além de caprichar no preparo da embalagem, para garantir uma boa experiência para o cliente o lojista precisa estar atento à entrega da encomenda e descobrir o frete ideal para o produto.
Oferecer um frete barato e/ou rápido de acordo com a necessidade do consumidor, aliado ao unboxing experience, aumenta as chances de que aquele cliente volte a fazer negócios com você.
Por isso, avalie a possibilidade de oferecer diferentes opções de entrega na sua loja virtual. Um frete mais barato chama a atenção daquele consumidor que quer economizar, enquanto um frete expresso atrai quem tem pressa para receber o produto.
Esteja atento também ao cuidado com a encomenda durante o transporte. Sabemos que isso é de competência da transportadora responsável pela entrega. Porém, se a sua loja virtual tiver uma experiência negativa com a empresa de transporte é interessante buscar alternativas diferentes para os seus próximos envios.
Existem duas principais formas de oferecer alternativas de frete na loja virtual. Uma delas, é assinando contratos individuais com várias transportadoras. Mas esse pode não ser o caminho mais fácil, em parte por culpa da burocracia.
Outra alternativa é optar pelos serviços de uma plataforma logística. Existem boas opções no mercado, capazes de tornar o frete da sua loja virtual muito mais competitivo.
Pagar um valor justo, receber a encomenda intacta e dentro do prazo, e ainda ter uma surpresa feliz ao abrir a caixa… Podemos dizer que essa é a receita para o sucesso do seu negócio com o cliente, não é mesmo?!
Depois de garantir uma experiência completa como essa, é só esperar por novos pedidos!