Tushop cria expectativas no Quênia após financiamento milionário
A Tushop , uma plataforma de comércio social no Quênia que permite a compra em grupo de bens de consumo rápido (FMCGs), está pronta para expansão em Nairóbi depois de arrecadar US$ 3 milhões em financiamento pré-seed em uma rodada liderada pela 4DX Ventures.
Fundada no ano passado por Cathy Chepkemboi , também CEO, a Tushop usa líderes comunitários, que coletam pedidos de seus vizinhos e também apoiam entregas de última milha.
Cada líder comunitário tem uma loja virtual onde os vizinhos fazem seus pedidos, que a Tushop agrega para pedidos em grandes quantidades a fabricantes ou outros produtores – como agricultores. Chepkemboi diz que esse acordo gera uma economia de até 60% aos compradores, mesmo com os agentes ganhando comissões de vendas.
A startup planeja expandir seus negócios na capital do Quênia, Nairobi, antes de expandir para o resto do país.
“Vamos expandir em Nairóbi e, como é um negócio operacionalmente intensivo, precisamos [imediatamente] de mais armazéns e caminhões de entrega. Estamos contratando e também aprimorando nossa tecnologia e os canais de nossos agentes para tornar a experiência ainda melhor”, disse Chepkemboi ao TechCrunch.
A última rodada da startup contou com a participação de JAM Fund, Breyer Capital, Chandaria Capital, TO Ventures, Golden Palm Investments, FirstCheck Africa e DFS Lab. Wasoko (anteriormente Sokowatch) também se juntou para fazer seu primeiro investimento institucional estratégico. Vários investidores-anjo, incluindo Olugbenga Agboola (GB); CEO da Flutterwave, Raja Kaul; presidente do Sundial Group, Eli Pollak; CEO da Apollo Agriculture, e Ida Mannoh; Chipper Cash, diretor de crescimento, também participou da rodada.
“Achamos que a oportunidade de mercado para a Tushop é incrivelmente grande e que Cathy é a fundadora certa para persegui-la, devido ao seu profundo conhecimento do mercado e execução e crescimento impressionantes até agora. Estamos entusiasmados por nos juntarmos a uma equipe tão forte de outros investidores e consultores para ajudar a Tushop a se tornar o jogador dominante em compras em grupo na África”, disse 4DX Ventures, sócio-gerente Peter Orth.