Você também pode incluir o número de telefone, endereço de e-mail, website, horários de funcionamento – e eu não esqueci – estacionamentos próximos. Aproveite isso. Quanto mais simples estiver para seus clientes encontrar e entrar em contato com a sua empresa, maior será a probabilidade de que ele faça uma compra.
2. Promova-se entre as empresas locais
Uma das coisas mais impressionantes em mídia social atualmente é que está cada vez mais fácil se socializar através da internet.
O simples fato de você estar lendo esse texto no blog Ecommerce Brasil já me diz que você é bom em relacionamentos. Você possui um e-commerce? Uma rede de empresas? Você se envolve em eventos da indústria na qual a sua empresa está inserida? Você faz parcerias com outras empresas para organizar concursos e promoções?
Compartilhe sua parceria no Facebook compartilhando um link para a página do seu parceiro.
Veja abaixo um exemplo (que eu acabei de criar), linkando para o evento E-commerce Week.
Se você tem boas relações, estimule seus parceiros a responder e direcionar de volta para sua página. Essa é uma ótima forma de estreitar seus relacionamentos e, claro, conseguir mais alguns likes de pessoas interessadas em seu negócio e com grande potencial de engajamento com sua página.
3. Amostra de apreciação por clientes locais
Essa é uma das minhas táticas favoritas no Facebook. O Walmart usa essa tática semanalmente. Eles organizam a campanha “A foto divertida da semana”. Toda semana eles hospedam em sua página do Facebook concursos de fotos e escolhem 5 delas para aparecer na foto de capa da página.

- Clientes fieis
- Vencedores de concursos no Facebook (e também os participantes)
- Heróis da comunidade
- Atletas locais
- Estilo de vida dos clientes
- Dicas de produtos
- Eventos da comunidade
- Fatos relevantes
- Publicações interativas como concursos, questionários, pesquisas
- Alguns produtos
Faça o upload da imagem completa, diretamente para o post (não envie a partir de um link). Atualmente o tamanho máximo para imagens no Facebook é 403 X 504 pixels (perfeitamente você poderia incluir uma imagem de 1200x1200px). Um link compartilhado somente entrega imagens de 377x197px.
5. Distribua cupons
Você usa cupons para atrair clientes para a sua loja? Você os utiliza no Facebook também?
Cupons há muito tempo têm atraído novos e antigos clientes para lojas. Mas hoje você também pode oferecer cupons online. Você pode torná-los exclusivos para seus fãs no Facebook. Ou publicá-los diretamente no seu site, blog, Twitter, Pinterest, etc.
Por que você não usa cupons no Facebook?
Isso é ótimo, pois você economiza os custos de impressão e distribuição.
Existem muitos aplicativos que podem tornar a criação de seus cupons super simples. Muitos desses aplicativos são oferecidos a preços bem competitivos e muito mais baratos do que os tradicionais cupons impressos.
Cupons no Facebook são muito fáceis de compartilhar.
Se você oferecer aos seus fãs ótimas ofertas, eles estarão mais dispostos a compartilhar seus cupons com os amigos mais próximos no Facebook. Visto que os amigos mais próximos deles provavelmente compartilham os interesses de seus fãs, eles também são considerados parte da sua audiência. Garanta que seus cupons sejam compartilháveis e influencie ainda mais clientes a visitar sua loja (você pode até criar promoções de indicação e incentivar ainda mais o compartilhamento).
Você pode oferecer cupons regulares para criar habito em seus consumidores.
Cupons no Facebook são fáceis de configurar – do começo ao fim. Eles podem ser facilmente integrados às suas demais estratégias de marketing.
6. Segmente sua audiência por localização
Outra ótima funcionalidade do Facebook é a capacidade de segmentar as atualizações por localização. Isso é perfeito para o seu negócio atrair a audiência localmente.
Você também pode mudar a localização na aba local quando estiver fazendo suas postagens.
Especifique ainda mais:
Usando segmentação por localização em suas publicações, seus post possivelmente serão mais vistos pelos seus fãs regionais.
Para segmentar ainda mais o marketing no Facebook por localização geográfica, use os anúncios no Facebook. Publicidade no Facebook é uma das ferramentas mais segmentadas que podem ser usadas para o marketing da sua empresa – também com o melhor custo benefício, uma vez que você só paga quando alguém clica em seu anúncio.
Você especificar exatamente quem verá seu anúncio por localização, interesses e até mesmo relacionamento.
Conclusão
Empresas locais estão crescendo no Facebook todos os dias. Use essas dicas para impulsionar o seu marketing e atraia mais tráfego para a sua loja.
Você possui uma empresa? Como você divulga sua empresa seus clientes locais? Compartilhe suas dicas.
