A quinta edição do índice de confiança do varejista no comércio eletrônico brasileiro apresenta indicadores relacionados as expectativas e o comportamento dos empresários em relação ao e-commerce para o próximo trimestre do ano de 2014. A aproximação do inicio da Copa do Mundo de Futebol nos meses de Junho e Julho claramente leva a uma desconfiança dos varejistas para investirem nas iniciativas de vendas pela internet. O varejo sofrerá com o impacto dos pontos facultativos que decretados nos dias de jogos, e o reflexo pode ser visto na expectativa de investimentos no canal online apresentando os níveis mais baixos desde a primeira edição do índice em Março de 2013. Neste cenário a pesquisa foi realizada dos dias 25 de Março ao dia 04 de Abril deste ano. O método adotado levou em consideração os mesmos critérios utilizados nas três edições anteriores.
O primeiro índice analisado levou em consideração qual a categoria de negócio o e-commerce pertence e, neste caso pode-se observar uma queda significativa nos varejistas apenas virtuais pelo segundo período consecutivo (Pure Play) de 37% na pesquisa anterior para 24% neste período, reforçando a tendência da exigência de uma experiência mais completa exigida pelos consumidores e notada pelos varejistas. Da mesma forma, se acentuou a participação das Marcas e Indústrias saltando de 19,2% para 30,3% provando que a tendência a desintermediação de canais esta cada dia mais presente na realidade do varejo. Por outro lado, a participação dos varejistas que atuam tanto nas lojas físicas, quanto nas lojas virtuais vem se mantendo constante ao longo do últimos 5 períodos analisados.

Fonte: eNext Consultoria
O terceiro e último indicador apurado questiona os varejistas sobre qual serão suas prioridades do ponto de vista de investimentos para os próximos três meses. Neste indicador, observa-se uma grande variância entre as respostas ao longo das pesquisas, porém três indicadores mantem-se constantemente encabeçando a prioridade dos varejistas ao investir no canal online, são eles: Email Marketing, Plataforma de E-commerce e Social Media. Apesar da queda considerável em relação a pesquisa anterior, Email Marketing continua sendo a principal intenção de investimento com 42%, mostrando que a interação através do canal continua sendo a mais eficiente para melhorar o relacionamento com seus consumidores e aumentar o resultado do negócio. Plataforma de E-commerce aparece na segunda colocação, mostrando que os incrementos necessários para manter uma solução tecnológica de ponta e competitiva são constantes. Finalmente Social Media, que ao longo das pesquisas vem perdendo espaço no portfolio de investimentos ainda aparece como um canal relevante para os varejistas online
