Começar um site de e-commerce pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é tão difícil como você imagina. Nesse artigo vamos mostrar alguns passos necessários para começar seu próprio e-commerce.
Passo 1: Escolhendo o segmento e o produto
Para algumas pessoas esse é o passo mais difícil no processo e pode causar muita dor de cabeça. Escolher o produto certo para vender na internet pode ter um grande impacto no sucesso do seu e-commerce. Existem milhares de produtos diferentes disponíveis como saber qual deles vai ser rentável? Aqui vai uma pequena lista de elementos que você deve considerar ao escolher um segmento e produto:
Preço
Quanto custa o produto? Se ele é muito barato pode ser um grande desafio alcançar ROI positivo. Se ele é muito caro (mais de mil dólares, por exemplo) é muito provável que o cliente peça para conversar com um representante comercial pelo telefone ou chat. Esse suporte ao cliente vai demandar mais tempo e dinheiro. Estima-se que um preço entre US $ 100 e US $ 200 seja ideal para vendas on-line já que a maioria das pessoas se sente confortável de fazer um pedido on-line com essa faixa.
Margem
Qual é o seu lucro em cada venda? Muitos produtos vendidos online tem uma margem de lucro de 30 a 35%, mas esse valor é variável dependendo do segmento. Por exemplo, eletrônicos geralmente possuem margens menores enquanto acessórios mobile possuem uma margem de 200% ou mais. Antes de optar por um produto certifique-se que você conhece essas margens. Com frequência você vai precisar entrar em contato com o fornecedor diretamente ou contratar um distribuidor (veja mais no passo 2).
Disponibilidade local de produto
Você pode adquirir esse produto na sua região? De uma forma geral é mais fácil gerenciar um negócio online quando o produto não pode ser comprado em lojas locais. Por quê? Simples, se os clientes não podem comprar um produto na loja física de sua região eles vão recorrer à internet. Essa é uma das razões pelas quais eu lancei o 3D printers online que vende impressoras 3D.
Tamanho da mercadoria
Qual o tamanho e o peso do produto? Produtos maiores e mais pesados tendem a ter custos mais caros de frete. Muitos consumidores não querem o frete grátis, eles esperam por isso. Por isso pode ser difícil vender um produto que tenha um preço salgado de frete. Muitos varejistas online tentam compensar esse preço incluindo o custo do frete no preço do produto mesmo oferecendo aparentemente “o frete grátis”. De qualquer forma, isso encarece o produto e também pode diminuir a conversão de vendas.
Paixão
Quão interessado você é no segmento que você atua? Esse último tópico geralmente é ignorado, mas é um grande indicador de sucesso. Começar e desenvolver um e-commerce implica enfrentar muitos obstáculos e frustrações. Paixão pelo seu segmento pode ser uma grande fonte de motivação para incentivar você a enfrentar os desafios. Quais são os seus hobbies? O que você gosta de fazer nas horas livres? Você gosta de jardinagem? Ótimo, comece um e-commerce de equipamento para jardinagem e plantas.
Passo 2: Encontre fornecedores com bons produtos
Agora que você já identificou qual produto vai vender é hora de encontrar os fornecedores. Existem alguns métodos diferentes para encontrar fornecedores que podem economizar muito tempo.
Google Shopping
Vender pelo Google Shopping também pode ser uma boa opção. Esse tipo de venda também serve para se informar sobre quem são os revendedores (bom para análise de mercado e concorrência). É bastante simples: coloque o produto no Google Shopping e preste atenção em quais fornecedores aparecem na seção “marcas”.
Depois que você já tem a sua lista de fornecedores o próximo passo é começar a vender seus produtos. Nem todos os fornecedores trabalham com negócios iniciantes e que não possuam grande alcance e conversão de vendas. Comece com forncedores e distribuidores que possuam menos exigências e burocracias. Lembre-se: a maioria dos fornecedores vão querer saber com quem irão trabalhar, comece estreitando relações com os menores para depois conquistar os maiores.
Passo 3 – Desenvolver o website
Você escolheu seus produtos e encontrou os fornecedores com quem vai trabalhar. O que vem agora? Desenvolver o seu site.
Escolher uma plataforma de e-commerce
A plataforma de e-commerce gerencia todos os produtos, categorias, processos de checkout e outros aspectos que envolvem a rotina de um site de e-commerce. Escolher uma plataforma pode ser um grande desafio para muitos empreendedores. Eu recomendo usar a estratégia do “preparar, apontar e atirar”. Tente usar algo mais prático, que esteja pronto e funcionando ao invés de gastar horas e horas pesquisando e testando várias plataformas.
Nome do domínio e o hospedagem
Todo o site precisa de um domínio para a sua marca e um servidor para hospedagem. Além disso, um e-commerce precisa ter o SSL (Secure Sockets Layer), um certificado que criptografa as informações sensíveis como número do cartão de crédito e dados pessoais.
Logo e webdesign
O design do site e da marca também é um forte impactador de visitas e vendas. Contratar um designer e desenvolver um site customizado custa uma média de $ 1000 até $ 10 000 dólares. Também existe a opção de comprar um template pronto que pode sair um pouco mais em conta: entre $20 e $50 dólares. Alguns templates são customizáveis.
Qual é o próximo passo? É hora de entrar em ação e colocar tudo o que você aprendeu em prática. Use essas informações para desenvolver seu e-commerce. Lembre-se, todo ano o universo online torna-se mais competitivo, por isso é importante acompanhar as tendências e estratégias do mercado.
Artigo traduzido pela Redação E-Commerce Brasil com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.forbes.com/sites/