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Consumidores são mais influenciados por comentários positivos que negativos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A maioria (58%) dos consumidores acredita que comentários e recomendações elaboradas por usuários em sites de redes sociais são mais confiáveis do que se estas mesmas informações estivessem publicadas em sites de outro setor, segundo uma pesquisa divulgada em outubro de 2011 pela Performics e conduzida pela ROI Research. Dados do estudo “2011 Social Shopping Study” também mostram que aproximadamente metade dos compradores são influenciados por opiniões e recomendações favoráveis, enquanto 45% afirmam ser influenciados por análises negativas de outros usuários com preferências de consumo semelhantes.

Lojas virtuais desempenham papel importante durante o processo de compra.

Cerca de 72% dos consumidores consideram as lojas virtuais uma etapa importante do processo de compras, número que é 25% maior do que os 58% que consideram sites de ofertas como um fator relevante. Outros 41% afirmam que as redes sociais são parte representativa do ciclo de compras.

Um em cada 5 se utiliza de sites de ofertas diárias para procurar promoções

Dentre os usuários ativos de redes sociais, 19% navegam diariamente em sites de ofertas na busca por cupons e promoções, enquanto 15% utilizam redes sociais para saber a respeito de novos produtos e apenas 10% utilizam diariamente lojas virtuais para outros estágios do processo de compras, como pesquisar informações sobre o produto, ler análises, fazer comparações e verificar sua disponibilidade em estoque.

Lojas virtuais são populares antes da conclusão da compra

Embora as redes sociais sejam utilizadas com maior frequência para saber a respeito de novos produtos, a maioria dos consumidores (87%) utiliza lojas virtuais para procurar por algum produto, enquanto 83% utilizam este tipo de site de e-commerce antes de fechar uma compra. O percentual representa quase dois terços dos consumidores que fazem uso frequente das redes sociais ou sites de ofertas antes de finalizar uma compra.

No entanto, após a aquisição, o foco se altera em favor das redes sociais: aproximadamente 59% compartilham com muita frequência suas experiências em redes sociais após adquirir algum bem de consumo, ante 57% dos que fazem o mesmo em lojas virtuais e 51% em sites de ofertas.

Outros Resultados

69% dos consumidores norte-americanos acessam o site da Amazon.com ao menos uma vez no mês, o que o torna o site de e-commerce mais popular dos Estados Unidos, a frente do eBay (53%) e outros sites de varejistas (52%).

Sites de comparação de preços têm desempenho inferior: apenas 27% visitam o Google shopping no mínimo uma vez por mês, com 23% fazendo o mesmo com o Yahoo shopping e Bing shopping (13%).

47% dos compradores são cadastrados no Groupon, número bem distante dos 27% registrados no Living Social e 15% no Eversave.

Nielsen: Usuários de redes sociais confiam mais nas informações de outros consumidores

Usuários de redes sociais são mais propensos em acreditar nas informações de produtos e serviços providas por outros consumidores, de acordo com dados divulgados em outubro de 2011 pelo NMIncite e The Nielsen Company. 63% afirmam que as classificações publicadas por consumidores são a principal origem de informações sobre produtos, enquanto 62% afirmam ser as análises de clientes. Sites de empresas ficaram em um distante terceiro lugar, citados por 50% dos entrevistados, seguidos por call centers (47%) e email (45%). Curiosamente, a página de empresas no Facebook (15%) e Twitter (7%) foram as menos citadas na pesquisa como fonte principal de informações sobre produtos.

A pesquisa da Performics entrevistou mais de 1000 pessoas que sejam usuárias ativas de redes sociais e que as tenham utilizado ao menos algumas vezes durante o processo de compras. Os dados foram coletados entre os dias 27/9/2011 à 4/10/2011.