Logo E-Commerce Brasil

Vem aí a 3a edição do Congresso Operações & Negócios!

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Já estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Congresso Operações & Negócios. O evento acontece no dia 24/10 (sexta-feira) e reunirá 1.000 congressistas no Hotel Unique, na cidade de São Paulo. Durante todo o dia dois auditórios simultâneos apresentarão conteúdo de alto nível com foco especial em soluções para PMEs e cotidiano de lojas online como gestão finaceira, segurança (risco e dados), logística, backoffice, jurídico, atendimento, RH, TI, etc.

Congresso Operações & Negócios 2014

O conteúdo do evento segue como base os números apresentados pelo setor, neste primeiro semestre. Dentre eles:

a) Webshoppers do eBit,:

  • O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 16,06 bilhões no primeiro semestre de 2014, superando o mesmo período em 2013 (quando registrou R$ 12,74 bilhões), e com crescimento nominal de 26% no setor.
  • O número de pedidos neste período foi de 48,17 milhões, sendo 36% maior emrelação ao primeiro semestre de 2013. O tíquete médio ficou em R$ 333,40, neste caso menor, já que anteriormente foi de R$ 359,48.
  • Para o segundo semestre de 2014, a previsão é de ter um crescimento no setor de e-commece próximo a 15%. Segundo a E-bit, o faturamento no ano de 2014 deve chegar a R$ 35 bilhões. O valor representa um crescimento nominal de 21% ante 2013, e alcançando 104 milhões de pedidos no comércio eletrônico brasileiro.
  • O e-commerce ganhou 5,06 milhões de novos consumidores nestes seis primeiros meses do ano. Eles fizeram suas compras online pela primeira vez, marcando um crescimento de 27% em relação ao primeiro semestre de 2013. O número também colaborou na somatória de 25,05 milhões de e-consumidores que fizeram compra nesse intervalo de tempo.
  • Até o final de 2013 foram quantificados 51,3 milhões de e-consumidores. E com a previsão de ter novos 11,6 milhões até o final de 2014, o comércio eletrônico brasileiro deve chegar a 63 milhões de e-consumidores únicos, aqueles que já fizeram pelo menos uma compra em um site brasileiro. 

b) Segundo a Pesquisa Nacional do Varejo Online Sebrae-E-Commerce Brasil

  • 137 é o número médio de pedidos/mês das lojas lonline
  • 18% dos sites já recebem mais de 1.000 pedidos/mês
  • 87% dos produtos são entregues através dos Correios
  • 19% dos pedidos geram atendimento pós-venda
  • 6,4% é o custo da logística reversa sobre o total do faturamento/mês
  • 1,7% é a taxa de conversão brasileira
  • 57,7% é a taxa de abandono de carrinho de compras nacional

O que o conselho de curadoria definiu para o conteúdo desta edição tem de tudo um pouco do que um gerente de e-commerce precisa executar, monitorar, avaliar e tomar decisões no dia-a-dia da operação. Teremos palestras com grandes executivos do e-commerce abordando temas como: RH, rentabilidade dos modelos de entrega, proteção de dados, perspectiva global e regional para o setor, atendimento, B2B, cases, embalagem, planejamento e gestão de estoques, Black Friday como participar, sem quebrar; tributos, marketing digital para os pequenos, nicho, impacto da entrada das grandes marcas no e-commerce e muito mais”, diz Vivianne Vilela, Diretora Executiva do E-Commerce Brasil.

Inscreva-se aqui