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Como fazer o cliente clicar

By Marcelo Negrini Tuesday, 22 de October de 2013

Mesmo à distância, é possível conhecer o cliente eletrônico. A diferença é que a maioria das coisas que você vai saber é coletiva, vinda de pesquisas. Saber como o cliente médio se comporta no E-Commerce vai ajudá-lo a fazer a “sintonia fina” de seu site, fazer o cliente clicar e vender muito mais. O cliente de 2013:

É egoísta.
Por isso a sua loja deve falar a linguagem do cliente, não a sua. A coisa mais difícil para varejistas eletrônicos é pensar de fora para dentro, mas essa mudança de pensamento pode multiplicar as vendas por mais de 10 vezes.

É atraído por contrastes.
Por isso sua loja deve sempre ter banners, destaques de produtos, carrosséis e outras formas interativas de experimentar ofertas. Evite só  listar os produtos usando as ferramentas padrão de sua plataforma.

É visual.
Por isso, faça com que a parte superior das páginas seja rica em fotos e vídeos. Mesmo que você use muito texto para otimizar sua posição em busca, organize a informação de modo que o cliente chegue “devagar” aos grandes textos.

Gosta de padrões.
Boas lojas conseguem um balanço entre a segurança de uma navegação consistente, e surpresas em pontos-chave. Gaste a criatividade nas homes do site e de categorias, e seja muito consistente nos passos a partir de colocar o produto no carrinho, até fechar a compra.

Gosta de coisas concretas.
Cuidado com textos abstratos. Não gaste espaço com palavras como “revolucionário” ou “inovador”. Fale dos produtos de maneira concreta, e evite usar palavras que possam ser interpretadas por cada pessoa de maneira diferente.

Tem memória péssima.
Por isso, use de todas as ferramentas possíveis para lembrá-lo de produtos que viu, mas não comprou. De email marketing a retargeting, vale tudo. É mais fácil dar o empurrão final que começar um novo funil de conversão.

Cria cegueira exatamente onde não deve.
Aqui mora a maior dor de cabeça do varejista eletrônico. Banners tradicionais, em formatos e lugares repetidos, “desaparecem”. Você deve investir em design e usabilidade, incluindo testes contínuos de cliques.

Gosta dos primeiros resultados.
Por isso, a busca no seu site deve ser inteligente, mostrando nos primeiros resultados o que você quer vender, não o que um algoritmo decide que deva aparecer.

Fique sempre de olho nas pesquisas. Em uma coluna futura, vou falar de recursos gratuitos de pesquisa para E-Commerce.

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Nunca

 

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