Logo E-Commerce Brasil

Aumenta o uso de internet via celular pelas consumidoras brasileiras

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um estudo recente da Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, acompanhou o consumo de mídias (TV, internet, rádio, jornal impresso e revistas) das brasileiras durante os meses de dezembro de 2010 e janeiro 2011. A pesquisa foi realizada via questionário online, com aproximadamente duas mil mulheres.

De acordo com a Opera Software, o tráfego mundial de dados vem crescendo em escala global. Entre 2009 e 2010, o aumento foi superior a 130%. Apesar de os homens ainda serem maioria, o ritmo atual entre as usuárias mulheres é mais acelerado. Em 2012, o número de usuários de internet móvel deve chegar a um bilhão, o dobro dos registrados atualmente em todo o mundo, segundo cálculo da Ericsson.

Apesar do número crescente, o custo do acesso em 2010 foi um dos fatores que impactaram negativamente esse crescimento. Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), divulgado em outubro de 2010, revelou que o Brasil tinha os pacotes de dados mais caros entre os países emergentes (US$ 120 contra US$ 50 da média dos 78 países pesquisados). Mas, nos últimos meses, as operadoras brasileiras de telefonia móvel passaram a oferecer pacotes de uso de internet móvel com tarifas mais reduzidas, inclusive para clientes de plano pré-pago.

O consumo de internet móvel passou de uma para três horas semanais, maior crescimento relativo entre todas as mídias. Esse aumento se deve a dois movimentos:

  • Crescimento das usuárias de internet via celular, de 13% em dezembro de 2009 para 21% para dezembro de 2010.
  • Aumento da média de tempo dedicado entre as usuárias que consumiram essa mídia. Considerando apenas as mulheres que tiveram algum consumo de mobile internet, a média era de 10 horas semanais em dezembro de 2009 e cresceu para 13 horas semanais no mesmo período em 2010.

A pesquisa ainda revelou que mais da metade das usuárias não viveria sem internet atualmente. O celular aparece em segundo lugar no ranking, mostrando do que é essencial na rotina das mulheres. A união dos dois meios de comunicação representa uma potente arma para facilitar as atividades femininas, possibilitando, muitas vezes, amenizar a sensação de perda de tempo no deslocamento entre casa e trabalho, em filas etc.

Além disso, 90% das usuárias de internet disseram ser cadastradas em alguma rede social, como Orkut, Facebook, MSN ou Twitter. Os blogs também aparecem em destaque e são cada vez mais acessados, com papel importante no crescimento desta categoria da pesquisa. Do total de mulheres entrevistadas, 53% acessam as redes sociais pelo menos uma vez por dia, gastando, em média, duas horas.

Apesar do nível de maturidade de certos veículos de comunicação, ainda existem outros que apresentam crescimento de penetração e tempo de consumo elevados. A tendência é que essa mídia continue crescendo nos próximos meses, visto que o grande bloqueio no acesso, como preços dos pacotes de dados e dos handsets apropriados, está sendo removido. Com isso, já é possível observar que o número de mulheres que acessam a internet pelo celular está aumentando, bem como o tempo de navegação.

Os interessados em receber a pesquisa na íntegra podem entrar em contato com a Sophia Mind através deste link.

Com informações de Sophia Mind